Fórum TcpClient e TcpServer - No windows XP e 98 #323879

20/06/2006

0

Desenvolvi um chat utilizando os componentes TcpClient e TcpServer,
testei em dois computadores com Windows XP Profissional e funcionou
perfeitamente, contudo quando fui instalar no cliente que também tem
duas máquinas com Windows XP Profissional não funcionou.

Gostaria de saber o que está acontecendo, e aproveitando gostaria
de saber por que estes componentes não funcionam no windows 98.

Desde já agradeço a atenção.

Lnunes

Lnunes

Responder

20/06/2006

Massuda

...quando fui instalar no cliente que também tem duas máquinas com Windows XP Profissional não funcionou.
Pode ser diversas coisas. Deu alguma mensagem de erro?

A causa mais básica pode ser que o firewall do WinXP esteja bloqueando seus programas; nesse caso, basta liberar no firewall os seus programas.

...por que estes componentes não funcionam no windows 98.
Não existe motivo para os componentes de TCP/IP não funcionarem no Win98. Novamente, deu alguma mensagem de erro?

Um motivo primário para não funcionar seria não ter TCP/IP instalado na máquina ou não estar com TCP/IP configurado para funcionar na rede. O Windows utiliza diversos protocolos para comunicar numa rede local; eventualmente uma máquina pode ´enxergar´ a outra na rede mas seus programas não conseguem comunicar entre essas máquinas simplesmente porque não há suporte a TCP/IP nas duas máquinas.

Além disso, pode ser que seu programa não funcione no Win98 por outros motivos, por exemplo, uso de recursos visuais não suportados pelo Win98.

Responder

Gostei + 0

21/06/2006

Lnunes

Os windows xp instalados nas duas máquinas não possuem o pacote Sp2 , a rede está funcionando normalmente e o programa não está apresentando nenhum erro.

na verdade me parece que falta algum drive, protocolo etc... para que a comunicação seja estabelecida.

Obrigado pela ajuda.

Responder

Gostei + 0

21/06/2006

Massuda

Os IPs que você está utilizando nos componentes foram configurados corretamente, ou seja, correspondem aos IPs da máquinas envolvidas?

Não conheço esses componentes que você está usando, mas é muito estranho não haver mensagem de erro.

Responder

Gostei + 0

26/06/2006

Lnunes

Massuda os IPs estão configurados corretamente, acredito que o problema esteja acontecendo devido a falta de algum serviço, protocolo etc... do windows.

Obrigado pela ajuda.

Responder

Gostei + 0

26/06/2006

Massuda

Se sua rede local estiver OK, você deve ser capaz de dar ping nas máquinas. Vá numa das máquinas e no prompt de comando digite:
PING IP_DA_OUTRA_MAQUINA
Se o comando falhar, sua rede tem algum problema.

Responder

Gostei + 0

26/06/2006

Lnunes

Já fiz este procedimento e está tudo funcionando perfeitamente, o que eu acho estranho é que em uma das máquinas quando tento enviar uma mensagem o memo onde vizualizo o ´bate papo´, aparece a mensagem que tentei enviar normalmente já na outra quanto tento enviar uma mensagem nem o que eu escrevi aparece no memo.

Espero que a explicação não tenha ficado confusa.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar