Fórum Tratamento de exceção #154644
14/04/2003
0
Olá,
Estou tentando criar um modelo adequado para manipulação de exceções. Quando ocorre algum erro de acesso à base de dados, gostaria de saber qual erro se trata. Por exemplo, quando ocorre um erro como ´Key violation´, como eu posso saber de qual erro se trata? Existe algum código no objeto de exceção que identifica o erro? Onde vejo isso? Alguma sugestão??
Obrigado.
Adriano.
Estou tentando criar um modelo adequado para manipulação de exceções. Quando ocorre algum erro de acesso à base de dados, gostaria de saber qual erro se trata. Por exemplo, quando ocorre um erro como ´Key violation´, como eu posso saber de qual erro se trata? Existe algum código no objeto de exceção que identifica o erro? Onde vejo isso? Alguma sugestão??
Obrigado.
Adriano.
Ferlin
Curtir tópico
+ 0
Responder
Dilp
existe um objeto chamado ApplicationEvents. ele controla os eventos de toda sua aplicacao. coloque um no seu formulario principal e no evento onExcept voce valida os erros para toda a aplicaçao. voce pode ver qual a exceção atraves do parametro ´E´ . assim :
if pos(Uppercase(´key violation´), uppercase(E.Message)) > 0 then
showmessage(´Violacao da chave primaria´)
else
if <faca as demais validacoes
......
if pos(Uppercase(´key violation´), uppercase(E.Message)) > 0 then
showmessage(´Violacao da chave primaria´)
else
if <faca as demais validacoes
......
Responder
Gostei + 0
14/04/2003
Ferlin
Já estou usando este componente da meneira q vc falou. Obrigado. A idéia de buscar a palavra no corpo da mensagem de erro também pode funcioar, mas penso q se houver um código de erro(e deve haver em algum lugar), ficará muito melhor de trabalhar, sendo que se eu for buscar por palavra, a mesma pode estar em um contexto diferente. Aí fura o esquema!
Obrigado, mas a dúvida persiste...
Obrigado, mas a dúvida persiste...
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)