Remote Data Module

Delphi

24/06/2003

Oi pessoal. Estou desenvolvendo uma aplicação multi-tier. Nos servidores, de um outro formulário eu não consigo enxergar o RemoteDataModule, nem mesmo acrescentando no uses, isso é normal?
Outra coisa. Tem como eu monitorar as conexões ou somente pelo Borland Socket Server? Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Thaisandrade

Thaisandrade

Curtidas 0

Respostas

Clecio

Clecio

24/06/2003

thais,

vc tem que criar a aplicação servidora, adicionar um remote datamodule e compilar sua aplicação para que a classe do datamodule seja registrada no windows. Soh depois disso que a aplicação cliente consegue enxergar o remote datamodule. Nao precisa adicionar no uses.

espero ter ajudado um pouco. bjin

GOSTEI 0
Thaisandrade

Thaisandrade

24/06/2003

Clecio, acho que não fui clara. Eu não consigo de dentro da aplicação servidora acessar o RemoteDataModule, das aplicações cliente eu acesso normalmente. Por exemplo:

procedure Form1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
RemoteDataModule.ADOConnection1. -> Dá erro de compilação dizendo que RemoteDataModule não existe...
end;

GOSTEI 0
Clecio

Clecio

24/06/2003

Thais,

Na aplicação cliente nao se utiliza RemoteDataModule, utiliza-se datamodules normais. Os RemoteDataModules sao utilizados apenas na aplicação servidora.

O esquema de multi-camadas (utilizado) é o seguinte:

Uma camada de Interface (aplicação cliente)
Uma camada de Regras de Negocios / Integridade (aplicação servidora)
e uma camada de BD.

A camada de integridade acessa a camada de BD e a camada de interface acessa a camada de integridade, que devolve os resultados para a mesma.
Os RemoteDataModules, sao para as aplicações remotas e nao para as aplicações desktop (que sao as aplicações clientes).

Espero ter ajudado um pouco.

bjin.

GOSTEI 0
Clecio

Clecio

24/06/2003

complementando...,

A arquitetura multi-camadas que as literaturas falam nao é dessa forma que eu disse acima, é algo assim:

Uma camada de interface;
Uma camada de Regras de Negocios;
Uma camada de Integridade;

... e o SGBD como se fosse uma quarta camada, é que no comum todo mundo agrupa a camada de Regras de Negocios com a camada de Integridade.

ate mais.

GOSTEI 0
Thaisandrade

Thaisandrade

24/06/2003

Clecio, mas uma vez não fui clara. Não estou com dúvidas sobre a arquitetura de aplicações multi-camadas. De dentro da aplicação servidora eu não consigo acessar o RemoteDataModule. Não uso RemoteDataModule nas aplicações clientes.Por exemplo : Na aplicação servidora eu tenho o RemoteDataModule e outro Form. Do outro form eu não consigo acessar o RemoteDataModule.

GOSTEI 0
Renato Moura

Renato Moura

24/06/2003

Ola Thais.

Olha thais, realmente nao da para acessar o RemoteDataModule mas se vc dizer oque vc quer podemos achar outra solucao.....

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

24/06/2003

Pra acessar o RemoteDataModule voce precisa usar o componente TSharedConnection. Tem um exemplo no Delphi na pasta Demos, mas se quiser, te mando uma cópia.

Qualquer coisa, escreva pro meu email: marcos@gmsolucoes.com.br

GOSTEI 0
Seu_madruga

Seu_madruga

24/06/2003

Estou com o mesmo problema da Thais.

Tenho o RemoteDAtaModule para ser acessado remotamente, mas no proprio Servidor de aplicação, eu tenho conexões para gravar dados, então no caso criei um DataModule. Compartilho o SQLconnection que está no RemoteDataModule no DataModule, mas eu tenho uma thread que faz a conexão com o banco de dados. Com o DataModule, eu fazia isso:

DM.SQLConn.Connected := True;

Mas agora como o SQLConnection está no RemoteDataModule, não consigo pela threadou em qquer outro lugar da aplicação servidora, acessoar:

RDM.SQLConn.Connected := True;

GOSTEI 0
POSTAR