Report Builder porque a comunidade não o utiliza?

20/02/2019

0

Olá
Gostaria de entender porque não vejo a comunidade de desenvolvedores Delphi utilizar o Report Builder?
Vejo muitos falarem de Fast Report ou Quick Report.
Danilo Oliveira

Danilo Oliveira

Responder

Post mais votado

20/02/2019

Olá Danilo, tudo bem?

O ReportBuilder é uma engine incrível e cheia de recursos e superior em muitos aspectos. Assim como o FastReport e o QuickReport ela também é paga e possui uma versão express de demonstração que até da pra fazer num sistema mas tem uma série de limitações.

É interessante pensar que se o quick, fast e até o Rave Report são pagos como o ReportBuilder, porque estes são mais populares?

É simples, porque em geral as IDEs pra qualquer linguagem não oferecem uma engine de relatórios padrão. Lembro-me certa vez, que trabalhei com automação comercial próximo há uma equipe que utilizava VisualStudio e quando foi a hora de gerar relatórios eles ficaram perdidos pois perceberam que não entendiam nada de fazer relatórios e o VisualStudio não era muito intuitivo nesse ponto... Pesquisei um pouco e sugeri o Crystal Report para eles, que os deixaram muito satisfeitos.

Sendo que as IDEs deixam a desejar quando se trata da Engine de relatórios, é normal que os desenvolvedores se apeguem a primeira sugestão que elas fornecerem, e nisto o Delphi sempre saiu na frente:

Nas primeiras versões existia o QuickReport. Veio o ReportBuilder e o CrystalReport muito superiores ao quick mas como o quick vinha instalado na IDE ele ficou nas graças dos Delphianos até a versão 7 (se não me engando) quando incluiu o RaveReport, que embora cheia de bugs e inferior aos já citados, como o rave já vinha dentro do delphi foi melhor continuar com o Rave.

Por fim está acontecendo tudo de novo com o FastReport, sendo que recentemente, graças ao ACBr, o FortesReport tem ganhado espaço por ser uma alternativa completa e Free e por fazer parte do repositório do delphi no getIt.

Espero ter esclarecido. Um forte abraço e fique com Deus.

Hélio Devmedia

Hélio Devmedia
Responder

Mais Posts

20/02/2019

Danilo Oliveira

Olá Danilo, tudo bem?

O ReportBuilder é uma engine incrível e cheia de recursos e superior em muitos aspectos. Assim como o FastReport e o QuickReport ela também é paga e possui uma versão express de demonstração que até da pra fazer num sistema mas tem uma série de limitações.

É interessante pensar que se o quick, fast e até o Rave Report são pagos como o ReportBuilder, porque estes são mais populares?

É simples, porque em geral as IDEs pra qualquer linguagem não oferecem uma engine de relatórios padrão. Lembro-me certa vez, que trabalhei com automação comercial próximo há uma equipe que utilizava VisualStudio e quando foi a hora de gerar relatórios eles ficaram perdidos pois perceberam que não entendiam nada de fazer relatórios e o VisualStudio não era muito intuitivo nesse ponto... Pesquisei um pouco e sugeri o Crystal Report para eles, que os deixaram muito satisfeitos.

Sendo que as IDEs deixam a desejar quando se trata da Engine de relatórios, é normal que os desenvolvedores se apeguem a primeira sugestão que elas fornecerem, e nisto o Delphi sempre saiu na frente:

Nas primeiras versões existia o QuickReport. Veio o ReportBuilder e o CrystalReport muito superiores ao quick mas como o quick vinha instalado na IDE ele ficou nas graças dos Delphianos até a versão 7 (se não me engando) quando incluiu o RaveReport, que embora cheia de bugs e inferior aos já citados, como o rave já vinha dentro do delphi foi melhor continuar com o Rave.

Por fim está acontecendo tudo de novo com o FastReport, sendo que recentemente, graças ao ACBr, o FastReport tem ganhado espaço por ser uma alternativa completa e Free e por fazer parte do repositório do delphi no getIt.

Espero ter esclarecido. Um forte abraço e fique com Deus.


Sim me ajudou muito a entender muito obrigado. Estou aprendendo ReportBuilder pois a empresa onde trabalho o utiliza de forma tão incrível que me impressiona o tanto de coisas que da pra fazer com ele. Mas infelizmente há uma escassez muito grande de conteúdo na internet. Basicamente li o manual dele e peguei 4 videos tutoriais que achei e com isso vou me virando pra aprender. Até aqui no DevMedia o ReportBuilder tem poucos artigos. bastante superficiais.
Responder

20/02/2019

Danilo Oliveira

Só uma pequena observação. No fórum ACBR se fala muito do FastReport, porém sempre tem essa dúvida e os usuários mais entendidos alertam que Fast citado como Free é o standard que é limitado. Fica com Deus e muito obrigado vou continuar lutando com o velho e bom ReportBuilder que ele vai me ajudar mais aparentemente.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar