Seleção aleatória

15/12/2020

0

Bom dia pessoal.
Estou fazendo um trabalho em Delphi para a conclusão do meu curso da faculdade e preciso da ajuda de vocês. Este trabalho é baseado em um sistema legado passado pelo professor. Já terminei 90% das implementações e travei em uma.
Em um form onde entra os orçamentos deste sistema, o sistema tem que verificar se aquele cliente selecionado tem um gerente cadastrado (esta parte está ok!), se não tem gerente cadastrado para o cliente o sistema tem que fazer uma verificação na quantidade de orçamentos que todos os gerentes tem e depois alocar o orçamento para o gerente que tem menos orçamentos. O que não consigo fazer é pegar o ID do gerente com menor números de orçamento e gravar no banco com os dados do orçamento. Peço o auxilio de vocês para que possam me dar uma direção de como sai disto. Obrigado
Lorenzo Pina

Lorenzo Pina

Responder

Posts

15/12/2020

Emerson Nascimento

e como vamos adivinhar como essas informações estão inseridas no teu banco de dados?

publique o que você já fez para procurar pelo ID do gerente.

de qualquer forma, tente algo assim:
SQL Server:
select top 1 id_gerente, count(*) total from orcamentos group by id_gerente order by count(*)

Firebird:
select first 1 id_gerente, count(*) total from orcamentos group by id_gerente order by count(*)

MySQL
select id_gerente, count(*) total from orcamentos group by id_gerente order by count(*) limit 1



Responder

15/12/2020

Lorenzo Pina

e como vamos adivinhar como essas informações estão inseridas no teu banco de dados?

publique o que você já fez para procurar pelo ID do gerente.

de qualquer forma, tente algo assim:
SQL Server:
select top 1 id_gerente, count(*) total from orcamentos group by id_gerente order by count(*)

Firebird:
select first 1 id_gerente, count(*) total from orcamentos group by id_gerente order by count(*)

MySQL
select id_gerente, count(*) total from orcamentos group by id_gerente order by count(*) limit 1





Desculpe a falta de atenção. E obrigado pela resposta. Segue estrutura da tabela onde será salvo o número do orçamento com o ID do gerente:
CREATE TABLE TBL_FAIXAS_LAUDAS_COORDENADOR 
(
        ID	INTEGER NOT NULL,
        GERENTE	INTEGER,
        NUMERO_ORCAMENTO INTEGER
);


Aí o que estou querendo fazer é, por exemplo, o "gerente 1" tem alocado 10 orçamentos enquanto o "gerente 2" tem 7 orçamentos alocados. Logo o próximo orçamento que entrar iria para o que tem menos orçamentos, neste caso do exemplo, o "gerente 2" receberia este orçamento para fazer acompanhamento.
*OBS*: Após esta isto no form de orçamentos em andamento irei fazer no OnShow deste abrir somente os orçamentos alocados para o ID do gerente (SELECT * FROM ORCAMENTOS WHERE ID_GERENTE LIKE :pid).
Responder

15/12/2020

Emerson Nascimento

tente assim:
select top 1 GERENTE from TBL_FAIXAS_LAUDAS_COORDENADOR group by GERENTE order by count(*)
precisa observar a sintaxe do teru banco de dados
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar