Slide de fotos

Delphi

29/11/2010

Boa noite,

Como faço um slide de fotos usando uma pasta com o OpenPictureDialog, isso de forma automática? Visualizando uma a uma até a última, num loop?

Agradeço a ajuda,

Fred

Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

Curtidas 0

Respostas

Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

29/11/2010

Boa noite,

Como faço um slide de fotos usando uma pasta com o OpenPictureDialog, isso de forma automática? Visualizando uma a uma até a última, num loop?

Agradeço a ajuda,

Fred

Frederico, primeiramente boa noite, mais uma vez.

Bom podemos colocar suas fotos todas em um vetor e depois exibi-las em um componemte Timage, de modo randomico (aleatório) ou simplesmente fazer eles "virarem" em sequencia, mas o fato é que teremos que armazenar o caminho de cada uma delas a menos que suas fotos tenham uma sequancia no nome dos arquivos de suas fotos: EX: DC001.jpeg, DC002.jpeg,DC003.jpeg,...e assim por diante, se suas fotos estiverem com esta formatação no nome doa rquivo teremos mais facilicade de "fabricar" a função passar imagem. Definido o modo de armazenamento de suas fotos em vetor, poderemos entao passar para a próxima fase que será justamente a trasação de suas imagens. Defina ai o que você quer utilizar se é vetor com o caminho de todas a imgens ou uma sequencia no nome das fotos na "pasta de origem". Aguardo.

bom encontrei isso aqui vai economizar tempo.

https://www.devmedia.com.br/post-896-Dicas-Criando-slides-no-Delphi.html
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Boa noite,

Agradeço a ajuda,

Fred

Frederico, primeiramente boa noite, mais uma vez.

Bom podemos colocar suas fotos todas em um vetor e depois exibi-las em um componemte Timage, de modo randomico (aleatório) ou simplesmente fazer eles "virarem" em sequencia, mas o fato é que teremos que armazenar o caminho de cada uma delas a menos que suas fotos tenham uma sequancia no nome dos arquivos de suas fotos: EX: DC001.jpeg, DC002.jpeg,DC003.jpeg,...e assim por diante, se suas fotos estiverem com esta formatação no nome doa rquivo teremos mais facilicade de "fabricar" a função passar imagem. Definido o modo de armazenamento de suas fotos em vetor, poderemos entao passar para a próxima fase que será justamente a trasação de suas imagens. Defina ai o que você quer utilizar se é vetor com o caminho de todas a imgens ou uma sequencia no nome das fotos na "pasta de origem". Aguardo.

Já está. O caminho seria: F:\Fotos\Fotos Tucano T-27, ou outro qualquer.

Arquivos em jpg
GOSTEI 0
Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

29/11/2010

Uma dica seria você tirar os espaços do nome de sua pasta. Para prevenir possiveis falhas, no carregamento das fotos. se o nome de suas fotos possuem uma sequencia padrão e constante. podemos iniciar um procedimento bastante simples. Cara nao vo conseguir postar tudo aqui hoje, mas antes de mais nada precisaremos saber quantas fotos tem em sua pasta, para criarmos o loop. Devido ao tempo hoje nao conseguirei postar tudo aqui, mas amanha pela manha eu posto aqui para você os passos para isso. e se possivel um exemplo com fonte. Abraços

GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Uma dica seria você tirar os espaços do nome de sua pasta. Para prevenir possiveis falhas, no carregamento das fotos. se o nome de suas fotos possuem uma sequencia padrão e constante. podemos iniciar um procedimento bastante simples. Cara nao vo conseguir postar tudo aqui hoje, mas antes de mais nada precisaremos saber quantas fotos tem em sua pasta, para criarmos o loop. Devido ao tempo hoje nao conseguirei postar tudo aqui, mas amanha pela manha eu posto aqui para você os passos para isso. e se possivel um exemplo com fonte. Abraços

Ok, tiro deixo como Fotos a pasta. Digamos que tem umas 50.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Vou deixar a pasta com nome de Fotos. Agradeço por enquanto.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Vou deixar a pasta com nome de Fotos. Agradeço por enquanto.

Bom dia, fiz uma rotina aqui mas não estou conseguindo.
GOSTEI 0
Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

29/11/2010

Qual rotina você fez?
GOSTEI 0
Wilson Junior

Wilson Junior

29/11/2010

Coloque a rotina aqui, para podermos lhe ajudar.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Acho melhor trabalhar com vetor mesmo. Estou tendo dificuldade em dar um tempo em cada foto.  O que fiz não está funcionando. Poderia fazer um exemplo simples para eu incrementar?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Acho melhor trabalhar com vetor mesmo. Estou tendo dificuldade em dar um tempo em cada foto.  O que fiz não está funcionando. Poderia fazer um exemplo simples para eu incrementar?

Fiz assim:

procedure TForm1.Button4Click(Sender: TObject);
var
  FileName : String;
  SR: TSearchRec;
  I: integer;
  Total : Integer;
begin
 FileName := DirectoryListBox1.Directory + '\*.jpg';

I := FindFirst(FileName , faAnyFile, SR);

while I = 0 do
  begin
    combobox1.Items.Add(sr.Name);
    foto.Picture.LoadFromFile(sr.Name);
    foto.Visible := True;
    I := FindNext(SR);
  end;

Total:= Combobox1.Items.Count;

Label1.Caption := IntToStr(Total);

end;

Esse procedimento lista os arquivos em uma combobox de um diretório x. Tem um TImage no laço, que ao preencher a combo, deveria mostrar no TImage, só que mostra sempre a última. Queria que mostrasse uma a uma até a última com um tempo. Trabalhar com vetor não seria melhor? Com vetor não sei.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Fiz assim:

procedure TForm1.Button4Click(Sender: TObject);
var
  FileName : String;
  SR: TSearchRec;
  I: integer;
  Total : Integer;
begin
 FileName := DirectoryListBox1.Directory + '\*.jpg';

I := FindFirst(FileName , faAnyFile, SR);

while I = 0 do
  begin
    combobox1.Items.Add(sr.Name);
    foto.Picture.LoadFromFile(sr.Name);
    I := FindNext(SR);
  end;

Total:= Combobox1.Items.Count;

Label1.Caption := IntToStr(Total);

end;

Esse procedimento lista os arquivos em uma combobox de um diretório x. Tem um TImage no laço, que ao preencher a combo, deveria mostrar no TImage, só que mostra sempre a última. Queria que mostrasse uma a uma até a última com um tempo. Trabalhar com vetor não seria melhor? Com vetor não sei.

Agora fiz desse jeito:

procedure TForm1.Button5Click(Sender: TObject);
var
 Cont, x : Integer;
begin
x := strToInt(Label1.Caption);  // Aqui são quantos arquivos tem na combo
 for Cont := 0 to x do    // Esse for é para ir varrendo a combo um a um até o fim              
 begin
    combobox1.ItemIndex := Cont;
    foto.Picture.LoadFromFile(combobox1.Text); // Aqui é pra mostrar no TImage. Só que não mostra.
    Timer1.Enabled := True;
 end;

end;

GOSTEI 0
Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

29/11/2010

Tem um erro em seu script. Ele não esta contando todos os arquivos de imagem da pasta, esta pulando de tres em tres.... Estou tentando resolver isso antes de passar a função do slide.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Tem um erro em seu script. Ele não esta contando todos os arquivos de imagem da pasta, esta pulando de tres em tres.... Estou tentando resolver isso antes de passar a função do slide.

Ok, fico no aguardo. Se tiver alguma idéia melhor que essa, pode ser, ok?
GOSTEI 0
Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

29/11/2010

REsolvido seu problema segue o fonte para fins de estudos....

https://www.devmedia.com.br/post-18659-Slides-de-fotos-em-Delphi.html
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Vou dar uma olhada. Vc não usa o Timer?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Vi lá que vc usa Sleep. Perfeito, exatamente isso. Da pra fazer uma animação nas fotos, tipo transição? Essa é pra encerrar.
GOSTEI 0
Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

29/11/2010

Vi lá que vc usa Sleep. Perfeito, exatamente isso. Da pra fazer uma animação nas fotos, tipo transição? Essa é pra encerrar.

Sim com certeza, posso fazer isso mas preciso de tempo que nao tenho agora... Mas prometo fazer esta opção se nao der esta semana no final de semana eu faço.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Sim com certeza, posso fazer isso mas preciso de tempo que nao tenho agora... Mas prometo fazer esta opção se nao der esta semana no final de semana eu faço.

Ok, fico no aguardo. Mas poderia dizer mais ou menos como fazer, que tento aqui. Pode ser?
GOSTEI 0
Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

29/11/2010

Olha eu faria da seguinte forma procuraria algumas rotinas de animaçao de form. E implementaria no Timage...

GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Olha eu faria da seguinte forma procuraria algumas rotinas de animaçao de form. E implementaria no Timage...

Como ficaria nesse exemplo?

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   form2.BringToFront;   form1.Hide;   AnimateWindow(form2.Handle,2000,AW_CENTER);   form2.show; end;   {Abaixo estão outras formas de animações: AW_BLEND //Somente no Windows 2000 AW_CENTER //Abre o formulário do meio pra fora AW_HOR_POSITIVE //Abre o formulário na horizontal, da direita para a esquerda    AW_HOR_NEGATIVE//Abre o formulário na horizontal, da esquerda para a direita AW_VER_POSITIVE//Abre o formulário na vertical, de cima para baixo AW_VER_NEGATIVE}//Abre o formulário na vertical, de baixo para cima
GOSTEI 0
Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

29/11/2010

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   form2.BringToFront;   form1.Hide;   AnimateWindow(form2.Handle,2000,AW_CENTER);   form2.show; end;   {Abaixo estão outras formas de animações: AW_BLEND //Somente no Windows 2000 AW_CENTER //Abre o formulário do meio pra fora AW_HOR_POSITIVE //Abre o formulário na horizontal, da direita para a esquerda    AW_HOR_NEGATIVE//Abre o formulário na horizontal, da esquerda para a direita AW_VER_POSITIVE//Abre o formulário na vertical, de cima para baixo AW_VER_NEGATIVE}//Abre o formulário na vertical, de baixo para cima

Agora nao tenho tempo, mas prometo para vc que vou melhorar o ja postado anteriormente  no maximo na semana que vem vc ja veja os efeitos que vc quer. Mas até la fique fazendo testes, vai que vc consiga antes de mim.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Agora nao tenho tempo, mas prometo para vc que vou melhorar o ja postado anteriormente  no maximo na semana que vem vc ja veja os efeitos que vc quer. Mas até la fique fazendo testes, vai que vc consiga antes de mim.

Ok, combinado. Quero aleatório, tudo bem?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Amigão, até tentei, mas não tenho nem idéia de como fazer isso, rs, tá difícil. Consegui de um jeito aqui que tem que adicionar um form e o Image dentro de um Panel e ai usar esse código ai, mas só sei usar um efeito. Queria que fosse em um form só e efeitos aleatórios.

Abraços. Fico no aguardo. Faz no seu tempo.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Amigão, até tentei, mas não tenho nem idéia de como fazer isso, rs, tá difícil. Consegui de um jeito aqui que tem que adicionar um form e o Image dentro de um Panel e ai usar esse código ai, mas só sei usar um efeito. Queria que fosse em um form só e efeitos aleatórios.

Achei um componente que faz isso, chama-se PicShow. Estou tentando adaptar a rotina com esse componente só que não mostra a próxima foto. O link do site é http://www.delphiarea.com/products/delphi-components/picshow/

Tem um demo lá.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Achei um componente que faz isso, chama-se PicShow. Estou tentando adaptar a rotina com esse componente só que não mostra a próxima foto. O link do site é http://www.delphiarea.com/products/delphi-components/picshow/

Tem um demo lá.

Oi, sei que estão todos ocupados, mas estou precisando muito disso, estou com o projeto parado, agradeço a ajuda de todos, estou tentando aqui mas tá difícil mesmo porque é a primeira vez que trabalho com imagens. Obrigado por hora.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Tem um demo lá.

Oi, sei que estão todos ocupados, mas estou precisando muito disso, estou com o projeto parado, agradeço a ajuda de todos, estou tentando aqui mas tá difícil mesmo porque é a primeira vez que trabalho com imagens. Obrigado por hora.

No aguardo.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Ninguém?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Poderiam me ajudar a fazer efeitos aleatórios no slide ?

Obrigado por hora.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Poderiam me ajudar a fazer efeitos aleatórios no slide ?

Obrigado por hora.

Esqueceram de mim? Estou precisando da ajuda de vocês.

:o)
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Alguém poderia me ajudar?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Puxa, faz um tempo que postei e até agora ninguém pra ajudar a continuar o que começou? Tava indo tão bem. Me ajudaram e agora que quero encerrar com efeito nas fotos......
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Puxa, faz um tempo que postei e até agora ninguém pra ajudar a continuar o que começou? Tava indo tão bem. Me ajudaram e agora que quero encerrar com efeito nas fotos......

Leonardo, vc esqueceu de mim, rs.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Alguém para ajudar?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

O que acontece? Ninguém responde. Antes era rapidinho. Estou precisando muito disso.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Porque ninguém responde? Tava indo tudo bem. To querendo efeitos de uma foto para outra pelo Delphi. Me ajudaram muito no slide, agora pra encerrar o chamado, precisava disso e até agora ninguém. O que aconteceu?
GOSTEI 0
Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

29/11/2010

Porque ninguém responde? Tava indo tudo bem. To querendo efeitos de uma foto para outra pelo Delphi. Me ajudaram muito no slide, agora pra encerrar o chamado, precisava disso e até agora ninguém. O que aconteceu?

Cara to vendo o teu chamado aqui, e assim eu tenho trabalhado muito aqui em outros sistemas, e nao tive tempo para der continuidade para você. Com toda certeza isso que vc quer vc tera que utilizar theads para processar suas imagens sem travar seu sistema. ou tente colocar uma imagem para passar por cima de sua jpg em tenpo de execuçao, pode ser que resolva por hora. mas tenha um pouco mais de paciencia pois o fórum tem muitos chamados, mas nao se preocupe se depender de mim vc nao ficara sem assistencia. Abraços
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Ok, obrigado pelo retorno. Peço desculpas pela cobrança, é que estou mesmo precisando disso. Desculpas mesmo. Não tenho muita habilidade nessa parte do delphi, está de parabéns pelo que já foi feito. Vou aguardar por sua ajuda, se já fez legal sem efeito, imagina com efeito. Desculpa novamente pela cobrança.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Ok, obrigado pelo retorno. Peço desculpas pela cobrança, é que estou mesmo precisando disso. Desculpas mesmo. Não tenho muita habilidade nessa parte do delphi, está de parabéns pelo que já foi feito. Vou aguardar por sua ajuda, se já fez legal sem efeito, imagina com efeito. Desculpa novamente pela cobrança. Sei que vocês tem outros chamados para ver, não é só o meu.
GOSTEI 0
Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

29/11/2010

Frederico, você tentou realizar o procedimento de passar um componente image por cima de sua imagem apra simular um efeito? Tipo faça o movimento de uma imagem em png por cima de sua imagem do slide, isso seria interesante pois estou estudando aqui uma forma de manipuar os pixels das imagens, este seu chamado é bem aquilo ali é um novo desfio, pelo menos para mim esta sendo e te digo que nao estamuito facil fazer o que você quer mas estou no caminho.na quarta feira se eu nao tiver progressos posto aqui o fonte para você ver como esta indo o desenvolvimento,. e tambem para você ver que você nao foi esquecido. Abraços
GOSTEI 0
Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

29/11/2010

Frederico, você tentou realizar o procedimento de passar um componente image por cima de sua imagem apra simular um efeito? Tipo faça o movimento de uma imagem em png por cima de sua imagem do slide, isso seria interesante pois estou estudando aqui uma forma de manipuar os pixels das imagens, este seu chamado é bem aquilo ali é um novo desfio, pelo menos para mim esta sendo e te digo que nao estamuito facil fazer o que você quer mas estou no caminho.na quarta feira se eu nao tiver progressos posto aqui o fonte para você ver como esta indo o desenvolvimento,. e tambem para você ver que você nao foi esquecido. Abraços

Bom acabei de perceber que eu estava re-inventando a roda...rsrs ja tem um componente pronto para este tipo de coisa, pena que nao tinha achado ele antes, vai ai o link dele. E seu problema estará resolvido. Abraços

http://www.delphiarea.com/products/delphi-components/picshow/
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Caro amigo Leonardo,

Baixei esse componente. Muito legal mesmo, só que queria fazer um exemplo mais simples, o que vem com ele é muito complicado de entender. Queria usar no exemplo que você fez. Tentei mudar o TImage para o PicShow mas mostra sempre a última foto. Agradeço pelo retorno.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Isso é possível? Utilizar o PicShow no exemplo que vc fez? Eu não consegui.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Esqueceram de mim?
GOSTEI 0
Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

29/11/2010

Ola frederico.

Tive olhando o Picshow neste fim de semana para te traser uma soluçao, bom é possivel sim fazer ele funcionar com o exemplo que eu fiz. Mas para que o picshou funcione no meu exemplo, você terá que passar alguns parametros para o pichow (que na verdade o picshow carrega a imagem dentro de um componente Panel) e assim manipulando o canvas de uma maneira muito eficiente.  O picshow trablaha com um pacth que é o caminho dos arquivos de fotos, o que você terá que fazer para poder visualizar suas fotos. Outa coisa o picshow terá que utilizar tres procedures do demo, a serem inseridas no meu exemplo nao tive tempo suficiente para fazer isso mas sinta-se a vontade para faze-lo. as procedures são pach, Nextimage, loadimage. Estas voê terá que copiar do exemplo e colar no código do meu exemplo para que ele funcione, troque o componente Timage picshow, e apenas ligue o pach do pichow com o caminho que você ja tem no filelistbox. espero que você com esta dica consiga resolver seu problema. Abraços
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Caro amigo Leonardo, muito obrigado pela atenção.

É só colar essas procedures pach, Nextimage, loadimage do demo no seu exemplo e trocar o componente TImage pelo PicShow? Somente isso pelo que entendi? Essa parte do parâmetro não entendi direito, poderia explicar melhor? Tem como fazer no exemplo, caso tenha um tempo, essa parte não domino muito. Vou tentar fazer aqui, mas agradeceria se fizesse. Ah e um bom Natal pra você e sua família.

Att, Fred.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Caro Leonardo, Não achei essas procedures pach, Nextimage, loadimage. Onde estão essas procedures no exemplo do Componente?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Não achei as procedures, poderia me ajudar?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Não tive resposta ainda sobre o meu problema, estou precisando de ajuda. Não estou pressionando, estou precisando mesmo disso. Não achei as procedures do componente PicShow conforme descrito acima.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Esqueceram de mim? Não tive mais resposta.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

29/11/2010

Esqueceram de mim? Não tive mais resposta.

Ainda aguardo uma resposta do solicitado.
GOSTEI 0
POSTAR