SQL Server vs Oracle Database - vantagens e desvantagens

15/05/2013

0

SQL

olá caros colegas, na minha visão existem dois grandes gerenciadores de dados, que é o SQL Server e o Oracle Database, este ultimo eu desconheço totalmente, não conheço nada sobre ele e queria saber:

SQL Server vs Oracle Database - vantagens e desvantagens ???
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

15/05/2013

Roniere Almeida

Muito importante essa questão, irei acompanhar o post.
Responder

15/05/2013

Mariana Carvalho

Muito importante essa questão, irei acompanhar o post.


obrigada Roniere, quero fazer um pequeno debate sobre o assunto.
Responder

17/05/2013

Roniere Almeida

conheço pouco pra não dizer nada de Oracle, conheço um pouco o SQL Server, e o que posso dizer é uma otima plataforma de dados, umas das melhores sem duvida.
Responder

17/05/2013

Mariana Carvalho

conheço pouco pra não dizer nada de Oracle, conheço um pouco o SQL Server, e o que posso dizer é uma otima plataforma de dados, umas das melhores sem duvida.


concordo com, e tb acho dificil encontrar coisas boas relacionados ao banco Oracle.
Responder

08/06/2013

Renato Souza

Boa noite. Olha, sobre o que eu conheço referente a banco de dados como eu fiz faculdade e conheci a base de dados oracle e eu conheci SQL atraves de cursos. Entao vou opinar somente sobre um quase profundo conhecimento sobre ORACLE.
Otima ferramenta, porem, so empresas de grande porte possuem tal ferramenta. Isso nao quer dizer que a SQL SERVER nao seja para grandes empresas.
Entao, se puder conhecer as duas ferramentas sera uma otima opçao.

Responder

23/09/2013

Alex Lekao

Ola bom dia!!!

Acredito que as duas ferramentas sao otimas, e extremamente ageis e estaveis.

nao conheco aprofundadamente as duas, mas ja vi algumas coisas com relacao a Oracle e SQL Server, utilizamos aqui na empresa.

Como foi dito as empresas maiores utilizam oracle, assim como tambem utilizam SQL Server, o que aparenta, nao quer dizer que seja especificamente assim, eh que o SQL Server tem mais opcao para empresas de pequeno porte utilizarem, como por exemplo licenciamento por core e nao precisa licenciar as estacoes, e as outras metodologias necessitaria licenciar as calls de acesso.

O oracle trabalha com algumas terminologias um pouco diferentes, que quem tem um conhecimento em java por exemplo esta mais familiarizado, como por exemplo, classe, atributo, objeto, etc.

Custos com cursos, os cussos de sql me parecem que sao mais baratos que de Oracle, embora se nao me engano o mercado de oracle paga mais que o de sql. rsrsr

Oracle, aparenta ter uma possbilidade maior de programacao dentro do banco, acredito que esse processo seja um pouco diferente no SQL Server, embora nao vejo muito se falar sobre programadores de banco de dados SQL Server, sei que existe inclusive certificacao microsoft para isso. rsrsr

Bom acho que eh so... de minha parte, meu conhecimento eh um tanto quanto limitado... rsrsr

Acredito que se houver mais participacao podera ser mais util.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

23/09/2013

Mariana Carvalho

Boa noite. Olha, sobre o que eu conheço referente a banco de dados como eu fiz faculdade e conheci a base de dados oracle e eu conheci SQL atraves de cursos. Entao vou opinar somente sobre um quase profundo conhecimento sobre ORACLE.
Otima ferramenta, porem, so empresas de grande porte possuem tal ferramenta. Isso nao quer dizer que a SQL SERVER nao seja para grandes empresas.
Entao, se puder conhecer as duas ferramentas sera uma otima opçao.



é justamente isso mesmo que quero fazer, aprender um pouco de cada, obrigada.
Responder

23/09/2013

Mariana Carvalho

é bem por aew mesmo Alex, mas pelo pouco que conhece o SQL Server, acredito que ele seja o unico a bater de frente com o Oracle, existem coisas que existem no SQL Server que não existem no Oracle e vice-versa. cada um com suas particularidades.
Responder

23/09/2013

Alex Lekao

é bem por aew mesmo Alex, mas pelo pouco que conhece o SQL Server, acredito que ele seja o unico a bater de frente com o Oracle, existem coisas que existem no SQL Server que não existem no Oracle e vice-versa. cada um com suas particularidades.


sim eh exatamente isso.

hj os dois que sao os mais mais... sao eles.

inclusive meu professor da faculdade, professor de banco de dados, ele tambem disse isso. rsrsr
Responder

23/09/2013

Mariana Carvalho

sim, são os dois grandes do momento e isso ja faz um tempo, rsrsrsrs
Responder

23/09/2013

Andre Rocha

Conheço ambos, de forma técnica o que posso afirmar para compartilhar com o fórum o tema proposto é que o Oracle Database faz muito bem a parte de integridade e desempenho já o SQL Server é muito mais intuitivo, permitindo que qualquer pessoa com conhecimento básico de lógica, banco de dados e vontade de aprender o gerencie sem maiores problemas. Hoje trabalho na área de T.I da empresa e utilizamos o Oracle Database que é indicado para operações muito complexas e até mesmo em uma única base serem relacionados diferente tipos de aplicação de diferentes ERP's. Se houvesse uma terceira opção com a competência do Oracle Database e a interface e escalabilidade do SQL Server esse SGBD seria imbatível!
Responder

23/09/2013

Roniere Almeida

bom, só posso falar daquilo que conheço, pouco mais conheço, acredito que o SQL Server é uma grande plataforma de dados, com diversos recurso, alem do mais existem as edições para cada tipo de situação.
Responder

23/09/2013

Andre Rocha

bom, só posso falar daquilo que conheço, pouco mais conheço, acredito que o SQL Server é uma grande plataforma de dados, com diversos recurso, alem do mais existem as edições para cada tipo de situação.


Concordo, as versões fazem com que o SQL Server e Oracle Database completem diferentes necessidades, usamos tanto as versões Oracle Express 10g e 11g como a versão Enterprise, nestes casos as versões express estão nas bases de testes e homologação já a versão Enterprise é de produção. Assim também no SQL Server onde há versão gratuita mais limitada e as versões Standard e Enterprise para fins específicos!
Responder

23/09/2013

Roniere Almeida

bom, só posso falar daquilo que conheço, pouco mais conheço, acredito que o SQL Server é uma grande plataforma de dados, com diversos recurso, alem do mais existem as edições para cada tipo de situação.


Concordo, as versões fazem com que o SQL Server e Oracle Database completem diferentes necessidades, usamos tanto as versões Oracle Express 10g e 11g como a versão Enterprise, nestes casos as versões express estão nas bases de testes e homologação já a versão Enterprise é de produção. Assim também no SQL Server onde há versão gratuita mais limitada e as versões Standard e Enterprise para fins específicos!


exatamente, mas estou um pouco por fora sobre a oracle.
Responder

23/09/2013

Andre Rocha

bom, só posso falar daquilo que conheço, pouco mais conheço, acredito que o SQL Server é uma grande plataforma de dados, com diversos recurso, alem do mais existem as edições para cada tipo de situação.


Concordo, as versões fazem com que o SQL Server e Oracle Database completem diferentes necessidades, usamos tanto as versões Oracle Express 10g e 11g como a versão Enterprise, nestes casos as versões express estão nas bases de testes e homologação já a versão Enterprise é de produção. Assim também no SQL Server onde há versão gratuita mais limitada e as versões Standard e Enterprise para fins específicos!


exatamente, mas estou um pouco por fora sobre a oracle.


Roniere, o Oracle é muito bom para estudos o site te permite baixar uma base completa junto com o Oracle Database, há um livro chamado Oracle - Manual do DBA que contem muitos exercícios para qualificação neste SGBD através do PL/SQL Oracle e também via browser. Fica a dica neste link's!

http://www.oracle.com/technology/products/database/xe/index.html
http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1196/oracle-freeware-conheca-a-nova-edicao-gratuita-do-banco-de-dados-oracle-oracle-express-edition-10g.aspx
http://www.oficinadanet.com.br/apostilas/detalhe/162/apostila_de_oracle

Fiz curso completo para o Microsoft SQL Server 2008, quanto ao Oracle, aprendo pelos conteúdos publicados no DevMedia e por outras referências como estas acima. Espero que seja útil!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar