Fórum Trabalhando com Recessos e Feriados #242826
13/07/2004
0
Nesse sistema, de acordo com os requisitos levantados, terá que ter um cadastro de feriados e recessos. Com essa tabela poderá ser feito um controle de aulas de cada turma dentre outras coisas.
Exemplo1: Ao abrir uma turma e escolher uma data de início, o sistema automaticamente calcula a data final, levando-se em conta os feriados e recessos já cadastrados.
Exemplo2: Quando um aluno faz uma inscrição, ele terá um cadastro de presenças e faltas individual, levando-se em conta a tabela de feriados e recessos. Cada aula é numerada. O aluno pode ter aulas de 1 a 12 por exemplo.
O problema é quando tenha que adicionar um novo recesso no meio do mês, por exemplo.
Alguém tem alguma idéia de como fazer esse recalculo?
Porque apagar tudo e recriar tudo novamente, eu acho que não é viável mas...
Valeu a força!!!
JR.
Jrjoliv2003
Curtir tópico
+ 0Posts
13/07/2004
Motta
Na verdade vc só preciso rearrumar do recesso para frente, não ?
Outra solução seria sempre calcular o calendário, não te-lo gravado, assim qualquer mudança seria transparente, mas pode ficar inviável fazer os cãlculos todas as vezes.
Gostei + 0
13/07/2004
Jrjoliv2003
Uso Interbase e Delphi 5.
Para Turmas até que já tenho uma idéia de como fazer a atualização.
Mas para Faltas e Histórico que é o problema!! Porque quando abro uma Turma e gravo, automaticamente é inserido em uma tabela chamada Histórico cada aula com sua respectiva data. As aulas são numeradas e pelo número de cada aula que é feito o preenchimento do Histórico.
O outro problema são as Faltas. O aluno quando faz a inscrição ele automaticamente é cadastro em um controle de Faltas e Presenção com o Número da Aula e Data.
Tenho q pensar em uma solução.
Se tiver alguma idéia....
Valeu!!
JR.
Gostei + 0
13/07/2004
Motta
Gostei + 0
14/07/2004
Jrjoliv2003
Hoje eu procuro uma aula, por exemplo, pelo número dela. Mas posso procurar pela data também. Pensei ontem durante a noite e realmente o probelma estaria resolvido se for com data.
Mas gostaria de saber de vc o seguinte: Tem como eu colocar números simbólicos ao lado de cada data? Números sequenciais começando de 1. Assim, para o usuário, dá a impressão de ser o número da aula. Isso não ficaria armazenado no BD.
Para listar, eu uso o RXDBLookupCombo.
Valeu a força!!
JR.
Gostei + 0
14/07/2004
Motta
Gostei + 0
14/07/2004
Jrjoliv2003
Só que para o usuário eu tenho que mostrar a data e as aulas em ordem crescente. Exemplo, tenho essas aulas:
Aula Data
1 14/07/2004
2 15/07/2004
3 16/07/2004
Vamos supor que adicionei um recesso para o dia 15.
Então ficaria:
Aula Data
1 14/07/2004
3 16/07/2004
2 17/07/2004
Eu não posso mostrar para o usuário a Aula 3 antes da 2!!
Por isso gostaria de numerar só para o usuário pensar que é o número da aula.
Valeu a força!!
JR.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)