Trabalhando com Recessos e Feriados
Estou fazendo um sistema para um curso de informática.
Nesse sistema, de acordo com os requisitos levantados, terá que ter um cadastro de feriados e recessos. Com essa tabela poderá ser feito um controle de aulas de cada turma dentre outras coisas.
Exemplo1: Ao abrir uma turma e escolher uma data de início, o sistema automaticamente calcula a data final, levando-se em conta os feriados e recessos já cadastrados.
Exemplo2: Quando um aluno faz uma inscrição, ele terá um cadastro de presenças e faltas individual, levando-se em conta a tabela de feriados e recessos. Cada aula é numerada. O aluno pode ter aulas de 1 a 12 por exemplo.
O problema é quando tenha que adicionar um novo recesso no meio do mês, por exemplo.
Alguém tem alguma idéia de como fazer esse recalculo?
Porque apagar tudo e recriar tudo novamente, eu acho que não é viável mas...
Valeu a força!!!
JR.
Nesse sistema, de acordo com os requisitos levantados, terá que ter um cadastro de feriados e recessos. Com essa tabela poderá ser feito um controle de aulas de cada turma dentre outras coisas.
Exemplo1: Ao abrir uma turma e escolher uma data de início, o sistema automaticamente calcula a data final, levando-se em conta os feriados e recessos já cadastrados.
Exemplo2: Quando um aluno faz uma inscrição, ele terá um cadastro de presenças e faltas individual, levando-se em conta a tabela de feriados e recessos. Cada aula é numerada. O aluno pode ter aulas de 1 a 12 por exemplo.
O problema é quando tenha que adicionar um novo recesso no meio do mês, por exemplo.
Alguém tem alguma idéia de como fazer esse recalculo?
Porque apagar tudo e recriar tudo novamente, eu acho que não é viável mas...
Valeu a força!!!
JR.
Jrjoliv2003
Curtidas 0
Respostas
Motta
13/07/2004
quando o usuario for incluir um recesso no meio do caminho o sistema sabe quantos e quais registros serão atigindos, a única solução que vejo e rearrumar os registros afetados, isto pode ser feito na hora ou agendado para rodar em outra hora, vai depender da tecnoligia de bd que usa.
Na verdade vc só preciso rearrumar do recesso para frente, não ?
Outra solução seria sempre calcular o calendário, não te-lo gravado, assim qualquer mudança seria transparente, mas pode ficar inviável fazer os cãlculos todas as vezes.
Na verdade vc só preciso rearrumar do recesso para frente, não ?
Outra solução seria sempre calcular o calendário, não te-lo gravado, assim qualquer mudança seria transparente, mas pode ficar inviável fazer os cãlculos todas as vezes.
GOSTEI 0
Jrjoliv2003
13/07/2004
Obrigado por ter respondido!!
Uso Interbase e Delphi 5.
Para Turmas até que já tenho uma idéia de como fazer a atualização.
Mas para Faltas e Histórico que é o problema!! Porque quando abro uma Turma e gravo, automaticamente é inserido em uma tabela chamada Histórico cada aula com sua respectiva data. As aulas são numeradas e pelo número de cada aula que é feito o preenchimento do Histórico.
O outro problema são as Faltas. O aluno quando faz a inscrição ele automaticamente é cadastro em um controle de Faltas e Presenção com o Número da Aula e Data.
Tenho q pensar em uma solução.
Se tiver alguma idéia....
Valeu!!
JR.
Uso Interbase e Delphi 5.
Para Turmas até que já tenho uma idéia de como fazer a atualização.
Mas para Faltas e Histórico que é o problema!! Porque quando abro uma Turma e gravo, automaticamente é inserido em uma tabela chamada Histórico cada aula com sua respectiva data. As aulas são numeradas e pelo número de cada aula que é feito o preenchimento do Histórico.
O outro problema são as Faltas. O aluno quando faz a inscrição ele automaticamente é cadastro em um controle de Faltas e Presenção com o Número da Aula e Data.
Tenho q pensar em uma solução.
Se tiver alguma idéia....
Valeu!!
JR.
GOSTEI 0
Motta
13/07/2004
se vc utiliza-se a data e não o número para identificar as aulas não ficaria mais fácil ?
GOSTEI 0
Jrjoliv2003
13/07/2004
Realmente ficaria mais fácil Motta. Vc me deu uma idéia!!!
Hoje eu procuro uma aula, por exemplo, pelo número dela. Mas posso procurar pela data também. Pensei ontem durante a noite e realmente o probelma estaria resolvido se for com data.
Mas gostaria de saber de vc o seguinte: Tem como eu colocar números simbólicos ao lado de cada data? Números sequenciais começando de 1. Assim, para o usuário, dá a impressão de ser o número da aula. Isso não ficaria armazenado no BD.
Para listar, eu uso o RXDBLookupCombo.
Valeu a força!!
JR.
Hoje eu procuro uma aula, por exemplo, pelo número dela. Mas posso procurar pela data também. Pensei ontem durante a noite e realmente o probelma estaria resolvido se for com data.
Mas gostaria de saber de vc o seguinte: Tem como eu colocar números simbólicos ao lado de cada data? Números sequenciais começando de 1. Assim, para o usuário, dá a impressão de ser o número da aula. Isso não ficaria armazenado no BD.
Para listar, eu uso o RXDBLookupCombo.
Valeu a força!!
JR.
GOSTEI 0
Motta
13/07/2004
A data seria a chave, o nº da aula um campo da tabela, quando se muda a data o nº permanesse o mesmo.
GOSTEI 0
Jrjoliv2003
13/07/2004
Exato!!
Só que para o usuário eu tenho que mostrar a data e as aulas em ordem crescente. Exemplo, tenho essas aulas:
Aula Data
1 14/07/2004
2 15/07/2004
3 16/07/2004
Vamos supor que adicionei um recesso para o dia 15.
Então ficaria:
Aula Data
1 14/07/2004
3 16/07/2004
2 17/07/2004
Eu não posso mostrar para o usuário a Aula 3 antes da 2!!
Por isso gostaria de numerar só para o usuário pensar que é o número da aula.
Valeu a força!!
JR.
Só que para o usuário eu tenho que mostrar a data e as aulas em ordem crescente. Exemplo, tenho essas aulas:
Aula Data
1 14/07/2004
2 15/07/2004
3 16/07/2004
Vamos supor que adicionei um recesso para o dia 15.
Então ficaria:
Aula Data
1 14/07/2004
3 16/07/2004
2 17/07/2004
Eu não posso mostrar para o usuário a Aula 3 antes da 2!!
Por isso gostaria de numerar só para o usuário pensar que é o número da aula.
Valeu a força!!
JR.
GOSTEI 0