TI Hibrida

Infraestrutura

Off Topic

Off Topic

04/04/2016

Ola Nobres, Eu novamente. srsrsr

Agora gostaria de trocar ideia com vcs sobre a TI Hibrida.

Li essa materia e queria saber um pouco dos senhores.

[url:descricao=TI HÍBRIDA: ENTENDA QUAL TIPO DE APLICAÇÃO DEVE IR PARA A NUVEM]http://www.correiodeuberlandia.com.br/blogs/www-correiodeuberlandia-com-brplataformaconexao/ti-hibrida-entenda-qual-tipo-de-aplicacao-deve-ir-para-nuvem/[/url]
Alex Lekao

Alex Lekao

Curtidas 3

Melhor post

Alex Lekao

Alex Lekao

05/04/2016

sim.

Tambem acredito.

Pena que nao estamos tendo participacao no topico.

Acho que seria interessante o compartilhamento de experiencias.

Pode ser que seja isso mesmo, muitos serviços estão cada vez mais sendo migrados, pelo que leio aqui no forum e fora.
GOSTEI 3

Mais Respostas

Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/04/2016

Olá grande Alex!!! Como estou um pouco desatualizado, não conhecia o termo. Pelo que li, o Hibrido é a junção de tecnologias(presentes e na nuvem)?
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/04/2016

Verei com calma amanha esse texto Alex. abraço.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

Ola Roniere,

Pelo que entendi sim.

Provavelmente vai mais alem do q ja usamos atualmente, como armazenamento de arquivos em onedrive, googledrive, etc.

Deve ser uma integracao mais abrangente, alocando recursos em nuvem com utilizacao local, e por ai vai.

Bom, como nao tenho experiencia tbm, estou basicamente conjecturando em cima daquilo que basicamente utilizamos aqui na empresa. rsrsr

Olá grande Alex!!! Como estou um pouco desatualizado, não conhecia o termo. Pelo que li, o Hibrido é a junção de tecnologias(presentes e na nuvem)?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/04/2016

Pode ser que seja isso mesmo, muitos serviços estão cada vez mais sendo migrados, pelo que leio aqui no forum e fora.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/04/2016

Vamos aguardar, vê se aparece.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/04/2016

Cadê o pessoal de infra que já tenha uma base ou pelo menos está programando algo deste tipo para a empresa?

Muito bom o artigo, vemos que até a infraestrutura evolui consideravelmente!
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

é... vamos aguardar.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/04/2016

O assunto é bom, mas cadê o pessoal com experiencia sobre isso, só você mesmo Alex.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

Cara,

Ta meio complicado, acho que o pessoal ta meio na correria, ou cansados mesmo.

Talvez se nao for algo especifico da area deles, eles talvez prefiram nao comentar.

=/
GOSTEI 1
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/04/2016

Pode ser isso, T.I Hibrida já é realidade e nem todos estão preparados para mudanças. Um exemplo, na empresa onde trabalha, os serviços em nuvem, faz pouco tempo que tem?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

estamos com sistema em data center, faz uns 3 ou 4 anos, nao tenho certeza da data exata, servicos de e-mail utilizando provedores especificos, fazem 6 meses a um ano, antes tinhamos servidores aqui localmente, temos projeto de talvez utilizar o office 365.

Atualmente o que usamos de cloud, eh basicamente isso.

ainda nao evoluimos tanto assim. rsrsr
GOSTEI 1
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

04/04/2016

Ter um banco de dados na nuvem já uma grande coisa, melhor que manter bases em locais distintos(hardware, energia).
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/04/2016

Mas essa questão na nuvem, internet não pode faltar, se faltar, para?
GOSTEI 0
Raylan Zibel

Raylan Zibel

04/04/2016

Mas essa questão na nuvem, internet não pode faltar, se faltar, para?


Sim. A não ser que exista replicação local de dados.
GOSTEI 0
Raylan Zibel

Raylan Zibel

04/04/2016

Ola Nobres, Eu novamente. srsrsr

Agora gostaria de trocar ideia com vcs sobre a TI Hibrida.

Li essa materia e queria saber um pouco dos senhores.

[url:descricao=TI HÍBRIDA: ENTENDA QUAL TIPO DE APLICAÇÃO DEVE IR PARA A NUVEM]http://www.correiodeuberlandia.com.br/blogs/www-correiodeuberlandia-com-brplataformaconexao/ti-hibrida-entenda-qual-tipo-de-aplicacao-deve-ir-para-nuvem/[/url]


Link não disponível agora...
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

Sim, eh mais pratico.

Embora que o nosso banco nao esta disponivel na nuvem, ele esta alocado em um server normalmente, mas nao disponivel a qqr um(se eh que possamos dizer assim. rsrsr), ele esta atraz de um firewall e so tem conexao(maquinas) quem estiver com as vpns conectadas. rsrsr

Ter um banco de dados na nuvem já uma grande coisa, melhor que manter bases em locais distintos(hardware, energia).



Sim para, mas para isso deve-se ter uma estrutura de redundancia de internet, nos temos um firewall fisico com capacidade para 6 links.

Como o Raylan disse, vc pode ter uma replicacao local, nos optamos por nao ter. rsrsr

Mas essa questão na nuvem, internet não pode faltar, se faltar, para?



Acabei de testar e esta normal.

Link não disponível agora...
GOSTEI 1
Raylan Zibel

Raylan Zibel

04/04/2016

Não. O link não abre o artigo. O artigo também não abre pesquisando no site.
[img:descricao=Link não abre o artigo]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/244662-20160412-091634.png[/img]
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

acabei de abrir

[url]http://www.correiodeuberlandia.com.br/blogs/www-correiodeuberlandia-com-brplataformaconexao/ti-hibrida-entenda-qual-tipo-de-aplicacao-deve-ir-para-nuvem/[/url]
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

04/04/2016

Acho que tiraram.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

04/04/2016

Acho que tiraram.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

04/04/2016

Acho que tiraram.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

04/04/2016

Acho que tiraram.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

eh possivel que tenham tirado.

Testei novamente e nao esta abrindo.

e o pior, vc pesquisa aparece a materia e nao abre.

talvez seja algum problema com relacao a link, sei la, mas em todo caso, eh uma realidade.

uma breve pesquisa no google ja mostrara bastante conteudo. rsrsr
GOSTEI 0
Raylan Zibel

Raylan Zibel

04/04/2016

"TI Hibrida" parece so um nome legal pra chamar aquilo que a gente já faz há um bom tempo...
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

Pode ate ser.

mas depende muito do que esta referindo que fazemos faz tempo para considerar como hibrida.

Mas como tudo recebe um nome ou definicao com o tempo, mesmo que seja "floriado", isso pode ter acontecido com ela tbm.

Veja que o termo esta tratando que integracao da infraestrutura local com a infra em nuvem.
GOSTEI 0
Raylan Zibel

Raylan Zibel

04/04/2016

Ter parte off e parte on é, geralmente, onde começa a integração com nuvem, não o final. Pegam algo que ja existe e dão um nome legal e vendem como novo.
Vejo uma pá de gente falar sobre e publicarem artigos e tals, mas costuma ser as mesmas pessoas que estão limitadas a teorias e conceitos. Não são aquelas que colocam a mão na massa e produzem de fato.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

nao entendi muito bem o que vc quis dizer, mas blz.

a parte que vc falou das pessoas que escrevem artigos nao serem as mesmas que estao envolvidas com a produco de fato acontece, mas muitos de nos conhecem a teoria das operacoes, e isso eh normal, nao quer dizer que nao seja da forma que foi escrito.

o artigo, creio eu, tem por finalidade escrever sobre e nao um passo a passo da operacao, sendo assim, acaba cumprindo o seu papel.

Particularmente nunca escrevi artigos sobre nada, visto que nao me considero a pessoal ideal ou detentora de tanto conhecimento para falar a respeito de algum assunto especifico, no meu caso, me cobro um mais para isso.

Agora em relacao a TI Hibrida, acredito que se pegarmos o fato de termos um servidor em cloud que fornece algo para estacoes locais na empresa, ja eh a TI Hibrida de fato, se isto acontece a muito tempo, coisa que acredito que sim, onde trabalho ja usamos esse tipo de situacao especificamente a uns 4 anos, e eu ja considerava essa utilizacao a quase 8, entao so utilizaram melhor o nome dela, ate entao nao se falava em cloud nem nada disso.

nao sei se me fiz entener ou nao. rsrsr
GOSTEI 0
Raylan Zibel

Raylan Zibel

04/04/2016

É isso mesmo.
GOSTEI 0
Raylan Zibel

Raylan Zibel

04/04/2016

É que nem quando publicam artigos sobre padroes de desenvolvimento de projetos de sistremas. Tem um bocado de coisa, de recursos, um com o nome mais bonito que o outro, coloridos.
Mas no dia-a-dia da empresa que precisa lucrar, todo mundo usa XP e pronto.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

04/04/2016

Pelo que você(Alex), Roniere e Edvaldo escreveram, da para ter uma ideia do que é. Uma mistura de tecnologias, não somente locais mas geograficamente em outros locais(serviços, bases de dados).
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

Eh de fato a realidade na maioria das empresas eh outra. rsrsr

É que nem quando publicam artigos sobre padroes de desenvolvimento de projetos de sistremas. Tem um bocado de coisa, de recursos, um com o nome mais bonito que o outro, coloridos.
Mas no dia-a-dia da empresa que precisa lucrar, todo mundo usa XP e pronto.



sim de fato.

meu data center fica em uma cidade, minha matriz e a maioria das lojas em outra, e tenho mais duas filiais em outras cidades.

Por exemplo a empresa que trabalho esta presente em 3 cidades diferentes, e nos temos um AD que esta na nuvem(um server como outro qualquer, a unica diferente eh que essa maquina esta hospedada em um data center e disponivel na rede, internet ou nuvem como estao chamando hoje em dia. rsrsr), e essas maquinas fazem acesso a esse AD mesmo sem terem servidores locais com AD, todas fazem autenticacao nesse AD, recebem suas resolucoes de nomes, etc.

Pelo que você(Alex), Roniere e Edvaldo escreveram, da para ter uma ideia do que é. Uma mistura de tecnologias, não somente locais mas geograficamente em outros locais(serviços, bases de dados).
GOSTEI 1
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

04/04/2016

É obvio que você existe um plano B, C, D, E para internet ou há possibilidades de trabalhar sem problemas sem ela? Não estou fugindo da questão certo?
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

oi Carlos,

nao entendi bem a colocacao.
GOSTEI 1
Alex Barbosa

Alex Barbosa

04/04/2016

Acompanhando as respostas.

www.alexbarbosa.info
GOSTEI 1
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

04/04/2016

oi Carlos,

nao entendi bem a colocacao.


Para serviços na nuvem, é necessario internet não é? como fica se falhar?
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

sim, eh necessário.

vc teria que ter uma redundância dos serviços essenciais e/ou redundância dos links de internet.

Aqui na empresa temos redundância dos links.
GOSTEI 1
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

04/04/2016

Não estou desejando o mal, mas caso falhe todos, fica sem serviço totalmente ou existe algum serviço que pode subir localmente? Acho critico o AD ser na nuvem.
GOSTEI 1
Raylan Zibel

Raylan Zibel

04/04/2016

Não estou desejando o mal, mas caso falhe todos, fica sem serviço totalmente ou existe algum serviço que pode subir localmente? Acho critico o AD ser na nuvem.


Então não faz e pronto. É assim que funciona. Essa questão é um problema de projeto.
GOSTEI 1
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

04/04/2016

Raylan, na boa, se não puder responder o que foi perguntado, nem se meta. sobre alguma alternativa, um servidor interno que possa ajudar ou algo assim.
Me desculpa pela franqueza mas responder um questionamento com
Então não faz e pronto
não ajuda muito a questão.
GOSTEI 1
Raylan Zibel

Raylan Zibel

04/04/2016

alguma alternativa, um servidor interno que possa ajudar ou algo assim.


Voce acabou de responder a sua propria pergunta. Logo, não precisava ter perguntado. Só pensar um pouco mais.
GOSTEI 1
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

04/04/2016

OBRIGADÃO!!!
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

Vc pode ter servidores secundarios, que fazem atualizacoes entre si, com isso seu servico nunca para, particularmente acho um custo a mais.

Mas se for o caso de fazer investimento nesse sentido, eh o mais seguro em caso de falha de conexao e perca de contato com o AD.

No meu caso, eu teria que ter 6 servidores, um em cada loja, com 6 licencas, uma para cada servidor, alem da licenca do que esta na nuvem.

acaba sendo um custo bem alto, e se pensar que temos projetos de crescimentos, o custo so aumenta nesse sentido.

Não estou desejando o mal, mas caso falhe todos, fica sem serviço totalmente ou existe algum serviço que pode subir localmente? Acho critico o AD ser na nuvem.
GOSTEI 1
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

04/04/2016

Obrigado Alex.
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

Disponha!!!

A intencao do post era discussao a respeito de algo novo que ronda o mercado de TI e para conhecimento geral, auxiliando assim no nosso dia a dia, caso haja algum projeto, entrevista, e seja abordado o assunto ja tenhamos uma visao e nao seremos tatalmente leigo.

Espero que mais pessoas vejam a fazer novos comentario para somar ainda mais ao conteudo com suas experiencias.

Obrigado Alex.
GOSTEI 2
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

04/04/2016

Assunto que para alguns não deve ser considerado importante, mas temos(nos que estudamos infra) devemos ficar atentos.
GOSTEI 2
Alex Lekao

Alex Lekao

04/04/2016

com certeza.

particularmente acredito que praticamente tudo soma.

o que pode parece ser insignificante para mim, para outro parecera necessitar de mais esforço.
GOSTEI 2
POSTAR