TCustomControl - Transparência
meu conponente eh da classe TCustomControl, e utilizo as funções StrechBtl e BitBtl p/ desenha-lo, e DrawText p/desenhar o caption....
como faço dar dar efeito de transparência tanto no desenho como no caption??????
valew....
como faço dar dar efeito de transparência tanto no desenho como no caption??????
valew....
::d::a::m::m::i::t::
Curtidas 0
Respostas
Beppe
19/02/2004
Para que o controle seja transparente, você modifica o ControlStyle dele, no construtor:
No caso de imagens, as últimas versões do Delphi tem TransparentStretchBlt. Tem também as propriedades Transparent e TransparentColor nos bitmaps pra ajustar.
ControlStyle := ControlStyle - [csOpaque];
No caso de imagens, as últimas versões do Delphi tem TransparentStretchBlt. Tem também as propriedades Transparent e TransparentColor nos bitmaps pra ajustar.
GOSTEI 0
Rcoltrane
19/02/2004
Deixa eu aproveitar o gancho... este algoritmo para fazer transparência funciona também para uma Treeview? Aonde eu altero o ´construtor´ do controle para tornar a minha treeview transparente?
Obrigado.
RC.
Obrigado.
RC.
GOSTEI 0
Beppe
19/02/2004
Tente. Em princípio, o Windows deixa de pintar o fundo, branco, ou a cor que for.
GOSTEI 0
Alberto
19/02/2004
Eu tenho um componente descendende de TcustomControl e no momento do "create" ele já vem sem o flag 'csOpaque' no entanto, o componente é pintado com o conteudo da propriedade 'color'.
Gostaria de deixar o componente transparente, semelhante ao TLabel.
Alguém tem alguma dica?
Gostaria de deixar o componente transparente, semelhante ao TLabel.
Alguém tem alguma dica?
GOSTEI 0