Vale a pena usar os arquivos .min ?

24/11/2016

0

Opa galera,

Alguns plugins como o jquery, o bootstrap e outros tem o seu arquivo normal e o arquivo .min

Tem alguma diferença entre usar um e outro? Performance talvez?

Pergunto isso porque normalmente os arquivos são muito pequenos e não acho que acha tanta diferença entre um e outro.
Calebe Menezes

Calebe Menezes

Responder

Post mais votado

25/11/2016

Olá,

Pelo pouco que sei sim.

A diferença é a economia na quantidade de banda utilizada pelo servidor.

Pode até ser pouca coisa, mas faz diferença.

Já que é um código que aparentemente não será mais mexido, acho melhor usar o .min no uso dos seus plugins.

Tiago Dias

Tiago Dias
Responder

Mais Posts

25/11/2016

Kleber Araujo

Olá Calebe,

Sim tem uma certa diferença importante,

-1º Enconomia de banda tráfego na rede, 3g etc, por ser um tamanho menor os arquivos .min, eles consomem menos banda para efetuar o download pelo browser, ou web view

-2º podemos sim considerar melhora na performance de carregamento da sua aplicação, o arquivo .min por ser menor e ser baixado mais rápido os códigos contidos lá serão executados mais rápido ao carregar a aplicação, claro que na performance de usabilidade, navegação etc do seu site ou sistema web, não vai influenciar não, somente mesmo no load da aplicação, o que melhora a exeperiência com o usuário também, pense que se vc usar varias bibliotecas javascript e todas serem carregadas na versão não minificada, o usuário poderá esperar um tempo maior pela aplicação, pior ainda no 3g.

-3º boas práticas de desenvolvimento, desenvolvemos todo nosso framework ou simples regras de negócio no arquivo normal identado, e mantemos esse arquivo para manutenções de desenvolvimento enfim, estando tudo ok, minificamos para subir em produção.
Responder

25/11/2016

Marcelo Pastore

Contribuindo com essas informações:



A minificação consta de uma séria de transformações no arquivo javascript original:

redução do tamanho dos nomes de variáveis
remoção de comentários e espaços desnecessários
remoção de caracteres não significativos (e.g. alguns ; ao final de statements são opcionais)
substituição de instruções equivalentes, um exemplo que eu acho interessante, está nesta questão que eu levantei sobre o operador && como substituto de um operador ternário, ou então como substituto de um if inteiro, dependendo do caso: O que significa o operador && em entre strings?; o operador || também pode ser usado em redução de tamanho de operações, como explico em uma outra resposta: Existe no javascript um operador de coalescência nula? Tal como o operador ?? do C#
copia do corpo de funções para o local da chamada, quando isso valer a pena (e.g. quando uma função é chamada apenas em um lugar do código)

Responder

28/11/2016

Calebe Menezes

Opa show de bola!

Então acho ser uma alternativa viável usar os arquivos .min
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar