Testes de Software

Java

03/09/2014

Por onde devemos começar a estudar sobre testes de software, nunca vi uma apostilas, ferramentas mais utilizadas para essa necessidade. como anda o mercado de trabalho?
Marcos Paulo

Marcos Paulo

Curtidas 0

Respostas

Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

03/09/2014

Olá Marcos, eu acho que ja vi post parecido com esse aqui, mas não consegui achar, enfim, estou por fora sobre informações dessa area, mas para contribuir, olha esse post falando sobre as ferramentas...

[url]https://www.devmedia.com.br/ferramentas-de-teste-de-software-revista-engenharia-de-software-magazine-37/21424[/url]
GOSTEI 0
Marcos Paulo

Marcos Paulo

03/09/2014

De qualquer forma ajuda sim, obrigado. estarei pesquisando mais...se achar algo que seja interessante divulgarei aqui.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

03/09/2014

Existem vários livros e artigos voltados para testes de softwares, assim como muitos softwares. Procure por FDD por exemplo e já terá um bom assunto para estudar.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

03/09/2014

E em relação ao mercado de trabalho, você encontra esses cargos em empresas grandes. Dificilmente você encontrará uma micro empresa que tenha um profissional específico apenas para testes, mesmo sendo o ideal.
GOSTEI 0
Marcos Paulo

Marcos Paulo

03/09/2014

É um assunto legal e vejo pouco sobre o mesmo inclusive ja vi que existem até certificações. obrigado pela dica.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/09/2014

Algumas fontes com informações que podem te ajudar nos estudos:
Artigo Engenharia de Software - Introdução a Teste de Software

Teste de software
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

03/09/2014

É um assunto legal e vejo pouco sobre o mesmo inclusive ja vi que existem até certificações. obrigado pela dica.

Sim, é uma assunto bem extenso e pelo fato de ser pouco procurado, os profissionais bons nessa área tornam uma raridade.
GOSTEI 0
Marcos Paulo

Marcos Paulo

03/09/2014

Me aprofundando mais, teste de software não é preso é tecnologia? java, c#...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

03/09/2014

Acompanhando...espero encontrar mais materiais!!!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/09/2014

Não é preso a tecnologia. Testes de Software faz parte da metologia utilizada na engenharia do software.
Quando um projeto é definido, a análise é realizada independente das tecnologias que serão utilizadas, pois o sistema deve atender a necessidade do negócio.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/09/2014

Se ler o conteúdo do segundo link que postei acima, verás que testes de software se dividem em várias fases ou níveis de testes, cada um se aplica a uma etapa da evolução do projeto.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

03/09/2014

Acrescentando o que a Marisiana colocou, o teste de software é embasado em uma teoria genérica, independente de tecnologia, por isso o nome "teste de software" se não seria "teste de aplicativo java", não concorda ?
GOSTEI 0
Marcos Paulo

Marcos Paulo

03/09/2014

Marisiana e Ronaldo, entendi perfeitamente que é uma metodologia. ok! mas quando se fala em teste de software propriamente dito, procurar erros, fazer teste de stress e outras particularidades que desconheço, partimos a um outro ponto, a utilização de ferramentas(software ou pluggins). sempre vejo oportunidades de emprego ou estagio que é sempre solicitado conhecimento em alguma ferramenta alem de possuir conhecimento na linguagem de programação utilizada.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/09/2014

Esse outro ponto seria um dos níveis de testes de software. Se você detalhar cada um deles na Wiki verá suas particularidades.
Existem ferramentas que são utilizadas para a realização dos testes, eu desconheço, mas sei que tem empresas que utilizam.
GOSTEI 0
Marcos Paulo

Marcos Paulo

03/09/2014

é um parte bem extensa de estudos essa parte de teste, e tem gente que fala (programadores) meio que criticam. hehehe, normal.
e sobre a exigencia de conhecer a linguagem na qual vai testar? é um ponto a se questionar, ja que na metodologia não é abordado.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/09/2014

Com todo o respeito, quem critica é pq não sabe, ou não tem consciência, do quão importante é a participação de um testador em um projeto.
O testador não precisa saber desenvolver, programar, para ser testador....
Ele faz o papel de um usuário final, porém verificando se as regras de negócios estabelecidas na definição do projeto foram cumpridas em cada uma das particularidades da aplicação. Além, de fazer a verificação de todas as funcionalidades e validações de cada tela do sistema.
GOSTEI 0
Marcos Paulo

Marcos Paulo

03/09/2014

Concordo em cada palavra! ele é tipo um usuario final com uma caracteristica, ele procura erros e consequentemente melhora o software, porem esse o problema, alguns desenvolvedores não simpatizam por conta disso.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/09/2014

E que profissional que desempenha uma função na qual ele tem que advertir os demais profissionais, não é "odiado" pelos demais colaboradores?
Os DBAs, Analistas de Negócios e Analistas de Sistemas, passam pela mesma situação...
GOSTEI 0
Marcos Paulo

Marcos Paulo

03/09/2014

Ambos são profissões de "risco", exagero, mas é complicado lidar com outros profissionais ou com aqueles tipos que não entendem as demandas e situações de cada função, é um mundo complexo. hehehe
GOSTEI 0
POSTAR