GARANTIR DESCONTO

Fórum Uso da tabelas #501121

13/11/2014

0

Olá pessoal, estou estudando o conceito de desenvolvimento mais atualizado possível, nesses novos layouts normal e responsivos, vi que em algumas coisas ainda se usam tabelas, está fora do padrão utilizar elas?
Fernando André

Fernando André

Responder

13/11/2014

Soeuseijothaz

Ser for usar para tabular dados é correto usar.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/238223-20141113-154624.png[/img]

Agora procure usar com a semântica correta:

http://revolucao.etc.br/archives/semantica-de-tabelas/

http://www.pinceladasdaweb.com.br/blog/2011/06/30/tabela-semantica-html5/

Agora mesmo no uso de div´s deve-se sempre usar o bom senso, porque uma sopa de div´s dificulta o entendimento e manutenção do código.
Claro que ainda é melhor que table para formatar layout´s.
Responder

Gostei + 0

13/11/2014

Marcelo Pastore

Não se utiliza mais para fazer layouts, acho que é isso.
Responder

Gostei + 0

13/11/2014

Ronaldo Lanhellas

Olá pessoal, estou estudando o conceito de desenvolvimento mais atualizado possível, nesses novos layouts normal e responsivos, vi que em algumas coisas ainda se usam tabelas, está fora do padrão utilizar elas?

Hoje trabalhamos com o conceito de tableless, que em resumo é evitar o uso de tabelas e usar div's e outros recursos com maior flexibilidade. Acontece que isso apenas se aplica quando estamos trabalhando com layout, mas para mostrar dados tabulados a tabela ainda é a melhor solução.
Responder

Gostei + 0

13/11/2014

Fernando André

Mais em caso de designer responsivo o ideal é usar tabelas com no maximo 320 pixels?
Responder

Gostei + 0

13/11/2014

Soeuseijothaz

Mais em caso de designer responsivo o ideal é usar tabelas com no maximo 320 pixels?

Exitem maneiras de ocultar colunas da tabela deixando somente as indispensáveis, via css.
Mantendo a responsabilidade

Outra maneira de abordar o problema é colocar a table em uma div e acrescentar barra de rolagem e mantém o conteúdo da table.
Só que para os purista pode ir contra o paradigma do layout responsivo.

<div style="width:100%;overflow:auto">

<table>.................

</div>     

Dá uma pesquisada em bootstraps + tables vai achar muito material interessante.
Responder

Gostei + 0

13/11/2014

Marcelo Pastore

Eu acho incrivel quando se fala em layouts não existe um padrão "supremo". são varias formas.
Responder

Gostei + 0

13/11/2014

Soeuseijothaz

Eu acho incrivel quando se fala em layouts não existe um padrão "supremo". são varias formas.

Você esta certo! kkkkkkkkkkkk

Já vi discussões sem fim de uns defendendo que o correto era o uso de listas (<LI>) para criar formulários e outros contestando afirmando que o correto é usar o fildset/label.

Tudo depende do conhecimento e maturidade da equipe e principalmente do tempo disponível para desenvolver o projeto.

Normalmente no inicio do projeto tudo é css, tabless e semântico, mas quando o tempo fica escasso e o gerente aperta a coisa muda.
E na maioria das vezes para o cliente pouca importa se o pato é macho ele quer e comer o ovo! kkkk

Conheço maluco que faz tabulação de dados com div´s, pois manja muito de css, agora da manutenção no código dele é foda.

No final vai de cada um e a regra é não ser xiita em relação a nada.
Responder

Gostei + 0

16/11/2014

Marcelo Pastore

Tambem acho isso, mas é sempre bom está atento as mudanças do mundo web, vai que algo é "deixado" de ser usado, o site fica todo bagunçado e profissional não está ciente das mudanças, é gostar de viver perigosamente.
Responder

Gostei + 0

16/11/2014

Soeuseijothaz

Tambem acho isso, mas é sempre bom está atento as mudanças do mundo web, vai que algo é "deixado" de ser usado, o site fica todo bagunçado e profissional não está ciente das mudanças, é gostar de viver perigosamente.

Olha aprender não enche espaço então é fundamental. Quem não evoluir morre. E que bom que você tem esta mentalidade, congratulações.

Agora é de duvidar que algo "deixe" de ser usado (pois existe um legado enorme de sites) e seria desastroso se isso acontecesse.

Veja Iexplorer apesar das versões antigas não aderir ao padrão W3C ainda são muito usadas.

O problema maior é na manutenção de sites antigos. É muito difícil, principalmente por falta de tempo, portá-las para um novo universo.

Agora quanto mais ciente das novas tecnologias melhor, pois ao criar uma novo projeto você vai seguir o caminho correto.
Responder

Gostei + 0

16/11/2014

Marcelo Pastore

Partindo dessa nossa pequena "discussão" o que vc aconselha para tanto para apresentação de dado e para desenvolvimento de layouts, estamos fugindo um pouco do foco deste post, mas espero que seja minha ultima pergunta.
Responder

Gostei + 0

16/11/2014

Soeuseijothaz

Partindo dessa nossa pequena "discussão" o que vc aconselha para tanto para apresentação de dado e para desenvolvimento de layouts, estamos fugindo um pouco do foco deste post, mas espero que seja minha ultima pergunta.

Se você evitar de usar o css in line no html, já considero um enorme avanço no quesito manutenção e portabilidade.

Claro que não usar table para formatar layout também é o caminho,sem retorno.

Ultimamente estou estudando layout responsivo e certamente é a tendencia a ser seguida.

O HTML5, CSS3 em conjunto com a biblioteca bootstrap é uma abordagem que pode ajudar na produtividade, vale a pena pesquisar e ler sobre o assunto.
Agora nem todos as versões de certos browsers renderiza corretamente (principalmente o IE), tem como contornar, mas você deve estar ciente disto.

Para mascaras de entrada e consistência dos campo o Jquery é imbatível, existem outra formas de implementar, mas o Jquery, na minha opinião é a mais simples, elegante e robusta. Além de um gama de controles customizado, tipo combobox.

Agora para funcionar o browser do cliente deve esta com o Javscritp ativado, acredito que na maioria dos caso deva esta ativo, porém na navegação privada ou em borwser como o Tor não vai rodar.

Uma forma de contornar o problema é verificar ser o Javastip esta ativo e se não estiver avisar ao usuário.

Agora mesmo usando o Javscritp para consistir os campos é sempre prudente efetuar uma consistência via código.

Acho que o recomendado é ler, ler, testar, testar, testar e então decidir o que usar. Afinal a sua opinião enquanto projetista é que vale. Posi ninguém conhece mais o ambiente do seu projeto que você.

E tudo tem os prós e os contras.

Isto posto, vale ressaltar que é apenas minha vivência e que não significa que esteja correta, nem uma regra a seguir e muito menos um dogma. Certamente para outras pessoas a visão pode ser diferente.
Responder

Gostei + 0

16/11/2014

Marcelo Pastore

Esclarecido até de mais, obrigado.
Responder

Gostei + 0

16/11/2014

Soeuseijothaz

Esclarecido até de mais, obrigado.

De nada!
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar