Uso dos Comando no sistemas linux

Infraestrutura

12/01/2016

Boa noite galera estou começando aprender linux e me digam uma coisa ..Os comando usado no Debian pode ser usado em qualquer outro sistema linux como por exemplo ubuntu ?
Edson Venancio

Edson Venancio

Curtidas 0

Melhor post

Alex Oliveira

Alex Oliveira

14/01/2016

Edson, aconselho a você entender bem os gerenciadores de pacotes, são ferramentas primordiais para administrar o sistema Linux, Shell Script vai lhe ajudar a automatizar muitas tarefas, e a administração de repositórios vai ajudar a manter seu sistema sempre atualizado ( Bendita Source.list ).
GOSTEI 3

Mais Respostas

Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

12/01/2016

A base é praticamente a mesma em todas distros, existem pequenas diferenças, nada que uma pesquisa simples não resolva.
GOSTEI 2
Claudio Lopes

Claudio Lopes

12/01/2016

O ubuntu, kubuntu, lubumtu ... são derivações debian então os comandos são quase os mesmos... sigo um blog muito bom sobre linux já que vc está entrando para o mundo livre

procure por diolinux, vivalinux lá tem muito material de suporte...

Bem vindo ao mundo livre
GOSTEI 2
Edson Venancio

Edson Venancio

12/01/2016

Agradecido pelas respostas. Ja me cadastrei no viva o linux. vou olha o diulinux..
GOSTEI 0
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

12/01/2016

procure por diolinux, vivalinux lá tem muito material de suporte...


Diolinux é uma ótima fonte de pesquisa, os videos, sem comentarios, tudo sendo explicado da forma mais simples possivel.
GOSTEI 1
Gilberto Santana

Gilberto Santana

12/01/2016

Se você sabe a base, independente de distro, muda realmente pouca coisa.
GOSTEI 0
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

12/01/2016

Olhem essas apostilas, guia foca.

[url]http://www.guiafoca.org/[/url]
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

12/01/2016

cara, eu sou da janelinha e consigo me virar ate bem com o pinguim.

aprendendo o basico dos comandos ira bem na maioria, as mudancas ficam a cargo de coisas mais especificas, como as configuracoes e tal.

e atualmente muito do que vc precisa fara graficamente, facilitando muito a sua vida.

os sites que ja foram recomendados sao realmente bons, ja utilizei conteudo deles varias vezes.

mas recomendo verificar o canal da Boson Treinamentos no youtube, tbm eh muito bom, e ele tem conteudo de linux e windows, e outras coisas mais. rsrsr
GOSTEI 1
Edson Venancio

Edson Venancio

12/01/2016

cara, eu sou da janelinha e consigo me virar ate bem com o pinguim.

aprendendo o basico dos comandos ira bem na maioria, as mudancas ficam a cargo de coisas mais especificas, como as configuracoes e tal.

e atualmente muito do que vc precisa fara graficamente, facilitando muito a sua vida.

os sites que ja foram recomendados sao realmente bons, ja utilizei conteudo deles varias vezes.

mas recomendo verificar o canal da Boson Treinamentos no youtube, tbm eh muito bom, e ele tem conteúdo de linux e windows, e outras coisas mais. rsrsr


Eu sigo o Boson Treinamentos ha um tempo , estudo programação por ele e agora estou acompanhando as vídeo sobre linux, muito bom mesmo ..
GOSTEI 0
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

12/01/2016

Os treinamentos da Boson são bons realmente e vale a pena assistir!

Alex, esse é o caminho para chegar mais longe, no que se refere a um profissional que queira realmente seguir com o Linux.
GOSTEI 0
Caio Renato

Caio Renato

12/01/2016

Está iniciando? Sistema de arquivos?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

12/01/2016

Oi Fabiano,

Eu particularmente uso windows e linux em casa, eu e meu filho no caso, e na empresa boa parte do parque utilizamos linux, para recuzir custos e nao precisar de altos investimentos em equipamentos e licenciamentos, isso pq sao terminais que sao minimamente utilizados.

Ja trabalhei exclusivamente com linux para conseguir quebrar a barreira e a mistificacao que muitos usuarios do windows colocam para a utilizacao do Linux.

Posso dizer que gosto do pinguim, mas por opcao prefiro utilizar o windows, ate consigo me virar bem, na medida no possivel. rsrsr, na minha maquina no escritorio tenho umas 8 vms com distros variadas de linux para fazer testes. rsrsr

Os treinamentos da Boson são bons realmente e vale a pena assistir!

Alex, esse é o caminho para chegar mais longe, no que se refere a um profissional que queira realmente seguir com o Linux.
GOSTEI 1
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

12/01/2016

Eu ainda não sou totalmente Linux, rsrsrs, tenho velhos vicios.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

12/01/2016

Eu nao sou nada linux. rsrs

meu filho eh mais linuxista que eu. rsrsr

Eu ainda não sou totalmente Linux, rsrsrs, tenho velhos vicios.
GOSTEI 0
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

12/01/2016

Se essa área que deseja sem duvida quando chegar a idade conseguirá de forma tranquila um emprego, já pensa em fazer provas de certificações?
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

12/01/2016

Eu, por muito tempo, fui usuário Windows e gostava devido às suas facilidade, o XP para mim foi o melhor OS da Microsoft e aprendi muita coisa com ele. Eu ficava intrigado como funcionavam os instaladores e comecei a estudar os .bat as DLLs, os assemblies e me amarrava. Mas ao iniciar meus estudos no Linux, comecei a entender como realmente um sistemas Operacional funciona, e digo que vale muito a pena perder um tempo com o Pinguim.
GOSTEI 2
Edson Venancio

Edson Venancio

12/01/2016

Estou brincando um pouco, porem atualmente estou focado em programação, nao da pra ter foco no linux,porem todo dia assisto uma aula no curso aqui da devmedia de gerenciamento de servidores linux..
GOSTEI 1
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

12/01/2016

Não é ainda um sistema simples de se trabalhar, estudar, entender.
GOSTEI 0
Roseane Silva

Roseane Silva

12/01/2016

Edson, me disseram que é ótimo para desenvolvimento, confirma ou ainda não chegou a testar para essa finalidade?
GOSTEI 0
Claudio Lopes

Claudio Lopes

12/01/2016

Edson, me disseram que é ótimo para desenvolvimento, confirma ou ainda não chegou a testar para essa finalidade?




Muito bom para desenvolvimento tenho e uso a uns 4 anos...
GOSTEI 0
Roseane Silva

Roseane Silva

12/01/2016

Mas o que se diferencia do Windows? fora os bugs dele. rsrsrs
GOSTEI 0
Edson Venancio

Edson Venancio

12/01/2016

O bom que ele consume menos RAM que o windows , só deste principio ja é uma vantagem , ainda nao testei programar via linuxx..
GOSTEI 1
Roseane Silva

Roseane Silva

12/01/2016

Por esse lado já é uma grande vantagem, se for no caso de ter muitos programas instalados ou serviços que já na inicialização já ferra.
GOSTEI 0
Italo Junior

Italo Junior

12/01/2016

O bom que ele consume menos RAM que o windows , só deste principio ja é uma vantagem , ainda nao testei programar via linuxx..


Isso conta bastante no uso do Android Studio, sem duvida, rsrsrs.
GOSTEI 1
Edson Venancio

Edson Venancio

12/01/2016

Pra programar Android tem que ter no mínimo 8gb de RAM, a pessoa com 4gb , abrir o Android Estúdio e um navegador a Ram bate 83% , brincando..
Porem se tiver RAM eu nao trocaria o Windows pelo Linux nao, tratando em programação o Windows agiliza melhor... Em questão de instalação de plug-ins, , ferramentas etc...

Mas tou gostando do Linux, comprei outro notbook ontem na DELL peguei com SO Linux e o preço veio bem baixo de 3200, saiu 2700 valeu a pena.. Kk
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

12/01/2016

rapaz, ele quer trabalhar com desenvolvimento de jogos.

coloquei ele em um curso de introducao, e depois ele vai tentar entrar no tecnologo de desenvolvimento de jogos.

tenho falado com ele sobre as certificacoes e estar sempre se preparando para a area.

ele ja tem feito incricoes para menor aprendiz, e esta preparando o seu curriculo, criou perfil no linkedin e esta adicionando alguns amigos da area. rsrsr

Se essa área que deseja sem duvida quando chegar a idade conseguirá de forma tranquila um emprego, já pensa em fazer provas de certificações?
GOSTEI 0
Pedro Henrique

Pedro Henrique

12/01/2016

Linux ainda não é o meu forte, mas é um sistema operacional poderoso, dizem que domina o setor de servidores.
GOSTEI 0
Claudio Lopes

Claudio Lopes

12/01/2016

Roseane,

Antes de dizer porque eu prefiro o Linux, digo que não tem o melhor ou pior, depende muito do usuário, do que que vai utilizar. Eu comecei a programar com o Dreamweaver como IDE e o PHP como linguagem, instalei o apache e tudo mais. até ai não tive problemas como o Windows a não ser as travas, lentidões consumo elevado da ram e formatações de 6 em 6 meses.

Descobri o NetBenas e com e ele é pesado de mais..... dai fui para o Linux. as vantagens que eu tive com ele:

Muito leve mesmo com todos os efeitos gráficos não chegava a passar de 500mb de ram quando carregado (o Windows já subia com 1,75gb);
Não preciso de usar driver (muito raro quando vai precisar) então sua formatação é muito rápida
Transferência de arquivos é fora do normal

Então essa é uma analise com base no que eu gostei lógico que nem tudo na vida são flores, tem alguns perrengues que tem que ser feito via código, tem que pesquisar no google.

Antes de encerrar vou compartilhar algo aqui que achei meio estranho:

gosto de jogos, principalmente futebol. Comprei uma maquina com a seguinte configuração:

Qbex - I3 8g de ram 500g hd.

Com o Windows fui instalar o jogo e para quem conhece, tem um executável que é de configuração (tela, controles som) e ele me deu a informação quanto ao pc:

Ram -> boa
CPU -> boa
GPU -> impossível
VRAM - > impossível

e não consegui rodar o jogo.

ao instalar o Ubuntu 14.04

Ram -> boa
CPU -> boa
GPU -> ruim
VRAM - > ruim

consegui rodar o jogo (gráfico tudo baixo) em uma tv de 42' na resolução de 1080.

Alguém teve alguma experiência assim?
GOSTEI 0
Ssssssssssssssssssssssssss

Ssssssssssssssssssssssssss

12/01/2016

Não é ainda um sistema simples de se trabalhar, estudar, entender.


Linux não é simples de trabalhar?

Windows é simples de estudar? Onde consigo ver as implementações dele?
Windows é fácil de entender?

Não dá para generalizar, muita gente não usa Linux pela preguiça. A usabilidade de algumas distribuições hoje em dia é muito melhor que qualquer SO.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

12/01/2016

Ola Natan,

Rapaz, desculpe o mal jeito, mas me parece que vc nao gostou do comentario do nosso amigo.

Confesso que pensei muito em responder, para nao gerar qqr tipo de controversia ou mal entendido.

Agora com relacao as suas endagacoes, o que vc precisa em relacao aos exemplos?

nao sou um profundo conhecedor tanto de linux quanto de windows, mas os uso e trabalho com eles.

a usabilidade basicamente das distros como vc mesmo informou, nao podemos deixar de pensar que nao estamos falando em sistemas de grandes servidores e estruturas diferenciadas de corporacoes grandes.

a finalidade eh o entendimento e compartilhar conhecimento, entao, honestamente nao entendi as perguntas.

Mais uma vez, desculpe o mal jeito.
GOSTEI 1
Ssssssssssssssssssssssssss

Ssssssssssssssssssssssssss

12/01/2016

Ola Natan,

Rapaz, desculpe o mal jeito, mas me parece que vc nao gostou do comentario do nosso amigo.

Confesso que pensei muito em responder, para nao gerar qqr tipo de controversia ou mal entendido.

Agora com relacao as suas endagacoes, o que vc precisa em relacao aos exemplos?

nao sou um profundo conhecedor tanto de linux quanto de windows, mas os uso e trabalho com eles.

a usabilidade basicamente das distros como vc mesmo informou, nao podemos deixar de pensar que nao estamos falando em sistemas de grandes servidores e estruturas diferenciadas de corporacoes grandes.

a finalidade eh o entendimento e compartilhar conhecimento, entao, honestamente nao entendi as perguntas.

Mais uma vez, desculpe o mal jeito.


Talvez minha resposta pareceu meio rude, mas eu perguntei numa boa, pq realmente quero entender e por isso pedi aquelas informações..
GOSTEI 0
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

12/01/2016

Não é ainda um sistema simples de se trabalhar, estudar, entender.


Linux não é simples de trabalhar?

Windows é simples de estudar? Onde consigo ver as implementações dele?
Windows é fácil de entender?

Não dá para generalizar, muita gente não usa Linux pela preguiça. A usabilidade de algumas distribuições hoje em dia é muito melhor que qualquer SO.


Você tem razão em alguns pontos, mas muitas pessoas não largam o Windows por se sentirem mais a vontades e cá pra nós, apesar das evoluções do Linux, ainda está longe de alcançar o Windows em quantidade de usuários, Linux não é para qualquer um.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

12/01/2016

Bom Ssssssssssssssssssssssssss(Natan), vamos la.

De fato o Linux eh um pouco mais dificil de trabalhar, visto que o grupo de usuarios linux normalmente nao dao informacoes precisas, e por se tratar de varias distros baseadas em outras distros diferentes, acabam se tornando um pouco diferente cada forma de se fazer as operacoes, e mesmo com a evolucoes das distros, as vezes parecem mais complicadas de se fazer as alteracoes naquilo que sao necessarias, sao menos intuitivas as operacoes, eh claro que temos distros muito amigavais, quase um windows da vida, como a Mint, por exemplo.

De fato windows eh simples de estudar, a MS disponibiliza a MVA(Microsoft Virtual Academy), nao tenho certeza se a escrita esta correta, onde vc pode fazer gratuitamente cursos introdutorios nas tecnologias MS, alem da TechNet, e os foruns da MS e vasto material e passo a passo na net(assim como o linux tbm tem um vasto material, mas como disse acima um pouco mais complicado para se fazer algumas coisas, pelos motivos citados acima.).

Dependendo do tipo de implementacao que queira ver, posso citar a questao cliente servidor onde com um servidor 2008 com AD por exemplo e esquema de polices implementados, e estacoes com windows 7 pro, por exemplo, vc consegue controle total(ou quase total) das estacoes, onde vc pode bloquear acesso a areas especificas, unidades de cd por exemplo, entre outras situacoes, aqui na empresa para se ter uma ideia, implementamos a pouco tempo utilizacao de assinatura padrao para todos que utilizam outlook utilizando as gpos.

De fato o windows acaba sendo mais facil de entender, por sua estrutura que eh mais simples e intuitiva, e como a maioria das pessoas tem seu primeiro contato com o windows, eles acabam ficando mais a vontade com ele.

Com relacao a generalizacao, acho ruim de qqr forma.

Com relacao a preguica, nao creio, o problema eh que o grupo linuxista normalmente nao demonstra muita paciencia em "ensinar", os conceitos sao diferentes de um de outro, a pessoa que vai usar linux, tem que se aprofundar mais em questoes como rede e seguranca, mesmo em um uso domestico por exemplo.

Falo isso como quem teve que passar por isso, tenho linux instalado na maior parte do parque da empresa, alem de utiliza-lo em casa em maquina com dual boot e ser incentivador dos colegas de trabalho para utiliza-los alem do meu filho.

Ja trabalhei exclusivamente com linux por 4 meses ou mais, para me aprofundar mais, tenho VMs com 8 distros diferentes de linux para conhecimentos e testes.

A usabilidade do linux esta muito melhor que qdo tentei utiliza-lo pela primeira vez.

e desculpe a minha ignorancia, quais SOs existem alem de Windows e Linux? nao estou levando em conta sistemas de mainframe e de grandes corporacoes, afinal nao conheco essas estruturas e acredito que nao seria o foco nosso aqui.

Bom, acho que eh so.

Caso tenha sido rude, me desculpe.
GOSTEI 0
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

12/01/2016

Tranquilo, estamos aqui discutindo de boa, toda opinião é valida!
GOSTEI 0
Edson Venancio

Edson Venancio

12/01/2016

Legal, o problema que a galera ver no Linux é: Tudo eu tenho que ir no terminal e fazer na unha, ou seja vc tem ou e obrigado a saber o que vc esta fazendo..
Tou gostando da experiência com Linux, tinha coisa que eu tava achando difícil e agora ta de boa na mente, como configurar ipv4,.. Agendador de tarefas, criar usuário, bloquear usuários pra n acessa o sistema ..

To indo devagar porem não tou focado se eu estivesse focado já estaria bem familiarizado..

Em relação ao Windows e massa, não gosto de evangelização de tecnologia,.. Ou seja todos os dois SO são uteis, porém pra quem n tem tanto conhecimento, a alternativa é Windows..
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

12/01/2016

fmz!!!

Tranquilo, estamos aqui discutindo de boa, toda opinião é valida!
GOSTEI 0
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

12/01/2016

É bem por aí mesmo Edson, definitivamente o Linux não é para qualquer um, sabemos da importância dele, principalmente em servidores e também a questão financeira.
GOSTEI 0
POSTAR