SQL Server Express Limite

SQL Server

09/11/2014

O Banco de dados SQL Server possui um limite de tamanho do banco de dados, quando esse limite é ulttrapassado é obrigatorio comprar um mais robusto?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Curtidas 0

Respostas

Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

09/11/2014

O SQL Server Express é uma versão para estudo e difundir a cultura de seu uso, então tamanho da base de dados depende da versão.

Qual versão você usa?
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

09/11/2014

Não somente para estudo jothaz. quero saber se depois de ultrapassar o limite existe alguma solução utilizando o mesmo Express.
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

09/11/2014

Não somente para estudo jothaz. quero saber se depois de ultrapassar o limite existe alguma solução utilizando o mesmo Express.


Com você se esqueceu de respondeu qual a versão que você esta utilizando segue algumas informaçoes:

Acho que as versões anteriores ao SQL 2014 o limite é de 4 gigas ou 8.

No SQL 2014 o limite é de 10 gigabytes. Ao alcançar este limite tudo vai continuar funcionando corretamente, porém você não consegue incluir mais dados nas tabelas. Como seria somente para estou a solução seira limpar os dados. É possível instalar várias instâncias na mesma máquina e acho que com isso pode se contornar o problema, mas não tenho certeza.

Agora 10 giga é um espaço de respeito.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

09/11/2014

O tamanho maximo é referente a instancia?
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

09/11/2014

Mariana,

Eu nunca tinha me preocupado com isto, afinal 10 giga é espaço que dá e sobra para estudar e como disse seria só limpar os dados obsoletos.

Mas fiquei intrigado com o seu questionamento e resolvi perguntar para os "universitários" da uma conferida no link:

https://social.msdn.microsoft.com/Forums/sqlserver/pt-BR/c3b971dc-8df6-4a6e-8975-d90869306b5f/sqlexpress-limite-do-banco-de-dados?forum=520
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

09/11/2014

é por banco então? é isso mesmo?
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

09/11/2014

é por banco então? é isso mesmo?


É por banco tamanho de cada arquivo .mdf.

Lembrando que ainda tem restrição ao número de conexões concorrentes (5) e quantidade de memória usada (1giga).
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

09/11/2014

Então com o Express da pra fazer muita coisa, mercadinho, farmacia e quando ultrapassar o limite fazer desse banco apenas historico, estou certa?
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

09/11/2014

Certíssima, agora só tem um porém, ela é para estudo, então se você instalar em um cliente para uso comercial a cópia se torna pirata.
Se o cliente não se importar tudo tranquilo, pois isto não afeta as funcionalidades do produto.

E lembre-se da restricões que eu apontei no post anterior: número máximo de conexões concorrentes (5) e quantidade de memória usada (1giga).
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

09/11/2014

Sobre usar comercialmente já me falaram que poderia até utilizar, mas não sei dos limites, ex: uma empresa possui uma matriz(SQL Server edição Enterprise) e possui umas 5 filiais, já me disseram que poderia ter nessas 5 filiais o SQL Server Express sem nenhum problema.
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

09/11/2014

Sinceramente nunca li os termos de licença do Express, pois sempre utilizei-o para estudo, então acho que só lendo mesmo para se ter certeza.

Se quem lhe disse que pode utilizar sem problemas é de confiança então eu posso esta enganado quando disse que o uso comercial violaria a mesma.

Sou meio lerdo e não entendi quando você diz:

ex: uma empresa possui uma matriz(SQL Server edição Enterprise) e possui umas 5 filiais, já me disseram que poderia ter nessas 5 filiais o SQL Server Express sem nenhum problema.


Se a filial tem o Enterprise para que o Express? Ou você esta se referindo ao Manegement Studio?
Ou cada filial teria seu bd sem ser centralizado na filial?

A limitação de somente 5 conexões ao bd simultâneas o que pode atrapalhar muito o uso, afinal 6 empresas certamente teriam mais de 5 conexões concorrente.

O outro fato seria o limite no uso da ram 1 giga o que certamente afeta a performance.

Detalhes em: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/cc645993.aspx

Agora tudo depende do cenário e do que foi acertado com o cliente.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

09/11/2014

Se a filial tem o Enterprise para que o Express? Ou você esta se referindo ao Manegement Studio?
Ou cada filial teria seu bd sem ser centralizado na filial?


Eu acho que a empresa pagaria mais se fosse mais de um SQL Server Enterprise, não tenho certeza.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

09/11/2014

Sabe algo sobre isso?
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

09/11/2014

Sabe algo sobre isso?


Hoje em dia com servidores possantes e a rede com velocidade de conexão razoavelmente decentes (claro que pode melhorar muito) o mais importante é informações online em tempo real. Normalmente quando existem filiais elas utilizam o banco de dados centralizado na Matriz. Assim a aplicação seria multi empresa, cada empresa veria somente os seus dados, porém teria alguns usuários que veriam a informação consolidada de todas a filiais e matriz facilitando o gerenciamento e tomada de decisões em tempo real.

Não faz sentido cada empresa ter seu banco pois desta forma a informação não seria em tempo real e muito menos consolidada. Seria necessário efetuar uma rotina para fazê-lo. Antigamente era feito assim pois não existia avanços tecnológicos como hoje. Então era enviados arquivos das filias para a matriz e a atualização era feita.

Então na minha opinião, frisando opinião pessoal, não seria lógico ter a versão Enterprise na matriz e a Express na filial.

Claro que na impede que as filiais tenham o Express para teste e estudo e talvez até para algum sistema específico para a filial. Agora para usá-lo como banco para o sistema corporativo não da. Só limitações de usuários, memória e falta de sincronismo das informações já torna a ideia sem sentido.

Agora existe louco para tudo no mundo!

Se você esta querendo usar o Express para desenvolver comercialmente 10 gigas por .mdf é muito espaço e quando acabar é só fazer um backup e limpar os dados. o probelma são a limitações que já apontei que afetam a performance. Agora ser isto não for empecilho tudo bem.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

09/11/2014

Então a melhor forma é centralizar os dados na matriz, passando os dados em tempo real para matriz, mas aí eu encontro o problema Jothaz, não se se concorda, se der problema com a rede, internet, enfim, problemas de comunicação, a filial vai ficar parada, concorda?
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

09/11/2014

Então a melhor forma é centralizar os dados na matriz, passando os dados em tempo real para matriz, mas aí eu encontro o problema Jothaz, não se se concorda, se der problema com a rede, internet, enfim, problemas de comunicação, a filial vai ficar parada, concorda?


Tudo depende do cenário e do custo/benefício. E não existe um reposta definitiva vai da analise da situação.

E devemos dividir os problemas em: problemas com a rede interna da empresa e problemas com o link internet.
Se o problema é na rede interna da empresa/filial o banco de dados mesmo instalado localmente não vai funcionar, então a filial vai ficar parada.
Se a internet parar, com banco local sua aplicação roda, mas você não conseguirá receber via cartão de débito, cartão de crédito só com boleto impresso (nem sei se ainda é usado) e mesmo a NFE fica comprometida (acho que tem contingenciamento para isto). A priori você só receberia no dinheiro. Quase pararia a filial.
Outra observação é que se a empresa e o projeto é realmente sério você vai utilizar um link privado e não os link pessoais que existem por ai. Que são link bem mais estáveis.

NO levantamento/documentação do seu projeto, normalmente define-se os requisitos funcionais e não funcionais. E um requisito não funcional seria "depende de conexão internet 7/7", se isto for aceito e entendido pelo cliente então quando existir algum problema na rede/internet, desde que não seja causado por um mal funcionamento da sua aplicação, este problema é de responsabilidade da equipe de infra-estrutura, não da sua.

Muitas empresa, vive com o sistema fora do ar e não atende o cliente. Empresas estatais (energia, saneamento e etc) em geral quando ficam sem sistema param. Sei que é um péssimo exemplo. kkkkk

Se a empresa não pode parar nem por um minuto, então deve-se definir ações para mitigar estes problemas. Por exemplo: ter dois link, processos manuais ou alguma forma de replicar os dados.

Dê uma pesquisada sobre replicação de dados, pode ser uma saída, tudo depende do escopo do projeto e do custo. Para implantar esta solução acho que SQLExpress não seria recomendado.

Se for realmente necessário que o sistema não para de funcionar não seria o SQL Express que seguraria a barra. Como já ressaltei além da limitação de conexões simultâneas existe a limitação de uso de memória (1 giga). Se o sistema for complexo e robusto o SQL Express não dá conta do recado e vai perder performance de forma perceptível.

E lembre-se que para manter a base de dados descentralizada requer um infra-estrutura de boa qualidade na filial, o que envolve gastos. Além de uma estratégia para replicar as alterações na base de dados para as filiais e a replicação de dados para a Matriz e demais filiais (caso haja necessidade de compartilhar informações entre elas).

Qual seria o cenário que você esta propondo, mesmo que hipoteticamente?

Quantas filiais, quantidade de acesso concorrentes, estimativa de número de tabelas e tamanho dos dados, disponibilidade das informações, as filiais compartilham informação (um filial pode saber ser um produto esta disponível em outra filial) e qual o escopo do projeto.
GOSTEI 0
Isaac Jose

Isaac Jose

09/11/2014

para estudos utilize o developor. é digamos um ctr c ctrv do enterprise a unica diferença é que nao pode ser colocado em ambiente de produção.
abraços a todos.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

09/11/2014

Jothaz, deve analisado minuciosamente todas as questões que você citou. obrigada pelo conhecimento compartilhado.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

09/11/2014

para estudos utilize o developor. é digamos um ctr c ctrv do enterprise a unica diferença é que nao pode ser colocado em ambiente de produção.
abraços a todos.


Sempre fazendo testes antes Isaac! obrigada por lembrar.
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

09/11/2014

Jothaz, deve analisado minuciosamente todas as questões que você citou. obrigada pelo conhecimento compartilhado.


É isto ai! De nada!

Não vai existir solução 100%, sempre vai existir algum ponto fraco.

A centralização lhe dá um visão maior e online, facilita na manutenção e backup, permite compartilhar informações entre as empresas online e dá atomicidade a visão das suas informações. Em compensação fica dependente da conexão internet. Hoje se a internet para a maioria das empresas e serviços param.

E depende do custo, que é o que define o que será adotado.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

09/11/2014

Exatamente isso mesmo, analise de riscos e planos A, B e C...Z.
GOSTEI 0
Robson

Robson

09/11/2014

Não sei se ainda vale a pena, porém atualmente essa é a descrição do SQL express:

"Aproveite o mesmo mecanismo de banco de dados potente em uma versão adaptada para redistribuição e incorporação. O SQL Server Express inclui 10 GB de armazenamento por banco de dados, fácil backup e restauração para o Microsoft Azure, além da compatibilidade com todas as edições do SQL Server e Microsoft Azure SQL, para que você possa desenvolver e implantar a solução com confiança."
GOSTEI 0
Diogo Pereira

Diogo Pereira

09/11/2014

Prezado, gostaria da fonte onde você encontrou essa limitação de conexões concorrentes.
Obrigadp
GOSTEI 0
POSTAR