SGBD EXISTENTES NO MERCADO PAGOS E GRATUITOS

SQL

14/04/2014

BOM DIA CAROS AMIGOS,
VENHO POR MEIO DESTE PERDIR-LHES AJUDA POIS ESTOU INCIANDO NESTE UNIVERSO EXTENSO DE ANILISE DE SITEMAS, ESTOU COM UM TRABALHO QUE EU DEVO ESCOLHER UM TIPO DE SGBD E UMA JUSTIFICATIVA, SOBRE A ESCOLHA DO MESMO, POR ISSO GOSTARIA DE PODER CONTAR COM SUAS AJUDAS.

GRATO JEAN KOSMO!!
Jean Sobrinho

Jean Sobrinho

Curtidas 0

Respostas

Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/04/2014

Jean, blz?

Pagos: SQL Server, Oracle(prinicipais)
Gratuitos: Postgree, MySQL, MariaDB.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

14/04/2014

conheço apenas esses tambem, lembrando, que o SQL Server e o Oracle, tem edições gratuitas.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

14/04/2014

você está fazendo o curso de ADS? no inicio?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

conheço apenas esses tambem, lembrando, que o SQL Server e o Oracle, tem edições gratuitas.

Mas vamos lembrar também que as versões gratuitas são limitadas e, por isso, dificilmente poderão ser utilizadas para fins comerciais.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/04/2014

bem lembrado pela Marisiana.

levando-se em consideracao tambem que algumas versoes gratuitas de bancos de dados, estao atreladas a alguns determinados tipos de uso.

o mysql por exemplo esta atrelado a licencas GNU(acho que eh esse o nome, nao lembro as siglas), que ja foi ate discutido em outro topico do forum.

Um outro banco que eh muito utilizado e gratuito tbm eh o Firebird.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

14/04/2014

Mas vamos lembrar também que as versões gratuitas são limitadas e, por isso, dificilmente poderão ser utilizadas para fins comerciais.

mas no caso dele é apenas para faculdade, curso.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/04/2014

não pode, o SQL Server Express?
GOSTEI 0
Jean Sobrinho

Jean Sobrinho

14/04/2014

você está fazendo o curso de ADS? no inicio?

simmm caro amigo...sou novato e muita coisa aqui é ...... complicado
GOSTEI 0
Jean Sobrinho

Jean Sobrinho

14/04/2014

exatamente...esses topicos irao me ajudar na elaboração do meu trabalho da faculdade, e como eu moro em um regiao interiorana, nao temos como assim como realizar essa atividade.....
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

14/04/2014

o começo é sempre dificil, principalmente para quem ainda não trabalha na area.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

14/04/2014

Jean, se quiser fazer mais perguntas especificas, fique a vontade, ajudaremos no que for possivel.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/04/2014

Nao sei se entendi bem.

Mas nao, eles podem ser utilizados comercialmente tambem, mas como eles sao limitados, se nao me engano em relacao a tamanho, para algumas aplicacoes comercial nao seria interessante, porque esse tamanho seria atingido rapidamente.

Espero ter ajudado.

Alex - Lekao

GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/04/2014

Eu faco uso do SQL Server express em uma versao comercial.

Mas como eh um software de tarifacao e o volume nao aumenta muito ele eh usado tranquilamente.

Como respondi a pouco, nao eh recomendado porque algumas aplicacoes comerciais os bancos aumentam,muito e rapidamente, e neste caso eles nao seria indicados.

Eu acredito que as limitacoes que foram mencionada, acho que pela Marisiana, eh em relacao ao tamanho.

Abraco.

Alex - Lekao

GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Esse é mais um motivo para repassarmos a informação correta...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Segundo a informação que nos foi passada em um outro tópico aqui do fórum ele é limitado também.
Vou ver se encontro o tópico e posto o link pra complementar!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Isso mesmo Alex!
O SQLServer e o Oracle nas versões express podem ser utilizados para fins comerciais desde que o BD não ultrapasse a um tamanho X definido pelas proprietárias.
E esse tamanho é mínimo, não tem como utilizar pra um sistema onde a quantidade de dados que será armazenada crescerá significativamente.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/04/2014

Devagarinho acho que vou aprendendo. kkkk

Gracas a vcs do forum tenho podido aprender muita coisa.

Obrigado.

Isso mesmo Alex!
O SQLServer e o Oracle nas versões express podem ser utilizados para fins comerciais desde que o BD não ultrapasse a um tamanho X definido pelas proprietárias.
E esse tamanho é mínimo, não tem como utilizar pra um sistema onde a quantidade de dados que será armazenada crescerá significativamente.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

14/04/2014

Isso mesmo Alex!

pode ser usado em um pequeno mercadinho, uma pequena farmacia.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/04/2014

pode passar sim, mas não tenho tanta certeza, mas me disseram que pode ser utilizado em filiais comerciais(pequenas) em que o fluxo não seja tão grande. pode ser possivel?
GOSTEI 0
Jean Sobrinho

Jean Sobrinho

14/04/2014

Jean, se quiser fazer mais perguntas especificas, fique a vontade, ajudaremos no que for possivel.

caros entendam nao estou querendo abusar das boas vontades.. de vcs....
este meu trabalho esta dividido em 4 topicos
......
4.1 realize uma pesquisa na internet com o minimo de tres locadoras de veiculos......ok esta parte ja fiz
4.1.1elabore um comparativo das funcionalidades existentes no módulo Reserva de Veículos, da tres locadoras pesquisadas tendo como base o cenario proposto.... apresente as funcionabilidades que você considera importante acrescentar no sistema da empresa (claro que isso é ficticio), vista que a mesma se encontra em fase de expanção.....meu raciocinio ´lento..rsrsrsr
mais eu entendo assimmmmm:
1º Você de acessar o site de três locadoras de carros.......

2º Deve apontar funcionalidades que você encontrou na parte de reservas. Então, quando você entrar no site, terá de simular como se você fosse fazer uma reserva. Isso te dará condições de entender como funciona.

3ºDepois disto, você irá indicar funcionalidades que você considere interessante para o seu cliente “Aluga Buggy” para o módulo de “Reserva de Veículos”.

4º Para implementar este sistema no seu cliente, você precisará eleger um banco de dados. A proposta da aula indica para você sugerir três bancos de dados. Eu deixo como sugestão a você o MySQL, SQL Server e Oracle. E você terá de escolher um deles e fazer três justificativas, como custos, quantidade de acessos simultâneos e fácil manutenção, por exemplo. Na pesquisa que você fizer, encontrará no site dos fornecedores as vantagens em utilizar cada um....

espero que eu esteja no rumo ao menos..proximo.....
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/04/2014

Sim... com certeza.

so lembrando que existe a limitacao e desde que fique claro de repente ao cliente que crescendo a estrutura dele, sera necessario uma evolucao nessa estrutura tambem.

ou partir logo para um que nao tenha esse problema e seja gratuito, me parece o mais comum, na software house que trabalhei foi isso que foi adotado, e entao adotaram o firebird.

Isso mesmo Alex!

GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/04/2014

nao sei se seria viavel, uma vez que vc teria a "licenca" para se usar na matriz, e hoje com recursos muito bons de internet, para se trabalhar on line, nao sei ate que ponto seja interessante.

mas possivelmente, nao tenho certeza, o licenciamento que teria que ser feito ja envolveria o uso do banco nas filiais.

e o problema seria o processo de importacao e exportacao que daria um trabalho um pouco grande dependendo do que aconteca. rsr

pode passar sim, mas não tenho tanta certeza, mas me disseram que pode ser utilizado em filiais comerciais(pequenas) em que o fluxo não seja tão grande. pode ser possivel?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/04/2014

Ola Jean,

Eu acredito que sim.

Para mim, as suas ponderacoes estao dentro da expectativa das requisicoes.

Parabens!!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Eu tenho minhas dúvidas... Quando pensasse em utilizar um sistema informatizado, consequentemente espera-se gerar um crescimento significativo para o negócio em questão.
Não sei se tem como prever a velocidade de crescimento, pois já vi lugares que tiveram uma idéia muito boa que fez o negócio crescer em pouco tempo.
E se isso acontecer e o sistema estiver estourando o limite de armazenamento? Pode ser que o cliente não queria pagar mais pra ter a licença..
Acho que não tenho conhecimento de mercado de software suficiente pra saber se é viável ou não a utilização de um desse bancos nesse caso, mas eu penso que é arriscado.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Como Alex mencionou, eu acho que a melhor opção é utilizar um banco que não seja pago para não ter problemas futuramente.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/04/2014

Como Alex mencionou, eu acho que a melhor opção é utilizar um banco que não seja pago para não ter problemas futuramente.

mas de alguma forma eles serão livres em partes não é?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/04/2014

????????
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/04/2014

Oi Roniere,

Nao entendi o ponto.

o topico esta meio "antigo" ja... rsrsr

o que vc quis especificamente? rsrs
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Eu acredito que não Roniere...
Digamos que vc use PostgreSQL, Firebird ou qualquer outro que seja free, não terá que pagar licença a menos que os proprietários desses SGBD passem a cobrar.
Eu acho que era sobre isso q estavamos falando...
GOSTEI 0
POSTAR