Servers em Maquinas normais

Infraestrutura

06/07/2014

pergunta um pouco incomum, quais os riscos que podemos ter quando utilizamos uma maquina comum como um server? linux ou windows.
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

Curtidas 0

Respostas

Ricardo

Ricardo

06/07/2014

Riscos? Dependendo da aplicação e do equipamento utilizado, isso é um fato isolado.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

06/07/2014

Depende do que você entende por "máquina comum" e o tipo de aplicação que você pretende rodar neste servidor.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

06/07/2014

Riscos? Dependendo da aplicação e do equipamento utilizado, isso é um fato isolado.

uma maquina sem muitos recursos, "montada".
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

06/07/2014

Depende do que você entende por "máquina comum" e o tipo de aplicação que você pretende rodar neste servidor.

utilizar windows server. maquina simples, configuração mais ou menos.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

06/07/2014

o que acha???
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

06/07/2014

Difícil analisar sem saber o que você pretende executar nessa máquina, quais os serviços.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

06/07/2014

maquina comum, complicado hein.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

06/07/2014

eu queria um controle de maquinas, usuarios(AD) e se possivel impressora.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

06/07/2014

Volto a dizer, a questão não é a máquina em si mas sim os serviços que serão utilizados.

Suponha que seja só para rodar um processo do crontab todo dia que envia um email para alguem, para essa necessidade uma máquina "comum" resolve fácil (512MB de memória, processador celeron ou outro fraco e etc).
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

06/07/2014

mesmo tratando de um server que tenha controle sobre 20 ou 30 maquinas, uma configuração pequena irá funcionar normal?
GOSTEI 0
Wellington Silva

Wellington Silva

06/07/2014

fica dificil de saber, você precisa especificar melhor..

para que fim deseja utilizar?

irá rodar um sistema ERP e os terminais se conecta no banco de dados que esta nesse tal maquina comum?
essa maquina comum é um servidor de dados? armazena arquivos?

seja mais especifico.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

06/07/2014

mesmo tratando de um server que tenha controle sobre 20 ou 30 maquinas, uma configuração pequena irá funcionar normal?

Bom, partindo do principio que você terá um firewall, AD (Active Directory), Proxy e DNS, para 20 ou 30 máquinas, então você precisa sim de uma ótima máquina. Estou sendo bem exagerado ao colocar todos esses serviços no mesmo servidor, é óbvio que isso não é aconselhável, mas como não sei exatamente o que você irá usar, estou especulando.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

06/07/2014

fica dificil de saber, você precisa especificar melhor..

para que fim deseja utilizar?

irá rodar um sistema ERP e os terminais se conecta no banco de dados que esta nesse tal maquina comum?
essa maquina comum é um servidor de dados? armazena arquivos?

seja mais especifico.

controlar umas 20, 30, 40, 50 maquinas...de uma vez...com varios usuarios...pronto.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

06/07/2014

Bom, partindo do principio que você terá um firewall, AD (Active Directory), Proxy e DNS, para 20 ou 30 máquinas, então você precisa sim de uma ótima máquina. Estou sendo bem exagerado ao colocar todos esses serviços no mesmo servidor, é óbvio que isso não é aconselhável, mas como não sei exatamente o que você irá usar, estou especulando.

hum...deu luz agora...então vamos ver se eu entendi...de acordo com as configurações que citou, o ideal seria um servidor com caracteristicas de servidor(memoria,processador...)
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

06/07/2014

Sim, se você usar todos esses serviços em uma mesma máquina então terá que ter uma ótima configuração (processador, memória, hd e etc).
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

06/07/2014

pois é, existem casos e casos, é sempre bom ter mais informações sobre essas questões. tem empresas que empurram com a barriga mesmo.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

06/07/2014

"Empurrar com a barriga" é perigoso, e a empresa que faz isso só muda seu comportamento quando um servidor desses queima e perde-se tudo.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

06/07/2014

ou não, demitem o profissional e colocam outro mas sempre com a mesma politica de gastar pouco.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

06/07/2014

hehehe, por isso o profissional tem que se resguardar, avisar: "Eu vou usar essa configuração mas estou avisando que não recomendo, assine aqui" :D
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

06/07/2014

hehehe, por isso o profissional tem que se resguardar, avisar: "Eu vou usar essa configuração mas estou avisando que não recomendo, assine aqui" :D

um comprovante de isenção de "problemas" hehehe, é isso aew.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

06/07/2014

nao li todos os posts... rsrsr

Mas Linux roda bem em maquinas menos robustas, principalmente se utilizar somente o modo texto.

Windows ja complica mais, mas tambem roda em maquinas montadas.

Aqui na empresa tenho um Servidor rodando windows 2008 Server e serve para muita coisa e eh uma maquina montada e roda muuuuito bem, so nao eh tao simples assim.

Tenho uma maquina linux como servidor de e-mail, somente modo texto, e funciona muuuuito bem tambem.

Tenho maquina funcionando como "servidor" tambem com windows 7, rodando muuuuito bem tbm.

E tenho os Servers, maquinas desenvolvidas para isso. rsrsr que tambem rodam muuuuito bem.

Eh muuuuuito relativo, a avaliado acaba abrangendo muita coisa.

Abraco.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

06/07/2014

entendi mais ou menos o que quis dizer, depende sempre de algo ou alguma coisa, hehehe, mas ta valendo.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

06/07/2014

fui eu quem disse isso? rsrsr
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

06/07/2014

mais ou menos Alex, mais ou menos.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

06/07/2014

kkkkkkk....

blz..

mais ou menos Alex, mais ou menos.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

06/07/2014

se ninguem mais quiser acrescentar, pode fechar.
GOSTEI 0
POSTAR