Tratamento de exceção

Delphi

14/04/2003

Olá,

Estou tentando criar um modelo adequado para manipulação de exceções. Quando ocorre algum erro de acesso à base de dados, gostaria de saber qual erro se trata. Por exemplo, quando ocorre um erro como ´Key violation´, como eu posso saber de qual erro se trata? Existe algum código no objeto de exceção que identifica o erro? Onde vejo isso? Alguma sugestão??

Obrigado.

Adriano.


Ferlin

Ferlin

Curtidas 0

Respostas

Dilp

Dilp

14/04/2003

existe um objeto chamado ApplicationEvents. ele controla os eventos de toda sua aplicacao. coloque um no seu formulario principal e no evento onExcept voce valida os erros para toda a aplicaçao. voce pode ver qual a exceção atraves do parametro ´E´ . assim :

if pos(Uppercase(´key violation´), uppercase(E.Message)) > 0 then
showmessage(´Violacao da chave primaria´)
else
if <faca as demais validacoes
......


GOSTEI 0
Ferlin

Ferlin

14/04/2003

Já estou usando este componente da meneira q vc falou. Obrigado. A idéia de buscar a palavra no corpo da mensagem de erro também pode funcioar, mas penso q se houver um código de erro(e deve haver em algum lugar), ficará muito melhor de trabalhar, sendo que se eu for buscar por palavra, a mesma pode estar em um contexto diferente. Aí fura o esquema!
Obrigado, mas a dúvida persiste...


GOSTEI 0
POSTAR