Fórum TCustomControl - Transparência #215260

19/02/2004

0

meu conponente eh da classe TCustomControl, e utilizo as funções StrechBtl e BitBtl p/ desenha-lo, e DrawText p/desenhar o caption....
como faço dar dar efeito de transparência tanto no desenho como no caption??????

valew....

::d::a::m::m::i::t::

::d::a::m::m::i::t::

Responder

19/02/2004

Beppe

Para que o controle seja transparente, você modifica o ControlStyle dele, no construtor:
ControlStyle := ControlStyle - [csOpaque];

No caso de imagens, as últimas versões do Delphi tem TransparentStretchBlt. Tem também as propriedades Transparent e TransparentColor nos bitmaps pra ajustar.

Responder

Gostei + 0

04/02/2005

Rcoltrane

Deixa eu aproveitar o gancho... este algoritmo para fazer transparência funciona também para uma Treeview? Aonde eu altero o ´construtor´ do controle para tornar a minha treeview transparente?

Obrigado.
RC.

Responder

Gostei + 0

04/02/2005

Beppe

Tente. Em princípio, o Windows deixa de pintar o fundo, branco, ou a cor que for.

Responder

Gostei + 0

01/03/2017

Alberto

Eu tenho um componente descendende de TcustomControl e no momento do "create" ele já vem sem o flag 'csOpaque' no entanto, o componente é pintado com o conteudo da propriedade 'color'.
Gostaria de deixar o componente transparente, semelhante ao TLabel.
Alguém tem alguma dica?
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar