TCalendar - Manipulação, Colorir datas.
Sem ter que criar um novo componente, o componente [b:fa31c0c319]TCalendar[/b:fa31c0c319] permite que eu manipule as datas de forma que eu possa colorir as datas de cor diferentes!?
Exemplo: Dia útil quero que fique azul claro. Final de semana Verde claro. Feriado vermelho claro.
Isto é possível!? Existe algum componente nativo do D2009 que me permita isso!? PS.: Nunca usei e não pretendo usar componentes de terceiros. Já me decepcionei a muito tempo atraz quando os componentes FastNet foram descontinuado. ´Era´.
Se alguem souber de algum controle do TCalendar... Por favor, compartilhe comigo.
Atenciosamente,
.LG.
Exemplo: Dia útil quero que fique azul claro. Final de semana Verde claro. Feriado vermelho claro.
Isto é possível!? Existe algum componente nativo do D2009 que me permita isso!? PS.: Nunca usei e não pretendo usar componentes de terceiros. Já me decepcionei a muito tempo atraz quando os componentes FastNet foram descontinuado. ´Era´.
Se alguem souber de algum controle do TCalendar... Por favor, compartilhe comigo.
Atenciosamente,
.LG.
.lg.
Curtidas 0
Respostas
Emerson Nascimento
25/07/2009
no D2009 não sei... mas no D2006 eu utilizo o TMonthCalendar e, no evento OnGetMonthInfo trabalho com o método BoldDays. Esse método somente ´negrita´ os dias que eu especificar. não tem como colorir os dias.
Talvez no D2009 haja mais recursos.
Talvez no D2009 haja mais recursos.
GOSTEI 0
.lg.
25/07/2009
Eu dei uma estudada sobre ele. Aqui na empresa eu não consegui abrir a [i:859925ce84]ComCtrls.pas[/i:859925ce84] mas em casa eu acho que tenho ela. Realmente so tem como colocar a letra em negrito como você falou.
Vou ter que pensar em algo bem elaborado.
Agradeço sua iniciativa. Se houver alguma forma (que não seja compo de terceiros), estou aberto a sugestões.
Agradeço a atenção.
.LG.
Vou ter que pensar em algo bem elaborado.
Agradeço sua iniciativa. Se houver alguma forma (que não seja compo de terceiros), estou aberto a sugestões.
Agradeço a atenção.
.LG.
GOSTEI 0
Emerson Nascimento
25/07/2009
creio que agora restam 2 alternativas:
1a. obter um componente open-source com os recursos que você precisa (há váááaarios)
2a. criar uma classe herdada de TMonthCalendar e implementar as características desejadas.
eu optaria pela 1a., um componente open-source. visto que é um componente ´simples´, não há problema se ele for descontinuado, pois não há qualquer dependencia de tecnologia pra esse tipo de componente (até porque você terá o fonte).
creio que no caso de componentes como o Indy, por exemplo, pode haver complicação: imagine que você fez um cliente de email num tempo em que não havia autenticação de login no servidor smtp e o componente/suíte foi descontinuado. daí os servidores passam a exigir autenticação e o seu componente não tem esse recurso... dor de cabeça na certa (obviamente, se a suíte ainda estiver sendo mantida, basta atualizar e passar ao componente as devidas informações).
agora um componente de calendário não tem qualquer complicação desse tipo.
1a. obter um componente open-source com os recursos que você precisa (há váááaarios)
2a. criar uma classe herdada de TMonthCalendar e implementar as características desejadas.
eu optaria pela 1a., um componente open-source. visto que é um componente ´simples´, não há problema se ele for descontinuado, pois não há qualquer dependencia de tecnologia pra esse tipo de componente (até porque você terá o fonte).
creio que no caso de componentes como o Indy, por exemplo, pode haver complicação: imagine que você fez um cliente de email num tempo em que não havia autenticação de login no servidor smtp e o componente/suíte foi descontinuado. daí os servidores passam a exigir autenticação e o seu componente não tem esse recurso... dor de cabeça na certa (obviamente, se a suíte ainda estiver sendo mantida, basta atualizar e passar ao componente as devidas informações).
agora um componente de calendário não tem qualquer complicação desse tipo.
GOSTEI 0
.lg.
25/07/2009
De qualquer forma eu cai na opção que deixei para o que se chama de ´último caso´. :roll:
GOSTEI 0