VAlidar email php x javascript

Front-end

21/06/2013

Olá pessoal, estou fazendo um cadastro de usuários e preciso validar o email. é melhor fazer com php ou javascript?
Walter Junior

Walter Junior

Curtidas 0

Respostas

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

21/06/2013

Dependendo de como seu projeto está organizado, eu deixaria isso por conta do lado cliente, ou seja, faria com JavaScript, pois poluiria menos o código PHP.
GOSTEI 0
Supero Ltda

Supero Ltda

21/06/2013

Se o e-mail for um campo obrigatório eu faria a validação nos dois Client e Server!!
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

21/06/2013

Dependendo de como seu projeto está organizado, eu deixaria isso por conta do lado cliente, ou seja, faria com JavaScript, pois poluiria menos o código PHP.

mas seria mais confiavel?
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

21/06/2013

mas seria mais confiavel?
Seria mais seguro, digamos assim. Pois todos sabemos que a interface front-end é fica sob controle do cliente. Então, caso o usuário conseguisse "burlar" a validação da página, isso seria verificado no lado servidor, impedindo o registro de informações inválidas.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

21/06/2013

uma duvida:

e teria como a validação só na pagina falhar?
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

21/06/2013

uma duvida:

e teria como a validação só na pagina falhar?

Sim, poderia. Por exemplo:
1) Se for utilizado um input da HTML5 e o browser não oferecer suporte;
2) Se utilizar JavaScript e o usuário desabilitar a execução de scripts no browser;

Aí já viu, né.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

21/06/2013

putz!!! ainda tem essa, confiar em usuario, aiaiaia, é fogo!!!
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

21/06/2013

Pois é, mas não necessariamente vai ser culpa do usuário, pois nem todos tem conhecimento bastante para habilitar JavaScript e não se pode obriga-lo a atualizar o browser (ou pode, depende do relacionamento).
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

21/06/2013

Mas isso pode ser resolvido com uma boa estruturação do projeto, divisão de responsabilidades, etc.
GOSTEI 0
Walter Junior

Walter Junior

21/06/2013

Pois é, mas não necessariamente vai ser culpa do usuário, pois nem todos tem conhecimento bastante para habilitar JavaScript e não se pode obriga-lo a atualizar o browser (ou pode, depende do relacionamento).

Seria muito encomodo enviar um aviso ao usuário, avisando que o javascript está desativado, e pedindo para ele ativar. Ou tem alguma possibilidade de ativar sem nem o usuário permitir ?
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

21/06/2013

Como é algo do browser, o ideal é você avisar. Não sei se dá para verificar isso, pois como você faria? Usando JavaScript, mas como se está desabilitado?
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

21/06/2013

Como é algo do browser, o ideal é você avisar. Não sei se dá para verificar isso, pois como você faria? Usando JavaScript, mas como se está desabilitado?

mas isso seria em um ambiente fechado(empresa) fica mais facil ter a colaboração...
mas se for um site aberto? ja complica.
GOSTEI 0
Walter Junior

Walter Junior

21/06/2013

É concordo com você Joel. Obviamente com o javascript não teria como, devido a já está desativado.
mas pensei em algo tipo, criar uma função em PHP para fazer essa verificação e enviar o aviso ao usuário, teria como ?
GOSTEI 0
Walter Junior

Walter Junior

21/06/2013

mas isso seria em um ambiente fechado(empresa) fica mais facil ter a colaboração...

Pois é né Marcio, exato e se tivermos criando um site particular, onde não temos uma equipe para planejar essas coisas ?
GOSTEI 0
José

José

21/06/2013

No meu ver acho que o mais confiável seria criar a validação através do PHP mesmo, creio que assim não teria problemas com o javascript desativado, e nem com a falta de compatibilidade dos novos inputs do HTML5

O que vocês acham ?
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

21/06/2013

No meu ver acho que o mais confiável seria criar a validação através do PHP mesmo, creio que assim não teria problemas com o javascript desativado, e nem com a falta de compatibilidade dos novos inputs do HTML5

O que vocês acham ?

Sem dúvida é uma forma segura.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

21/06/2013

Pois é né Marcio, exato e se tivermos criando um site particular, onde não temos uma equipe para planejar essas coisas ?

complica.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

21/06/2013

O que vocês acham ?

uma duvida, teria como fazer isso em php e javascript, mas a principio funcionando somente javascript, caso algum espertinho desabilitasse aew o php seria utiliza, o que acham? possivel?
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

21/06/2013

O que vocês acham ?

uma duvida, teria como fazer isso em php e javascript, mas a principio funcionando somente javascript, caso algum espertinho desabilitasse aew o php seria utiliza, o que acham? possivel?
Possível, mas não necessário e nem viável. Se você vai desenvolver o código de validação, então use-o. É até uma forma de garantir maior segurança para a aplicação.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

21/06/2013

então é melhor deixar isso só com o php né?
GOSTEI 0
José

José

21/06/2013

então é melhor deixar isso só com o php né?

Sim em questão de confiabilidade sim, pois o javacript tem a questão do poder tá desativado, e os novos inputs do HTML 5 tem o favor da compatibilidade.

Então realmente a forma mais segura de validação acaba sendo via PHP realmente.
GOSTEI 0
Walter Junior

Walter Junior

21/06/2013

Obrigado por todas as respostas, vocês poderiam me dar um exemplo, de como posso fazer essa validação em PHP ?
da forma mais simples e funcional.
GOSTEI 0
POSTAR