Remote Data Module
Oi pessoal. Estou desenvolvendo uma aplicação multi-tier. Nos servidores, de um outro formulário eu não consigo enxergar o RemoteDataModule, nem mesmo acrescentando no uses, isso é normal?
Outra coisa. Tem como eu monitorar as conexões ou somente pelo Borland Socket Server? Se alguém puder me ajudar, agradeço.
Outra coisa. Tem como eu monitorar as conexões ou somente pelo Borland Socket Server? Se alguém puder me ajudar, agradeço.
Thaisandrade
Curtidas 0
Respostas
Clecio
24/06/2003
thais,
vc tem que criar a aplicação servidora, adicionar um remote datamodule e compilar sua aplicação para que a classe do datamodule seja registrada no windows. Soh depois disso que a aplicação cliente consegue enxergar o remote datamodule. Nao precisa adicionar no uses.
espero ter ajudado um pouco. bjin
vc tem que criar a aplicação servidora, adicionar um remote datamodule e compilar sua aplicação para que a classe do datamodule seja registrada no windows. Soh depois disso que a aplicação cliente consegue enxergar o remote datamodule. Nao precisa adicionar no uses.
espero ter ajudado um pouco. bjin
GOSTEI 0
Thaisandrade
24/06/2003
Clecio, acho que não fui clara. Eu não consigo de dentro da aplicação servidora acessar o RemoteDataModule, das aplicações cliente eu acesso normalmente. Por exemplo:
procedure Form1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
RemoteDataModule.ADOConnection1. -> Dá erro de compilação dizendo que RemoteDataModule não existe...
end;
procedure Form1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
RemoteDataModule.ADOConnection1. -> Dá erro de compilação dizendo que RemoteDataModule não existe...
end;
GOSTEI 0
Clecio
24/06/2003
Thais,
Na aplicação cliente nao se utiliza RemoteDataModule, utiliza-se datamodules normais. Os RemoteDataModules sao utilizados apenas na aplicação servidora.
O esquema de multi-camadas (utilizado) é o seguinte:
Uma camada de Interface (aplicação cliente)
Uma camada de Regras de Negocios / Integridade (aplicação servidora)
e uma camada de BD.
A camada de integridade acessa a camada de BD e a camada de interface acessa a camada de integridade, que devolve os resultados para a mesma.
Os RemoteDataModules, sao para as aplicações remotas e nao para as aplicações desktop (que sao as aplicações clientes).
Espero ter ajudado um pouco.
bjin.
Na aplicação cliente nao se utiliza RemoteDataModule, utiliza-se datamodules normais. Os RemoteDataModules sao utilizados apenas na aplicação servidora.
O esquema de multi-camadas (utilizado) é o seguinte:
Uma camada de Interface (aplicação cliente)
Uma camada de Regras de Negocios / Integridade (aplicação servidora)
e uma camada de BD.
A camada de integridade acessa a camada de BD e a camada de interface acessa a camada de integridade, que devolve os resultados para a mesma.
Os RemoteDataModules, sao para as aplicações remotas e nao para as aplicações desktop (que sao as aplicações clientes).
Espero ter ajudado um pouco.
bjin.
GOSTEI 0
Clecio
24/06/2003
complementando...,
A arquitetura multi-camadas que as literaturas falam nao é dessa forma que eu disse acima, é algo assim:
Uma camada de interface;
Uma camada de Regras de Negocios;
Uma camada de Integridade;
... e o SGBD como se fosse uma quarta camada, é que no comum todo mundo agrupa a camada de Regras de Negocios com a camada de Integridade.
ate mais.
A arquitetura multi-camadas que as literaturas falam nao é dessa forma que eu disse acima, é algo assim:
Uma camada de interface;
Uma camada de Regras de Negocios;
Uma camada de Integridade;
... e o SGBD como se fosse uma quarta camada, é que no comum todo mundo agrupa a camada de Regras de Negocios com a camada de Integridade.
ate mais.
GOSTEI 0
Thaisandrade
24/06/2003
Clecio, mas uma vez não fui clara. Não estou com dúvidas sobre a arquitetura de aplicações multi-camadas. De dentro da aplicação servidora eu não consigo acessar o RemoteDataModule. Não uso RemoteDataModule nas aplicações clientes.Por exemplo : Na aplicação servidora eu tenho o RemoteDataModule e outro Form. Do outro form eu não consigo acessar o RemoteDataModule.
GOSTEI 0
Renato Moura
24/06/2003
Ola Thais.
Olha thais, realmente nao da para acessar o RemoteDataModule mas se vc dizer oque vc quer podemos achar outra solucao.....
Olha thais, realmente nao da para acessar o RemoteDataModule mas se vc dizer oque vc quer podemos achar outra solucao.....
GOSTEI 0
Marcosalex
24/06/2003
Pra acessar o RemoteDataModule voce precisa usar o componente TSharedConnection. Tem um exemplo no Delphi na pasta Demos, mas se quiser, te mando uma cópia.
Qualquer coisa, escreva pro meu email: marcos@gmsolucoes.com.br
Qualquer coisa, escreva pro meu email: marcos@gmsolucoes.com.br
GOSTEI 0
Seu_madruga
24/06/2003
Estou com o mesmo problema da Thais.
Tenho o RemoteDAtaModule para ser acessado remotamente, mas no proprio Servidor de aplicação, eu tenho conexões para gravar dados, então no caso criei um DataModule. Compartilho o SQLconnection que está no RemoteDataModule no DataModule, mas eu tenho uma thread que faz a conexão com o banco de dados. Com o DataModule, eu fazia isso:
Mas agora como o SQLConnection está no RemoteDataModule, não consigo pela threadou em qquer outro lugar da aplicação servidora, acessoar:
Tenho o RemoteDAtaModule para ser acessado remotamente, mas no proprio Servidor de aplicação, eu tenho conexões para gravar dados, então no caso criei um DataModule. Compartilho o SQLconnection que está no RemoteDataModule no DataModule, mas eu tenho uma thread que faz a conexão com o banco de dados. Com o DataModule, eu fazia isso:
DM.SQLConn.Connected := True;
Mas agora como o SQLConnection está no RemoteDataModule, não consigo pela threadou em qquer outro lugar da aplicação servidora, acessoar:
RDM.SQLConn.Connected := True;
GOSTEI 0