Fórum sugestão de tema para TCC #527795

04/08/2015

0

fala galera forumzeira, beleuza?

seguinte, 7º periodo de Sistemas de Informação e vou começar o TCC, otimo ne :D ? nem tanto :(
minha faculdade (Estácio) não permite artigos científicos (como eu queria muito fazer), temos q desenvolver um software, ai q ta o problema todo, só consigo ter ideias grandiosas, praticamente ERPs. Mas como nao fiz estágio (e no final do curso vai ser complicado conseguir) to meio inseguro pra desenvolver, farei com um amigo, experiente na area, mas nao saca muito de programação, estamos procurando mais um integrante q seja bom nisso para q possa me auxiliar.

Devo fazer em Java, ajudem ae galera. vlw flw
Thales Silva

Thales Silva

Responder

Post mais votado

04/08/2015

Seguindo a ideia do Eduardo, você pode criar uma arquitetura com um web service (API RESTful) no topo, consumindo dados do banco. Mais abaixo você teria outras aplicações consumindo essa API, demonstrando a facilidade de integrar aplicações com essa arquitetura. Você pode criar uma app desktop, uma web e uma mobile consumindo a API para fazer a mesma coisa (cadastro, por exemplo).

A partir dessa API você pode permitir até mesmo a soluções de terceiros consumirem seus dados para implementar algo extra.

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

04/08/2015

Eduardo Pessoa

Posso até está atrapalhando, mas por que não faz algo simples em java mas que consuma um webservice construido por você, acho uma ideia legal,mas confirma com os orientadores.
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Thales Silva

Posso até está atrapalhando, mas por que não faz algo simples em java mas que consuma um webservice construido por você, acho uma ideia legal,mas confirma com os orientadores.

curti a ideia fera, pouca gente pensa no webservice, chega a ser um diferencial.
Galera pode falar ae o q posso consumir nesse webservice.
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Eduardo Pessoa

curti a ideia fera, pouca gente pensa no webservice, chega a ser um diferencial

Exatamente um diferencial! O Joel complementou bem a ideia!
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Janaina Mendes

Boa ideia a do Eduardo! CRUD já não é mais considerado como um trabalho?
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Thales Silva

Boa ideia a do Eduardo! CRUD já não é mais considerado como um trabalho?

é bem desvalorizado pela banca, e o orientador ja pediu para nós não fazermos CRUD.
Usando as palavras deles, quer algo q solucione um problema real ou melhore algo q esteja de certa forma defasado
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Janaina Mendes

Pensei que nos dias atuais tivessem exigindo algo extra ou exagerado para o nivel dos estudantes!
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Randrade

Complementando a excelente ideia "conjunta" do Joel e do Eduardo.
Você não precisa se preocupar com "o que desenvolver". Faça apenas um cadastro simples de "pessoa", por exemplo, e foque mais na integração do webservice com as tecnologias, explicando, demonstrando.
Fazendo isso, você terá muito embasamento teórico para o trabalho (que apesar de não poder ser artigo, que acho estranho, você terá um projeto desenvolvido).

Em meu TCC eu fiz exatamente isso, exceto desktop, kkkkkk. Desenvolvi um app para busca de horários de ônibus de minha região. E junto, um webservice RESTful me retornando esses dados. E de quebra fiz uma interface web para cadastro das informações e visualizações por terceiros.

Consegui 10 de uma forma "fácil". Não fiz nada muito elaborado, apenas foquei no WebService e suas funcionalidades.
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Thales Silva

Complementando a excelente ideia "conjunta" do Joel e do Eduardo.
Você não precisa se preocupar com "o que desenvolver". Faça apenas um cadastro simples de "pessoa", por exemplo, e foque mais na integração do webservice com as tecnologias, explicando, demonstrando.
Fazendo isso, você terá muito embasamento teórico para o trabalho (que apesar de não poder ser artigo, que acho estranho, você terá um projeto desenvolvido).

Em meu TCC eu fiz exatamente isso, exceto desktop, kkkkkk. Desenvolvi um app para busca de horários de ônibus de minha região. E junto, um webservice RESTful me retornando esses dados. E de quebra fiz uma interface web para cadastro das informações e visualizações por terceiros.

Consegui 10 de uma forma "fácil". Não fiz nada muito elaborado, apenas foquei no WebService e suas funcionalidades.

webservice para aplicações mobile muda alguma coisa?
tenho interesse por mobile
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Eduardo Pessoa

Não sei bem, mas pretende ser para Android?
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Thales Silva

Não sei bem, mas pretende ser para Android?

Sim, android
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Eduardo Pessoa

Eu não sei realmente! Aguardar alguem com experiencia no Android.
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Randrade

WebService ajuda em qualquer linguagem.

Hoje em dia virou "febre" utilizar webservice, por N fatores.

Se não existisse WebService, você precisaria configurar o acesso de banco de dados em sua aplicação, verificar se possui compatibilidade, colocar usuário e senha, dentre outras configurações. Com WebService, você não precisa de nada disse. Apenas consumir os dados e tratar os mesmos da forma que quiser.

Um problema é escolher qual tipo de webservice utilizar. Isso sim gera discussões.
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Thales Silva

Galera só lembrando q pode ser dekstop, web ou mobile, tanto faz.

Muito boa explicação Randrade.
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Eduardo Pessoa

Obrigado Randrade.
Responder

Gostei + 0

04/08/2015

Joel Rodrigues

Galera só lembrando q pode ser dekstop, web ou mobile, tanto faz.

Muito boa explicação Randrade.

Usando essa ideia, você teria o diferencial na arquitetura e poderia até apresentar uma aplicação "servidora" (Web Service) com vários "clientes" (mobile, web, desktop).
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar