TcpClient e TcpServer - No windows XP e 98
Desenvolvi um chat utilizando os componentes TcpClient e TcpServer,
testei em dois computadores com Windows XP Profissional e funcionou
perfeitamente, contudo quando fui instalar no cliente que também tem
duas máquinas com Windows XP Profissional não funcionou.
Gostaria de saber o que está acontecendo, e aproveitando gostaria
de saber por que estes componentes não funcionam no windows 98.
Desde já agradeço a atenção.
testei em dois computadores com Windows XP Profissional e funcionou
perfeitamente, contudo quando fui instalar no cliente que também tem
Gostaria de saber o que está acontecendo, e aproveitando gostaria
de saber por que estes componentes não funcionam no windows 98.
Desde já agradeço a atenção.
Lnunes
Curtidas 0
Respostas
Massuda
20/06/2006
...quando fui instalar no cliente que também tem
Pode ser diversas coisas. Deu alguma mensagem de erro?A causa mais básica pode ser que o firewall do WinXP esteja bloqueando seus programas; nesse caso, basta liberar no firewall os seus programas.
...por que estes componentes não funcionam no windows 98.
Não existe motivo para os componentes de TCP/IP não funcionarem no Win98. Novamente, deu alguma mensagem de erro?Um motivo primário para não funcionar seria não ter TCP/IP instalado na máquina ou não estar com TCP/IP configurado para funcionar na rede. O Windows utiliza diversos protocolos para comunicar numa rede local; eventualmente uma máquina pode ´enxergar´ a outra na rede mas seus programas não conseguem comunicar entre essas máquinas simplesmente porque não há suporte a TCP/IP nas duas máquinas.
Além disso, pode ser que seu programa não funcione no Win98 por outros motivos, por exemplo, uso de recursos visuais não suportados pelo Win98.
GOSTEI 0
Lnunes
20/06/2006
Os windows xp instalados nas duas máquinas não possuem o pacote Sp2 , a rede está funcionando normalmente e o programa não está apresentando nenhum erro.
na verdade me parece que falta algum drive, protocolo etc... para que a comunicação seja estabelecida.
Obrigado pela ajuda.
na verdade me parece que falta algum drive, protocolo etc... para que a comunicação seja estabelecida.
Obrigado pela ajuda.
GOSTEI 0
Massuda
20/06/2006
Os IPs que você está utilizando nos componentes foram configurados corretamente, ou seja, correspondem aos IPs da máquinas envolvidas?
Não conheço esses componentes que você está usando, mas é muito estranho não haver mensagem de erro.
Não conheço esses componentes que você está usando, mas é muito estranho não haver mensagem de erro.
GOSTEI 0
Lnunes
20/06/2006
Massuda os IPs estão configurados corretamente, acredito que o problema esteja acontecendo devido a falta de algum serviço, protocolo etc... do windows.
Obrigado pela ajuda.
Obrigado pela ajuda.
GOSTEI 0
Massuda
20/06/2006
Se sua rede local estiver OK, você deve ser capaz de dar ping nas máquinas. Vá numa das máquinas e no prompt de comando digite:
PING IP_DA_OUTRA_MAQUINA
Se o comando falhar, sua rede tem algum problema.GOSTEI 0
Lnunes
20/06/2006
Já fiz este procedimento e está tudo funcionando perfeitamente, o que eu acho estranho é que em uma das máquinas quando tento enviar uma mensagem o memo onde vizualizo o ´bate papo´, aparece a mensagem que tentei enviar normalmente já na outra quanto tento enviar uma mensagem nem o que eu escrevi aparece no memo.
Espero que a explicação não tenha ficado confusa.
Espero que a explicação não tenha ficado confusa.
GOSTEI 0