Fórum Senha no arquivo .GDB quot;é possivel?quot; #52986
27/09/2005
0
li umpouco a respeito e o q encontrei foi apenas como colocar senha no FB, só q isso apenas veta o acesso via rede, mais naum consigo entender como naum colocar senha no arquivo de dados...(.GDB)
se for possível agradeço uma resposta!
Camilo
Curtir tópico
+ 0Posts
28/09/2005
Weber
- A senha não é do banco de dados e sim do servidor de dados.
Se você quer uma base de dados segura primeiro você deve trabalhar na segurança do servidor.
Gostei + 0
28/09/2005
Gandalf.nho
Gostei + 0
28/09/2005
Afarias
bom, o IB 7.5 suporta a tabela de usuários no banco (EUA - Embedded User Authentication) o q permite definir usuários independentes para a base e não compartilhados por todo o servidor, entretanto isso *não* quer dizer que a base de dados é criptografada.
Quanto ao FB 2.0, eu desconheço essa nossa funcionalidade Gandalf, pode me passar uma referência mostrando essa implementação?
T+
Gostei + 0
28/09/2005
Afarias
8)
Gostei + 0
28/09/2005
Gandalf.nho
A do FB 2.0 é o mesmo recurso do IB 7.5. Não sei se já está implantada na versão atual de testes do FB 2.0, mas li a respeito no número 4 da revista [url=http://www.dbfreemagazine.com.br]DBFreeMagazine[/url] no artigo sobre as novidades do Firebird. Deve ter algo no site oficial, mas não tive tempo de localizar ainda.
Gostei + 0
28/09/2005
Afarias
Há algo que pode ir neste sentido (autenticação por diversos métodos) lendo o RoadMap para as versões 2 ou 3 do Firebird, mas tudo me leva a crer que ficou para a versão 3
Até o momento *me parece* que o artigo mencionado da DBFreeMagazine está equivocado.
Caso não, me avise :)
T+
Gostei + 0
29/09/2005
Bruno Belchior
Gostei + 0
29/09/2005
Afarias
Quanto mais usuários testá-lo (em ambiente de teste/desenvolvimento) mais cedo deverá ser lançada sua versão beta (RC) e consequentemente sua versão final.
T+
Gostei + 0
29/09/2005
Gigatel
Gostei + 0
29/09/2005
Gandalf.nho
Gostei + 0
06/01/2009
Seven
Ainda nada?
estamos com alguns clientes que vão manter o .FDB no próprio computador, talvez tendo acesso as pastas, etc... por isso nossa preocupação, não vamos deixar de trabalho com esse excelente banco por causa desse detalhe que obviamente não é um ERRO do mesmo, mas se desse pra ter mais essa ´proteção´ , seria mais perfeito ainda.
desde ja agradeço,
Svn Inf
Gostei + 0
06/01/2009
Rodolpho123
A versão 2.1 já vem com esse recurso....
Gostei + 0
06/01/2009
Builder
E na prática, como utilizar este recurso (colocar senha e acessar fdb) ?
(Citar um exemplo de conexão utilizando componentes do Delphi)
Gostei + 0
06/01/2009
Rodolpho123
O acesso continua sendo o mesmo, tanto pelo Delphi como por qualquer outro aplicativo, [b:d935795472]porém[/b:d935795472], o que muda é:
- Se vc cria uma base, cria um novo usuário/senha (pode ser até mesmo o SYSDBA), vc somente vai ter acesso a sua base se essas combinações forem corretas, independente de onde estiver rodando. Vejamos um exemplo:
1- Vc cria uma base e apenas muda a senha do SYSDBA onde está rodando o FB
user: SYSDBA; pass: minhasenha;
2- Vc copia a base de uma máquina para outra
3- Nesta outra máquina cujo também está rodando um FB, a base do arquivo do FB onde são armazenados os usuário/senhas contém o SYSDBA porém com a senha ´masterkey´
4- Se vc tentar conectar a sua base usando este usuário/senha (SYSDBA/masterkey) vc não vai conseguir, isto prq em seu banco (que veio de outra máquina) já foi embarcado uma autenticação (SYSDBA/minhasenha) dentro do próprio.
5- Para acessar esta base vc vai ter que mudar a senha do SYSDBA para a mesma senha utilizada na máquina anterior, ou seja, de ´masterkey´ para ´minhasenha´.
Gostei + 0
07/01/2009
Seven
não imagina como fico feliz em saber disso,
vou fazer meus testes hoje mesmo.
obrigado,
Até
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)