Uso da tabelas

Front-end

13/11/2014

Olá pessoal, estou estudando o conceito de desenvolvimento mais atualizado possível, nesses novos layouts normal e responsivos, vi que em algumas coisas ainda se usam tabelas, está fora do padrão utilizar elas?
Fernando André

Fernando André

Curtidas 0

Respostas

Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

13/11/2014

Ser for usar para tabular dados é correto usar.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/238223-20141113-154624.png[/img]

Agora procure usar com a semântica correta:

http://revolucao.etc.br/archives/semantica-de-tabelas/

http://www.pinceladasdaweb.com.br/blog/2011/06/30/tabela-semantica-html5/

Agora mesmo no uso de div´s deve-se sempre usar o bom senso, porque uma sopa de div´s dificulta o entendimento e manutenção do código.
Claro que ainda é melhor que table para formatar layout´s.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

13/11/2014

Não se utiliza mais para fazer layouts, acho que é isso.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

13/11/2014

Olá pessoal, estou estudando o conceito de desenvolvimento mais atualizado possível, nesses novos layouts normal e responsivos, vi que em algumas coisas ainda se usam tabelas, está fora do padrão utilizar elas?

Hoje trabalhamos com o conceito de tableless, que em resumo é evitar o uso de tabelas e usar div's e outros recursos com maior flexibilidade. Acontece que isso apenas se aplica quando estamos trabalhando com layout, mas para mostrar dados tabulados a tabela ainda é a melhor solução.
GOSTEI 0
Fernando André

Fernando André

13/11/2014

Mais em caso de designer responsivo o ideal é usar tabelas com no maximo 320 pixels?
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

13/11/2014

Mais em caso de designer responsivo o ideal é usar tabelas com no maximo 320 pixels?

Exitem maneiras de ocultar colunas da tabela deixando somente as indispensáveis, via css.
Mantendo a responsabilidade

Outra maneira de abordar o problema é colocar a table em uma div e acrescentar barra de rolagem e mantém o conteúdo da table.
Só que para os purista pode ir contra o paradigma do layout responsivo.

<div style="width:100%;overflow:auto">

<table>.................

</div>     

Dá uma pesquisada em bootstraps + tables vai achar muito material interessante.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

13/11/2014

Eu acho incrivel quando se fala em layouts não existe um padrão "supremo". são varias formas.
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

13/11/2014

Eu acho incrivel quando se fala em layouts não existe um padrão "supremo". são varias formas.

Você esta certo! kkkkkkkkkkkk

Já vi discussões sem fim de uns defendendo que o correto era o uso de listas (<LI>) para criar formulários e outros contestando afirmando que o correto é usar o fildset/label.

Tudo depende do conhecimento e maturidade da equipe e principalmente do tempo disponível para desenvolver o projeto.

Normalmente no inicio do projeto tudo é css, tabless e semântico, mas quando o tempo fica escasso e o gerente aperta a coisa muda.
E na maioria das vezes para o cliente pouca importa se o pato é macho ele quer e comer o ovo! kkkk

Conheço maluco que faz tabulação de dados com div´s, pois manja muito de css, agora da manutenção no código dele é foda.

No final vai de cada um e a regra é não ser xiita em relação a nada.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

13/11/2014

Tambem acho isso, mas é sempre bom está atento as mudanças do mundo web, vai que algo é "deixado" de ser usado, o site fica todo bagunçado e profissional não está ciente das mudanças, é gostar de viver perigosamente.
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

13/11/2014

Tambem acho isso, mas é sempre bom está atento as mudanças do mundo web, vai que algo é "deixado" de ser usado, o site fica todo bagunçado e profissional não está ciente das mudanças, é gostar de viver perigosamente.

Olha aprender não enche espaço então é fundamental. Quem não evoluir morre. E que bom que você tem esta mentalidade, congratulações.

Agora é de duvidar que algo "deixe" de ser usado (pois existe um legado enorme de sites) e seria desastroso se isso acontecesse.

Veja Iexplorer apesar das versões antigas não aderir ao padrão W3C ainda são muito usadas.

O problema maior é na manutenção de sites antigos. É muito difícil, principalmente por falta de tempo, portá-las para um novo universo.

Agora quanto mais ciente das novas tecnologias melhor, pois ao criar uma novo projeto você vai seguir o caminho correto.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

13/11/2014

Partindo dessa nossa pequena "discussão" o que vc aconselha para tanto para apresentação de dado e para desenvolvimento de layouts, estamos fugindo um pouco do foco deste post, mas espero que seja minha ultima pergunta.
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

13/11/2014

Partindo dessa nossa pequena "discussão" o que vc aconselha para tanto para apresentação de dado e para desenvolvimento de layouts, estamos fugindo um pouco do foco deste post, mas espero que seja minha ultima pergunta.

Se você evitar de usar o css in line no html, já considero um enorme avanço no quesito manutenção e portabilidade.

Claro que não usar table para formatar layout também é o caminho,sem retorno.

Ultimamente estou estudando layout responsivo e certamente é a tendencia a ser seguida.

O HTML5, CSS3 em conjunto com a biblioteca bootstrap é uma abordagem que pode ajudar na produtividade, vale a pena pesquisar e ler sobre o assunto.
Agora nem todos as versões de certos browsers renderiza corretamente (principalmente o IE), tem como contornar, mas você deve estar ciente disto.

Para mascaras de entrada e consistência dos campo o Jquery é imbatível, existem outra formas de implementar, mas o Jquery, na minha opinião é a mais simples, elegante e robusta. Além de um gama de controles customizado, tipo combobox.

Agora para funcionar o browser do cliente deve esta com o Javscritp ativado, acredito que na maioria dos caso deva esta ativo, porém na navegação privada ou em borwser como o Tor não vai rodar.

Uma forma de contornar o problema é verificar ser o Javastip esta ativo e se não estiver avisar ao usuário.

Agora mesmo usando o Javscritp para consistir os campos é sempre prudente efetuar uma consistência via código.

Acho que o recomendado é ler, ler, testar, testar, testar e então decidir o que usar. Afinal a sua opinião enquanto projetista é que vale. Posi ninguém conhece mais o ambiente do seu projeto que você.

E tudo tem os prós e os contras.

Isto posto, vale ressaltar que é apenas minha vivência e que não significa que esteja correta, nem uma regra a seguir e muito menos um dogma. Certamente para outras pessoas a visão pode ser diferente.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

13/11/2014

Esclarecido até de mais, obrigado.
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

13/11/2014

Esclarecido até de mais, obrigado.

De nada!
GOSTEI 0