Teclas de função
Boa tarde a todos.
Possuo um aplicativo que trabalha com impressora fiscal. Para o fechamento do cupom, eu utilizo as teclas de função (F1, F2, F3...). Esse mesmo aplicativo está presente em mais ou menos 146 clientes. Em apenas 1 dos meus clientes, ao entrar na tela de fechamento do cupom, o sistema está encerrando com a forma de pagamento correspondente a tecla F5. É como se a tecla F5 estivesse sendo pressionada, mas na verdade não está.
Antigamente eu utilizava esta função no Onkeypress do form, depois passei a usar um ActionList e o problema ainda persistiu.
Para o fechamento do cupom, acrescentei o uso da tecla CTRL, ou seja, para fechar o cupom fiscal, é necessário pressionar as teclas CTRL + F(1, 2, 3, 4, 5...). A princípio, o problema estava resolvido, mas de 1 mês para cá o problema retornou.
Gostaria de saber se alguém já se deparou com algo parecido ou se vcs tem alguma dica que possa me ajudar.
Grato pela atenção.
Possuo um aplicativo que trabalha com impressora fiscal. Para o fechamento do cupom, eu utilizo as teclas de função (F1, F2, F3...). Esse mesmo aplicativo está presente em mais ou menos 146 clientes. Em apenas 1 dos meus clientes, ao entrar na tela de fechamento do cupom, o sistema está encerrando com a forma de pagamento correspondente a tecla F5. É como se a tecla F5 estivesse sendo pressionada, mas na verdade não está.
Antigamente eu utilizava esta função no Onkeypress do form, depois passei a usar um ActionList e o problema ainda persistiu.
Para o fechamento do cupom, acrescentei o uso da tecla CTRL, ou seja, para fechar o cupom fiscal, é necessário pressionar as teclas CTRL + F(1, 2, 3, 4, 5...). A princípio, o problema estava resolvido, mas de 1 mês para cá o problema retornou.
Gostaria de saber se alguém já se deparou com algo parecido ou se vcs tem alguma dica que possa me ajudar.
Grato pela atenção.
Hacson Lima
Curtidas 0
Respostas
Emerson Nascimento
29/03/2010
se funciona nos demais clientes, sugiro trocar o teclado da máquina onde ocorre o problema.
GOSTEI 0
Hacson Alexandre
29/03/2010
Já troquei teclados (USB e PS/2), mouse, mandei formatar todas as máquinas (achando que era vírus), troquei leitores código de barra, balanças de caixa, usei o comando Repair no banco (mysql).
O estranho é que ocorre em pcs distintos. Não ocorre a todo momento, mas quando começa ora atinge a todos os pcs, ora um ou dois.
Lembrando que isso só ocorre em um único cliente. Todos os outros clientes usam a mesma versão e não ocorre nada.
O estranho é que ocorre em pcs distintos. Não ocorre a todo momento, mas quando começa ora atinge a todos os pcs, ora um ou dois.
Lembrando que isso só ocorre em um único cliente. Todos os outros clientes usam a mesma versão e não ocorre nada.
GOSTEI 0
Thiago Santana
29/03/2010
Amigo vc já verificou se existe código no evento OnKeyDow e se a propriedade KeyPreview do form está ativada!
Se a propriedade KeyPreview estiver desativada não irá funcionar... É isso aí!
Espero ter ajudado... AbraçoO
GOSTEI 0
Hacson Alexandre
29/03/2010
A propriedade Keypreview do form precisa estar ativa, pois o meu aplicativo é um PDV e foi criado para se usar apenas o teclado. Já procurei coisas que estejam fora de ordem no código, mas mesmo assim não encontrei nada.
Não sei se fui claro quando expliquei o meu problema. O meu aplicativo funciona assim:
Para se efetuar o pagamento do cupom fiscal no meu aplicativo, basta digitar uma valor diferente de 0 dentro do edit8 e pressionar qualquer tecla de função (F1 - Dinheiro, F2 - Cheque, F3 - Cartão, F4 - Convênio...).
O problema é que, ao digitar qualquer valor diferente de 0 dentro do edit8, o aplicativo está finalizando o cupom com o que foi digitado pelo operador.
EX:
A compra é R$ 18,90, e o cliente está pagando com R$ 19,00. Quando o usuário digita 1, o aplicativo (automaticamente) já faz o pagamento de R$ 1,00 no F4 - Convênio e ao digitar 9, já faz o pagamento de R$ 9,00 tb no F4 - Convênio.
Novamente, isto só acontece em um único cliente com a mesma versão, mesmo banco de dados, mesma impressora fiscal de vários clientes. Sinceramente, estou sem opções sobre o que fazer, pois desde troca de teclado à formatação de máquinas e já tentei.
Não sei se fui claro quando expliquei o meu problema. O meu aplicativo funciona assim:
Para se efetuar o pagamento do cupom fiscal no meu aplicativo, basta digitar uma valor diferente de 0 dentro do edit8 e pressionar qualquer tecla de função (F1 - Dinheiro, F2 - Cheque, F3 - Cartão, F4 - Convênio...).
O problema é que, ao digitar qualquer valor diferente de 0 dentro do edit8, o aplicativo está finalizando o cupom com o que foi digitado pelo operador.
EX:
A compra é R$ 18,90, e o cliente está pagando com R$ 19,00. Quando o usuário digita 1, o aplicativo (automaticamente) já faz o pagamento de R$ 1,00 no F4 - Convênio e ao digitar 9, já faz o pagamento de R$ 9,00 tb no F4 - Convênio.
Novamente, isto só acontece em um único cliente com a mesma versão, mesmo banco de dados, mesma impressora fiscal de vários clientes. Sinceramente, estou sem opções sobre o que fazer, pois desde troca de teclado à formatação de máquinas e já tentei.
GOSTEI 0
Sandro Ávila
29/03/2010
Bom Dia...
Eu uso as mesmas funções no meu programa, com as teclas F1...F12... tbem uso as funções Ctrl+F1.. Ctrl_F12, e não passei por esses problemas. Se vc quiser envie o trecho do seu código, que verifico para vc. Pode postar aqui ou mandar no meu email - sandro@pcominformatica.net.
Sandro Ávila
GOSTEI 0
Fred Campos
29/03/2010
Boa noite,
Acho q vc poderia verificar se existe algum aplicativo que
utiliza teclas de atalho. Eles podem estar capturando
o F5 antes da sua aplicação. Aplicações como o Messenger PLus.
Fred
Acho q vc poderia verificar se existe algum aplicativo que
utiliza teclas de atalho. Eles podem estar capturando
o F5 antes da sua aplicação. Aplicações como o Messenger PLus.
Fred
GOSTEI 0
Hacson Lima
29/03/2010
Alguma sugestão de como capturar isso ? Eu já criei uma função no próprio aplicativo para indicar se foi teclado ou não, e infelizmente, no logo que ele gera, indica q a tecla foi pressionada. O que me deixa intrigado é que a única tecla pressionada no momento (eu presenciei isso), eram os números no edit.
GOSTEI 0