Seleção aleatória

Delphi

CRUD - Delphi

15/12/2020

Bom dia pessoal.
Estou fazendo um trabalho em Delphi para a conclusão do meu curso da faculdade e preciso da ajuda de vocês. Este trabalho é baseado em um sistema legado passado pelo professor. Já terminei 90% das implementações e travei em uma.
Em um form onde entra os orçamentos deste sistema, o sistema tem que verificar se aquele cliente selecionado tem um gerente cadastrado (esta parte está ok!), se não tem gerente cadastrado para o cliente o sistema tem que fazer uma verificação na quantidade de orçamentos que todos os gerentes tem e depois alocar o orçamento para o gerente que tem menos orçamentos. O que não consigo fazer é pegar o ID do gerente com menor números de orçamento e gravar no banco com os dados do orçamento. Peço o auxilio de vocês para que possam me dar uma direção de como sai disto. Obrigado
Lorenzo Pina

Lorenzo Pina

Curtidas 0

Respostas

Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

15/12/2020

e como vamos adivinhar como essas informações estão inseridas no teu banco de dados?

publique o que você já fez para procurar pelo ID do gerente.

de qualquer forma, tente algo assim:
SQL Server:
select top 1 id_gerente, count(*) total from orcamentos group by id_gerente order by count(*)

Firebird:
select first 1 id_gerente, count(*) total from orcamentos group by id_gerente order by count(*)

MySQL
select id_gerente, count(*) total from orcamentos group by id_gerente order by count(*) limit 1



GOSTEI 0
Lorenzo Pina

Lorenzo Pina

15/12/2020

e como vamos adivinhar como essas informações estão inseridas no teu banco de dados?

publique o que você já fez para procurar pelo ID do gerente.

de qualquer forma, tente algo assim:
SQL Server:
select top 1 id_gerente, count(*) total from orcamentos group by id_gerente order by count(*)

Firebird:
select first 1 id_gerente, count(*) total from orcamentos group by id_gerente order by count(*)

MySQL
select id_gerente, count(*) total from orcamentos group by id_gerente order by count(*) limit 1





Desculpe a falta de atenção. E obrigado pela resposta. Segue estrutura da tabela onde será salvo o número do orçamento com o ID do gerente:
CREATE TABLE TBL_FAIXAS_LAUDAS_COORDENADOR 
(
        ID	INTEGER NOT NULL,
        GERENTE	INTEGER,
        NUMERO_ORCAMENTO INTEGER
);


Aí o que estou querendo fazer é, por exemplo, o "gerente 1" tem alocado 10 orçamentos enquanto o "gerente 2" tem 7 orçamentos alocados. Logo o próximo orçamento que entrar iria para o que tem menos orçamentos, neste caso do exemplo, o "gerente 2" receberia este orçamento para fazer acompanhamento.
*OBS*: Após esta isto no form de orçamentos em andamento irei fazer no OnShow deste abrir somente os orçamentos alocados para o ID do gerente (SELECT * FROM ORCAMENTOS WHERE ID_GERENTE LIKE :pid).
GOSTEI 0
Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

15/12/2020

tente assim:
select top 1 GERENTE from TBL_FAIXAS_LAUDAS_COORDENADOR group by GERENTE order by count(*)
precisa observar a sintaxe do teru banco de dados
GOSTEI 0
POSTAR