Vale a pena usar os arquivos .min ?

jQuery

CSS

JavaScript

24/11/2016

Opa galera,

Alguns plugins como o jquery, o bootstrap e outros tem o seu arquivo normal e o arquivo .min

Tem alguma diferença entre usar um e outro? Performance talvez?

Pergunto isso porque normalmente os arquivos são muito pequenos e não acho que acha tanta diferença entre um e outro.
Calebe Menezes

Calebe Menezes

Curtidas 0

Melhor post

Tiago Dias

Tiago Dias

25/11/2016

Olá,

Pelo pouco que sei sim.

A diferença é a economia na quantidade de banda utilizada pelo servidor.

Pode até ser pouca coisa, mas faz diferença.

Já que é um código que aparentemente não será mais mexido, acho melhor usar o .min no uso dos seus plugins.
GOSTEI 2

Mais Respostas

Kleber Araujo

Kleber Araujo

24/11/2016

Olá Calebe,

Sim tem uma certa diferença importante,

-1º Enconomia de banda tráfego na rede, 3g etc, por ser um tamanho menor os arquivos .min, eles consomem menos banda para efetuar o download pelo browser, ou web view

-2º podemos sim considerar melhora na performance de carregamento da sua aplicação, o arquivo .min por ser menor e ser baixado mais rápido os códigos contidos lá serão executados mais rápido ao carregar a aplicação, claro que na performance de usabilidade, navegação etc do seu site ou sistema web, não vai influenciar não, somente mesmo no load da aplicação, o que melhora a exeperiência com o usuário também, pense que se vc usar varias bibliotecas javascript e todas serem carregadas na versão não minificada, o usuário poderá esperar um tempo maior pela aplicação, pior ainda no 3g.

-3º boas práticas de desenvolvimento, desenvolvemos todo nosso framework ou simples regras de negócio no arquivo normal identado, e mantemos esse arquivo para manutenções de desenvolvimento enfim, estando tudo ok, minificamos para subir em produção.
GOSTEI 2
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

24/11/2016

Contribuindo com essas informações:



A minificação consta de uma séria de transformações no arquivo javascript original:

redução do tamanho dos nomes de variáveis
remoção de comentários e espaços desnecessários
remoção de caracteres não significativos (e.g. alguns ; ao final de statements são opcionais)
substituição de instruções equivalentes, um exemplo que eu acho interessante, está nesta questão que eu levantei sobre o operador && como substituto de um operador ternário, ou então como substituto de um if inteiro, dependendo do caso: O que significa o operador && em entre strings?; o operador || também pode ser usado em redução de tamanho de operações, como explico em uma outra resposta: Existe no javascript um operador de coalescência nula? Tal como o operador ?? do C#
copia do corpo de funções para o local da chamada, quando isso valer a pena (e.g. quando uma função é chamada apenas em um lugar do código)

GOSTEI 1
Calebe Menezes

Calebe Menezes

24/11/2016

Opa show de bola!

Então acho ser uma alternativa viável usar os arquivos .min
GOSTEI 0
POSTAR