Report Builder porque a comunidade não o utiliza?

Delphi

20/02/2019

Olá
Gostaria de entender porque não vejo a comunidade de desenvolvedores Delphi utilizar o Report Builder?
Vejo muitos falarem de Fast Report ou Quick Report.
Danilo Oliveira

Danilo Oliveira

Curtidas 0

Melhor post

Hélio Devmedia

Hélio Devmedia

20/02/2019

Olá Danilo, tudo bem?

O ReportBuilder é uma engine incrível e cheia de recursos e superior em muitos aspectos. Assim como o FastReport e o QuickReport ela também é paga e possui uma versão express de demonstração que até da pra fazer num sistema mas tem uma série de limitações.

É interessante pensar que se o quick, fast e até o Rave Report são pagos como o ReportBuilder, porque estes são mais populares?

É simples, porque em geral as IDEs pra qualquer linguagem não oferecem uma engine de relatórios padrão. Lembro-me certa vez, que trabalhei com automação comercial próximo há uma equipe que utilizava VisualStudio e quando foi a hora de gerar relatórios eles ficaram perdidos pois perceberam que não entendiam nada de fazer relatórios e o VisualStudio não era muito intuitivo nesse ponto... Pesquisei um pouco e sugeri o Crystal Report para eles, que os deixaram muito satisfeitos.

Sendo que as IDEs deixam a desejar quando se trata da Engine de relatórios, é normal que os desenvolvedores se apeguem a primeira sugestão que elas fornecerem, e nisto o Delphi sempre saiu na frente:

Nas primeiras versões existia o QuickReport. Veio o ReportBuilder e o CrystalReport muito superiores ao quick mas como o quick vinha instalado na IDE ele ficou nas graças dos Delphianos até a versão 7 (se não me engando) quando incluiu o RaveReport, que embora cheia de bugs e inferior aos já citados, como o rave já vinha dentro do delphi foi melhor continuar com o Rave.

Por fim está acontecendo tudo de novo com o FastReport, sendo que recentemente, graças ao ACBr, o FortesReport tem ganhado espaço por ser uma alternativa completa e Free e por fazer parte do repositório do delphi no getIt.

Espero ter esclarecido. Um forte abraço e fique com Deus.
GOSTEI 2

Mais Respostas

Danilo Oliveira

Danilo Oliveira

20/02/2019

Olá Danilo, tudo bem?

O ReportBuilder é uma engine incrível e cheia de recursos e superior em muitos aspectos. Assim como o FastReport e o QuickReport ela também é paga e possui uma versão express de demonstração que até da pra fazer num sistema mas tem uma série de limitações.

É interessante pensar que se o quick, fast e até o Rave Report são pagos como o ReportBuilder, porque estes são mais populares?

É simples, porque em geral as IDEs pra qualquer linguagem não oferecem uma engine de relatórios padrão. Lembro-me certa vez, que trabalhei com automação comercial próximo há uma equipe que utilizava VisualStudio e quando foi a hora de gerar relatórios eles ficaram perdidos pois perceberam que não entendiam nada de fazer relatórios e o VisualStudio não era muito intuitivo nesse ponto... Pesquisei um pouco e sugeri o Crystal Report para eles, que os deixaram muito satisfeitos.

Sendo que as IDEs deixam a desejar quando se trata da Engine de relatórios, é normal que os desenvolvedores se apeguem a primeira sugestão que elas fornecerem, e nisto o Delphi sempre saiu na frente:

Nas primeiras versões existia o QuickReport. Veio o ReportBuilder e o CrystalReport muito superiores ao quick mas como o quick vinha instalado na IDE ele ficou nas graças dos Delphianos até a versão 7 (se não me engando) quando incluiu o RaveReport, que embora cheia de bugs e inferior aos já citados, como o rave já vinha dentro do delphi foi melhor continuar com o Rave.

Por fim está acontecendo tudo de novo com o FastReport, sendo que recentemente, graças ao ACBr, o FastReport tem ganhado espaço por ser uma alternativa completa e Free e por fazer parte do repositório do delphi no getIt.

Espero ter esclarecido. Um forte abraço e fique com Deus.


Sim me ajudou muito a entender muito obrigado. Estou aprendendo ReportBuilder pois a empresa onde trabalho o utiliza de forma tão incrível que me impressiona o tanto de coisas que da pra fazer com ele. Mas infelizmente há uma escassez muito grande de conteúdo na internet. Basicamente li o manual dele e peguei 4 videos tutoriais que achei e com isso vou me virando pra aprender. Até aqui no DevMedia o ReportBuilder tem poucos artigos. bastante superficiais.
GOSTEI 0
Danilo Oliveira

Danilo Oliveira

20/02/2019

Só uma pequena observação. No fórum ACBR se fala muito do FastReport, porém sempre tem essa dúvida e os usuários mais entendidos alertam que Fast citado como Free é o standard que é limitado. Fica com Deus e muito obrigado vou continuar lutando com o velho e bom ReportBuilder que ele vai me ajudar mais aparentemente.
GOSTEI 1
POSTAR