Senha no arquivo .GDB quot;é possivel?quot;

Firebird

27/09/2005

Caros colegas...
li umpouco a respeito e o q encontrei foi apenas como colocar senha no FB, só q isso apenas veta o acesso via rede, mais naum consigo entender como naum colocar senha no arquivo de dados...(.GDB)

se for possível agradeço uma resposta!

Camilo

Camilo

Curtidas 0

Respostas

Weber

Weber

27/09/2005

- O FB e o IB é igual no quesito senha.
- A senha não é do banco de dados e sim do servidor de dados.

Se você quer uma base de dados segura primeiro você deve trabalhar na segurança do servidor.

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

27/09/2005

Para colocar senha no arquivo, só o IB 7.5 e o FB 2.0 suportam isso.

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

27/09/2005

|Para colocar senha no arquivo, só o IB 7.5 e o FB 2.0 suportam isso

bom, o IB 7.5 suporta a tabela de usuários no banco (EUA - Embedded User Authentication) o q permite definir usuários independentes para a base e não compartilhados por todo o servidor, entretanto isso *não* quer dizer que a base de dados é criptografada.

Quanto ao FB 2.0, eu desconheço essa nossa funcionalidade Gandalf, pode me passar uma referência mostrando essa implementação?

T+

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

27/09/2005

Onde tem *nossa* (...nossa funcionalidade...) leia-se *nova*

8)

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

27/09/2005

Quanto ao FB 2.0, eu desconheço essa nova funcionalidade Gandalf, pode me passar uma referência mostrando essa implementação?

A do FB 2.0 é o mesmo recurso do IB 7.5. Não sei se já está implantada na versão atual de testes do FB 2.0, mas li a respeito no número 4 da revista [url=http://www.dbfreemagazine.com.br]DBFreeMagazine[/url] no artigo sobre as novidades do Firebird. Deve ter algo no site oficial, mas não tive tempo de localizar ainda.

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

27/09/2005

Li novamente e não encontrei nada a respeito no Release Notes do Firebird 2.0 (Alfa 2 ou 3). Não encontrei nada a respeito também tanto no site da IBPhoenix quanto no site do Firebird (FirebirdSQL.org)

Há algo que pode ir neste sentido (autenticação por diversos métodos) lendo o RoadMap para as versões 2 ou 3 do Firebird, mas tudo me leva a crer que ficou para a versão 3

Até o momento *me parece* que o artigo mencionado da DBFreeMagazine está equivocado.

Caso não, me avise :)

T+

GOSTEI 0
Bruno Belchior

Bruno Belchior

27/09/2005

aproveitando q se levantou dúvidas a esse respeito... como está a versão 2.0 do Firebird, digo em termo de confiabilidade para portar para o mesmo :?:

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

27/09/2005

O Firebird 2.0 ainda é ALFA ou seja, nada de usá-lo em produção -- apenas está disponível para testes.

Quanto mais usuários testá-lo (em ambiente de teste/desenvolvimento) mais cedo deverá ser lançada sua versão beta (RC) e consequentemente sua versão final.

T+

GOSTEI 0
Gigatel

Gigatel

27/09/2005

Comecei a pouco com interbase...é nuito a diferença entre o IB e o Firebird? Quem trabalha com IB cons. usar o Firebird ? é vantagem sair de um para cair no outro ? to começando agora com o iB se for vantagem já caio direto no Firebird...vlw..

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

27/09/2005

Em termos de facilidade de uso é a mesma coisa, mas se vc pretende usar só a versão gratuita, então é melhor migrar logo pro Firebird que tem muito mais recursos do que o IB 6.

GOSTEI 0
Seven

Seven

27/09/2005

Ola Pessoal...
Ainda nada?
estamos com alguns clientes que vão manter o .FDB no próprio computador, talvez tendo acesso as pastas, etc... por isso nossa preocupação, não vamos deixar de trabalho com esse excelente banco por causa desse detalhe que obviamente não é um ERRO do mesmo, mas se desse pra ter mais essa ´proteção´ , seria mais perfeito ainda.

desde ja agradeço,
Svn Inf

Li novamente e não encontrei nada a respeito no Release Notes do Firebird 2.0 (Alfa 2 ou 3). Não encontrei nada a respeito também tanto no site da IBPhoenix quanto no site do Firebird (FirebirdSQL.org) Há algo que pode ir neste sentido (autenticação por diversos métodos) lendo o RoadMap para as versões 2 ou 3 do Firebird, mas tudo me leva a crer que ficou para a versão 3 Até o momento *me parece* que o artigo mencionado da DBFreeMagazine está equivocado. Caso não, me avise :) T+

GOSTEI 0
Rodolpho123

Rodolpho123

27/09/2005

Seven,

A versão 2.1 já vem com esse recurso....

GOSTEI 0
Builder

Builder

27/09/2005

Bom, se tem este recurso (interessante para aplicações concorrentes), fica a pergunta que não quer calar:

E na prática, como utilizar este recurso (colocar senha e acessar fdb) ?
(Citar um exemplo de conexão utilizando componentes do Delphi)

GOSTEI 0
Rodolpho123

Rodolpho123

27/09/2005

builder,

O acesso continua sendo o mesmo, tanto pelo Delphi como por qualquer outro aplicativo, [b:d935795472]porém[/b:d935795472], o que muda é:

- Se vc cria uma base, cria um novo usuário/senha (pode ser até mesmo o SYSDBA), vc somente vai ter acesso a sua base se essas combinações forem corretas, independente de onde estiver rodando. Vejamos um exemplo:

1- Vc cria uma base e apenas muda a senha do SYSDBA onde está rodando o FB
user: SYSDBA; pass: minhasenha;

2- Vc copia a base de uma máquina para outra

3- Nesta outra máquina cujo também está rodando um FB, a base do arquivo do FB onde são armazenados os usuário/senhas contém o SYSDBA porém com a senha ´masterkey´

4- Se vc tentar conectar a sua base usando este usuário/senha (SYSDBA/masterkey) vc não vai conseguir, isto prq em seu banco (que veio de outra máquina) já foi embarcado uma autenticação (SYSDBA/minhasenha) dentro do próprio.

5- Para acessar esta base vc vai ter que mudar a senha do SYSDBA para a mesma senha utilizada na máquina anterior, ou seja, de ´masterkey´ para ´minhasenha´.

GOSTEI 0
Seven

Seven

27/09/2005

Amigo,
não imagina como fico feliz em saber disso,
vou fazer meus testes hoje mesmo.

obrigado,
Até

builder, O acesso continua sendo o mesmo, tanto pelo Delphi como por qualquer outro aplicativo, [b:10e56189ad]porém[/b:10e56189ad], o que muda é: - Se vc cria uma base, cria um novo usuário/senha (pode ser até mesmo o SYSDBA), vc somente vai ter acesso a sua base se essas combinações forem corretas, independente de onde estiver rodando. Vejamos um exemplo: 1- Vc cria uma base e apenas muda a senha do SYSDBA onde está rodando o FB user: SYSDBA; pass: minhasenha; 2- Vc copia a base de uma máquina para outra 3- Nesta outra máquina cujo também está rodando um FB, a base do arquivo do FB onde são armazenados os usuário/senhas contém o SYSDBA porém com a senha ´masterkey´ 4- Se vc tentar conectar a sua base usando este usuário/senha (SYSDBA/masterkey) vc não vai conseguir, isto prq em seu banco (que veio de outra máquina) já foi embarcado uma autenticação (SYSDBA/minhasenha) dentro do próprio. 5- Para acessar esta base vc vai ter que mudar a senha do SYSDBA para a mesma senha utilizada na máquina anterior, ou seja, de ´masterkey´ para ´minhasenha´.

GOSTEI 0
Barrys

Barrys

27/09/2005

Eu fiz exatamento isso. Mudo a senha do SYSDBA e qualquer pessoa que tentar acessar o banco de dados não conseguirá...

Existe alguma outra forma de proteger o banco de dados?

GOSTEI 0
Seven

Seven

27/09/2005

Amigo, acho que á um equívoco aí.
acabei de fazer um teste,
gerei um METADATA do banco no FIREBIRD 2.0
instalei o Firebird-2.1.1.17910-0_Win32 . alterei a senha do SYSDBA, criei um novo usuario e criei uma base com este novo usuário. e executei o SCRIPT com o METADATA, até aí perfeito, gerou o banco, quando tentei abrir no FIREBIRD 2.0 realmente não aceite, mas aí desinstalei o FIREBIRD 2.0 e reinstalei a mesma versão 2.1.
e o banco abriu normalmente com o SYSDBA / masterkey.

se fiz algo errado, se tem que ter algum outro comando,
agradeceria muito a ajuda dos amigos.

Amigo, não imagina como fico feliz em saber disso, vou fazer meus testes hoje mesmo. obrigado, Até [quote:c982bd2b79=´Rodolpho123´]builder, O acesso continua sendo o mesmo, tanto pelo Delphi como por qualquer outro aplicativo, [b:c982bd2b79]porém[/b:c982bd2b79], o que muda é: - Se vc cria uma base, cria um novo usuário/senha (pode ser até mesmo o SYSDBA), vc somente vai ter acesso a sua base se essas combinações forem corretas, independente de onde estiver rodando. Vejamos um exemplo: 1- Vc cria uma base e apenas muda a senha do SYSDBA onde está rodando o FB user: SYSDBA; pass: minhasenha; 2- Vc copia a base de uma máquina para outra 3- Nesta outra máquina cujo também está rodando um FB, a base do arquivo do FB onde são armazenados os usuário/senhas contém o SYSDBA porém com a senha ´masterkey´ 4- Se vc tentar conectar a sua base usando este usuário/senha (SYSDBA/masterkey) vc não vai conseguir, isto prq em seu banco (que veio de outra máquina) já foi embarcado uma autenticação (SYSDBA/minhasenha) dentro do próprio. 5- Para acessar esta base vc vai ter que mudar a senha do SYSDBA para a mesma senha utilizada na máquina anterior, ou seja, de ´masterkey´ para ´minhasenha´.
[/quote:c982bd2b79]

GOSTEI 0
POSTAR