SQL Server vs Oracle Database - vantagens e desvantagens

SQL

15/05/2013

olá caros colegas, na minha visão existem dois grandes gerenciadores de dados, que é o SQL Server e o Oracle Database, este ultimo eu desconheço totalmente, não conheço nada sobre ele e queria saber:

SQL Server vs Oracle Database - vantagens e desvantagens ???
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Curtidas 0

Respostas

Roniere Almeida

Roniere Almeida

15/05/2013

Muito importante essa questão, irei acompanhar o post.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/05/2013

Muito importante essa questão, irei acompanhar o post.


obrigada Roniere, quero fazer um pequeno debate sobre o assunto.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

15/05/2013

conheço pouco pra não dizer nada de Oracle, conheço um pouco o SQL Server, e o que posso dizer é uma otima plataforma de dados, umas das melhores sem duvida.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/05/2013

conheço pouco pra não dizer nada de Oracle, conheço um pouco o SQL Server, e o que posso dizer é uma otima plataforma de dados, umas das melhores sem duvida.


concordo com, e tb acho dificil encontrar coisas boas relacionados ao banco Oracle.
GOSTEI 0
Renato Souza

Renato Souza

15/05/2013

Boa noite. Olha, sobre o que eu conheço referente a banco de dados como eu fiz faculdade e conheci a base de dados oracle e eu conheci SQL atraves de cursos. Entao vou opinar somente sobre um quase profundo conhecimento sobre ORACLE.
Otima ferramenta, porem, so empresas de grande porte possuem tal ferramenta. Isso nao quer dizer que a SQL SERVER nao seja para grandes empresas.
Entao, se puder conhecer as duas ferramentas sera uma otima opçao.

GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/05/2013

Ola bom dia!!!

Acredito que as duas ferramentas sao otimas, e extremamente ageis e estaveis.

nao conheco aprofundadamente as duas, mas ja vi algumas coisas com relacao a Oracle e SQL Server, utilizamos aqui na empresa.

Como foi dito as empresas maiores utilizam oracle, assim como tambem utilizam SQL Server, o que aparenta, nao quer dizer que seja especificamente assim, eh que o SQL Server tem mais opcao para empresas de pequeno porte utilizarem, como por exemplo licenciamento por core e nao precisa licenciar as estacoes, e as outras metodologias necessitaria licenciar as calls de acesso.

O oracle trabalha com algumas terminologias um pouco diferentes, que quem tem um conhecimento em java por exemplo esta mais familiarizado, como por exemplo, classe, atributo, objeto, etc.

Custos com cursos, os cussos de sql me parecem que sao mais baratos que de Oracle, embora se nao me engano o mercado de oracle paga mais que o de sql. rsrsr

Oracle, aparenta ter uma possbilidade maior de programacao dentro do banco, acredito que esse processo seja um pouco diferente no SQL Server, embora nao vejo muito se falar sobre programadores de banco de dados SQL Server, sei que existe inclusive certificacao microsoft para isso. rsrsr

Bom acho que eh so... de minha parte, meu conhecimento eh um tanto quanto limitado... rsrsr

Acredito que se houver mais participacao podera ser mais util.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/05/2013

Boa noite. Olha, sobre o que eu conheço referente a banco de dados como eu fiz faculdade e conheci a base de dados oracle e eu conheci SQL atraves de cursos. Entao vou opinar somente sobre um quase profundo conhecimento sobre ORACLE.
Otima ferramenta, porem, so empresas de grande porte possuem tal ferramenta. Isso nao quer dizer que a SQL SERVER nao seja para grandes empresas.
Entao, se puder conhecer as duas ferramentas sera uma otima opçao.



é justamente isso mesmo que quero fazer, aprender um pouco de cada, obrigada.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/05/2013

é bem por aew mesmo Alex, mas pelo pouco que conhece o SQL Server, acredito que ele seja o unico a bater de frente com o Oracle, existem coisas que existem no SQL Server que não existem no Oracle e vice-versa. cada um com suas particularidades.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/05/2013

é bem por aew mesmo Alex, mas pelo pouco que conhece o SQL Server, acredito que ele seja o unico a bater de frente com o Oracle, existem coisas que existem no SQL Server que não existem no Oracle e vice-versa. cada um com suas particularidades.


sim eh exatamente isso.

hj os dois que sao os mais mais... sao eles.

inclusive meu professor da faculdade, professor de banco de dados, ele tambem disse isso. rsrsr
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/05/2013

sim, são os dois grandes do momento e isso ja faz um tempo, rsrsrsrs
GOSTEI 0
Andre Rocha

Andre Rocha

15/05/2013

Conheço ambos, de forma técnica o que posso afirmar para compartilhar com o fórum o tema proposto é que o Oracle Database faz muito bem a parte de integridade e desempenho já o SQL Server é muito mais intuitivo, permitindo que qualquer pessoa com conhecimento básico de lógica, banco de dados e vontade de aprender o gerencie sem maiores problemas. Hoje trabalho na área de T.I da empresa e utilizamos o Oracle Database que é indicado para operações muito complexas e até mesmo em uma única base serem relacionados diferente tipos de aplicação de diferentes ERP's. Se houvesse uma terceira opção com a competência do Oracle Database e a interface e escalabilidade do SQL Server esse SGBD seria imbatível!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

15/05/2013

bom, só posso falar daquilo que conheço, pouco mais conheço, acredito que o SQL Server é uma grande plataforma de dados, com diversos recurso, alem do mais existem as edições para cada tipo de situação.
GOSTEI 0
Andre Rocha

Andre Rocha

15/05/2013

bom, só posso falar daquilo que conheço, pouco mais conheço, acredito que o SQL Server é uma grande plataforma de dados, com diversos recurso, alem do mais existem as edições para cada tipo de situação.


Concordo, as versões fazem com que o SQL Server e Oracle Database completem diferentes necessidades, usamos tanto as versões Oracle Express 10g e 11g como a versão Enterprise, nestes casos as versões express estão nas bases de testes e homologação já a versão Enterprise é de produção. Assim também no SQL Server onde há versão gratuita mais limitada e as versões Standard e Enterprise para fins específicos!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

15/05/2013

bom, só posso falar daquilo que conheço, pouco mais conheço, acredito que o SQL Server é uma grande plataforma de dados, com diversos recurso, alem do mais existem as edições para cada tipo de situação.


Concordo, as versões fazem com que o SQL Server e Oracle Database completem diferentes necessidades, usamos tanto as versões Oracle Express 10g e 11g como a versão Enterprise, nestes casos as versões express estão nas bases de testes e homologação já a versão Enterprise é de produção. Assim também no SQL Server onde há versão gratuita mais limitada e as versões Standard e Enterprise para fins específicos!


exatamente, mas estou um pouco por fora sobre a oracle.
GOSTEI 0
Andre Rocha

Andre Rocha

15/05/2013

bom, só posso falar daquilo que conheço, pouco mais conheço, acredito que o SQL Server é uma grande plataforma de dados, com diversos recurso, alem do mais existem as edições para cada tipo de situação.


Concordo, as versões fazem com que o SQL Server e Oracle Database completem diferentes necessidades, usamos tanto as versões Oracle Express 10g e 11g como a versão Enterprise, nestes casos as versões express estão nas bases de testes e homologação já a versão Enterprise é de produção. Assim também no SQL Server onde há versão gratuita mais limitada e as versões Standard e Enterprise para fins específicos!


exatamente, mas estou um pouco por fora sobre a oracle.


Roniere, o Oracle é muito bom para estudos o site te permite baixar uma base completa junto com o Oracle Database, há um livro chamado Oracle - Manual do DBA que contem muitos exercícios para qualificação neste SGBD através do PL/SQL Oracle e também via browser. Fica a dica neste link's!

http://www.oracle.com/technology/products/database/xe/index.html
http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1196/oracle-freeware-conheca-a-nova-edicao-gratuita-do-banco-de-dados-oracle-oracle-express-edition-10g.aspx
http://www.oficinadanet.com.br/apostilas/detalhe/162/apostila_de_oracle

Fiz curso completo para o Microsoft SQL Server 2008, quanto ao Oracle, aprendo pelos conteúdos publicados no DevMedia e por outras referências como estas acima. Espero que seja útil!
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/05/2013

mais informações, nem estava mais acompanhando o post, obrigada.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

15/05/2013

valeu @truerocha pelos links.
GOSTEI 0
Andre Rocha

Andre Rocha

15/05/2013

Bom dia,

Espero que possamos compartilhar conhecimento sempre!

Fraterno Abraço!
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/05/2013

obrigada.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

15/05/2013

Os dois são bancos pagos, ambos com edições free, otima discussão, mas como sou fraco nos dois não irei opinar sobre os mesmo.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/05/2013

Os dois são bancos pagos, ambos com edições free, otima discussão, mas como sou fraco nos dois não irei opinar sobre os mesmo.


eu tambem Alan, o forum ajuda muito.
GOSTEI 0
Andre Rocha

Andre Rocha

15/05/2013

Boa Tarde a todos!

Desejo um ano repleto de boas realizações e que possamos sempre contribuir com bons conteúdos.

Minha dica para quem quer conhecer um pouco mais de Oracle é dar uma olhada nos links postados por mim aqui no fórum, recentemente me matriculei em mais dois cursos online. Tenho preferência em EAD pela comodidade e conforto de estudar em casa, neste caso, http://www.treinaweb.com.br/curso/ é o site indicado onde após fazer o curso recebi impresso os certificados do Curso Oracle e Oracle DBA.

Minha sugestão é que quando for possível absorvam bons conhecimentos, quero parabenizar a Equipe do DEVMEDIA pelo trabalho excelente aqui no site e a galera do fórum um fraterno abraço!

Até mais.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

15/05/2013

@truerocha para vc tb...

obrigado pela dica!!!
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/05/2013

@truerocha pra vc tambem!!!

felicidades e conquistas para todos.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

15/05/2013

alguem tem uma tabela comparativa?
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/05/2013

achei esse, mas deve ser bem antigo:

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/311278-20140505-133625.jpg[/img]
GOSTEI 0
POSTAR