sugestão de tema para TCC
seguinte, 7º periodo de Sistemas de Informação e vou começar o TCC, otimo ne :D ? nem tanto :(
minha faculdade (Estácio) não permite artigos científicos (como eu queria muito fazer), temos q desenvolver um software, ai q ta o problema todo, só consigo ter ideias grandiosas, praticamente ERPs. Mas como nao fiz estágio (e no final do curso vai ser complicado conseguir) to meio inseguro pra desenvolver, farei com um amigo, experiente na area, mas nao saca muito de programação, estamos procurando mais um integrante q seja bom nisso para q possa me auxiliar.
Devo fazer em Java, ajudem ae galera. vlw flw
Thales Silva
Melhor post
Joel Rodrigues
04/08/2015
A partir dessa API você pode permitir até mesmo a soluções de terceiros consumirem seus dados para implementar algo extra.
Mais Respostas
Eduardo Pessoa
04/08/2015
Thales Silva
04/08/2015
curti a ideia fera, pouca gente pensa no webservice, chega a ser um diferencial.
Galera pode falar ae o q posso consumir nesse webservice.
Eduardo Pessoa
04/08/2015
Exatamente um diferencial! O Joel complementou bem a ideia!
Janaina Mendes
04/08/2015
Thales Silva
04/08/2015
é bem desvalorizado pela banca, e o orientador ja pediu para nós não fazermos CRUD.
Usando as palavras deles, quer algo q solucione um problema real ou melhore algo q esteja de certa forma defasado
Janaina Mendes
04/08/2015
Randrade
04/08/2015
Você não precisa se preocupar com "o que desenvolver". Faça apenas um cadastro simples de "pessoa", por exemplo, e foque mais na integração do webservice com as tecnologias, explicando, demonstrando.
Fazendo isso, você terá muito embasamento teórico para o trabalho (que apesar de não poder ser artigo, que acho estranho, você terá um projeto desenvolvido).
Em meu TCC eu fiz exatamente isso, exceto desktop, kkkkkk. Desenvolvi um app para busca de horários de ônibus de minha região. E junto, um webservice RESTful me retornando esses dados. E de quebra fiz uma interface web para cadastro das informações e visualizações por terceiros.
Consegui 10 de uma forma "fácil". Não fiz nada muito elaborado, apenas foquei no WebService e suas funcionalidades.
Thales Silva
04/08/2015
Você não precisa se preocupar com "o que desenvolver". Faça apenas um cadastro simples de "pessoa", por exemplo, e foque mais na integração do webservice com as tecnologias, explicando, demonstrando.
Fazendo isso, você terá muito embasamento teórico para o trabalho (que apesar de não poder ser artigo, que acho estranho, você terá um projeto desenvolvido).
Em meu TCC eu fiz exatamente isso, exceto desktop, kkkkkk. Desenvolvi um app para busca de horários de ônibus de minha região. E junto, um webservice RESTful me retornando esses dados. E de quebra fiz uma interface web para cadastro das informações e visualizações por terceiros.
Consegui 10 de uma forma "fácil". Não fiz nada muito elaborado, apenas foquei no WebService e suas funcionalidades.
webservice para aplicações mobile muda alguma coisa?
tenho interesse por mobile
Eduardo Pessoa
04/08/2015
Thales Silva
04/08/2015
Sim, android
Eduardo Pessoa
04/08/2015
Randrade
04/08/2015
Hoje em dia virou "febre" utilizar webservice, por N fatores.
Se não existisse WebService, você precisaria configurar o acesso de banco de dados em sua aplicação, verificar se possui compatibilidade, colocar usuário e senha, dentre outras configurações. Com WebService, você não precisa de nada disse. Apenas consumir os dados e tratar os mesmos da forma que quiser.
Um problema é escolher qual tipo de webservice utilizar. Isso sim gera discussões.
Thales Silva
04/08/2015
Muito boa explicação Randrade.
Eduardo Pessoa
04/08/2015
Joel Rodrigues
04/08/2015
Usando essa ideia, você teria o diferencial na arquitetura e poderia até apresentar uma aplicação "servidora" (Web Service) com vários "clientes" (mobile, web, desktop).
Thales Silva
04/08/2015
Usando essa ideia, você teria o diferencial na arquitetura e poderia até apresentar uma aplicação "servidora" (Web Service) com vários "clientes" (mobile, web, desktop).
Falta só um motivo para isso, um problema. Alguma ideia? Vejo pouco disso sobre saúde e esporte, poderia ser um caminho?
Eduardo Pessoa
04/08/2015
Ideias é que não faltam, mas deve-se estudar se realmente irá atender alguma demanda.
Randrade
04/08/2015
Uma pesquisa no google sobre idéias de APP lhe retornam diversas boas idéias.
Porém, pense em algo de seu cotidiano. Algo que irá ajudar.
Eminha faculdade eu desenvolvi um app para alunos derem notas sobre os professores e as aulas.
Foi uma febre por 2 meses, até eu me formar.
Era de "forma anônima", onde ngm sabia as notas que os alunas davam a faculdade ou aos professores, exceto eu. Imagem a " moral" que ganhei... Kkkkkk
Mas e uma ideia. Juntei o útil ao agradável e deu certo.
Um outro, foi um APP para rádio de minha cidade. Porém tive que parar depois, pois não tenho tempo para administrar.
Isso foi coisas de meu cotidiano. Pegue coisas do seu e utilize como base.
Eduardo Pessoa
04/08/2015
Roniere Almeida
04/08/2015
Eduardo Pessoa
04/08/2015
Roniere Almeida
04/08/2015
Sim, uso bastante, como a cidade não está muito segura, me dirigo ao ponto do onibus quando ele está se aproximando.
Eduardo Pessoa
04/08/2015
Randrade
04/08/2015
Aqui em Vitória também possui um app desses. Porém isso complica mais. No meu caso, eu tinha apoio de nada, e de ninguém. Para obter as informações é difícil. Mas tinha planos para melhor, tipo um check-in de quem estivesse nos ônibus, etc. Mas isso não vem ao caso da pergunta inicial, acho que fugimos do escopo. kkkkkkkkkkkkk
Thales Silva
04/08/2015
irei desenvolver um app androd, seja uma agenda de estudos, ate ai muito simples, mas o app ira recomendar conteudos (em texto e videos) e exercicios (uma especie de teste para analisar o desempenho do estudante), tudo isso de acordo com as disciplinas programadas para estudar em tal dia. O publico alvo q pretendo sao os "concurseiros" (pessoal q vai prestar concurso)
agora conto com vcs para sugestao de livros para programaçao mobile
achei 2, nao acho avaliaçoes sobre eles:
Google Android - Aprenda A Criar Aplicações Para Dispositivos Móveis Com o Android Sdk
Desenvolvimento de Aplicativos Android para Leigos
Eduardo Pessoa
04/08/2015
[url]http://lucianodev.com/apostila-android/apostila-android.php[/url]
Janaina Mendes
04/08/2015
Thales Silva
04/08/2015
[url]http://lucianodev.com/apostila-android/apostila-android.php[/url]
Opa, vlw Eduardo, vou da uma olhada
Thales Silva
04/08/2015
A intenção é essa Janaina. Se não der tempo de fazer o projeto completo no tcc, eu complemento depois e comercializo
Eduardo Pessoa
04/08/2015
Janaina Mendes
04/08/2015