Variável global - como e onde declarar ?
Como faço para declarar uma variável que possa ser usada em todos os forms do projeto ?
Ederbond
Curtidas 0
Respostas
Cebikyn
21/05/2004
Logo a cima de ´implementation´, em qualquer unit. Depois basta adicionar o nome desta unit à cláusula ´uses´ de todas as outras units. Não há forma de fazer isso automaticamente (declarar a variável e ela ficar acessível em todas as units).
GOSTEI 0
Lucas Silva
21/05/2004
Isso é uma coisa que se deve evitar..
Só usar em caso de muita precisão
Só usar em caso de muita precisão
GOSTEI 0
Cebikyn
21/05/2004
Pq evitar e usar apenas em casos de [i:c07f150327]necessidade[/i:c07f150327]? Eu uso variáveis declaradas desta forma e nunca tive problemas, muito pelo contrário, sempre facilitou minha vida...
GOSTEI 0
Lucas Silva
21/05/2004
Pq evitar e usar apenas em casos de [i:166978a997]necessidade[/i:166978a997]? Eu uso variáveis declaradas desta forma e nunca tive problemas, muito pelo contrário, sempre facilitou minha vida...
Você vai usar uma variável só em uma determinada procedure, tem necessidade de ser global?
GOSTEI 0
Cebikyn
21/05/2004
[quote:c47560b686=´Lucas Alves Silva´]Você vai usar uma variável só em uma determinada procedure, tem necessidade de ser global?[/quote:c47560b686]
Achei que vc estivesse falando da técnica em si, mas neste caso sim, não há pq usar variável global.
Achei que vc estivesse falando da técnica em si, mas neste caso sim, não há pq usar variável global.
GOSTEI 0
Anjocurioso
21/05/2004
Olha gente, eu sou super a favor de usar o forum pra aprender, mas tem coisas que é dificil de engolir poxa, existem milhões de apostilas sobre delphi na net, meu isso é preguiça de ler, poxa cara, eu ja vi pergunta simples, mas essa sua foi simplismente preguiça de aprender, poxa, gente, vamos ensinar o povo a ler, e estudar a linguaguem, um programador tem q estudar a linguaguem e nao pegar tudo pronto no forum, o forum existe pra tirar duvidas, como eu ja vi aqui, mas nao dar um curso intensivo, é o q eu acho, sem querer ofender o nosso amigo, mas vamos ser menos folgados ne? vlw???
GOSTEI 0
Jasig Aurumalfa
21/05/2004
É boa esse tipo de pergunta, pois nós vemos a opinião da galera sobre usar tal procedimento e talz, e se você perceber, coisas símples assim é que pegam toda a informação da galera, e as opiniões, e evitam vários bugs...
Usando assim com ceteza evitam :) ...
E sobre isso, num tenho nada contra usar variáveis globais em todo o form, se você não se importar com o tamanho de seu programa...
Usando assim com ceteza evitam :) ...
E sobre isso, num tenho nada contra usar variáveis globais em todo o form, se você não se importar com o tamanho de seu programa...
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
21/05/2004
[quote:0691f187ec=´Lucas Alves Silva´]Isso é uma coisa que se deve evitar..
Só usar em caso de muita precisão[/quote:0691f187ec]
Não só deve evitar como não se deve usar, pois fere um princípio básico da OO que é o encapsulamento. Linguagens como o C# e Java não permitem estes furos de encapsulamento, por não serem híbridas como C++ e Delphi.
Só usar em caso de muita precisão[/quote:0691f187ec]
Não só deve evitar como não se deve usar, pois fere um princípio básico da OO que é o encapsulamento. Linguagens como o C# e Java não permitem estes furos de encapsulamento, por não serem híbridas como C++ e Delphi.
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
21/05/2004
Olha gente, eu sou super a favor de usar o forum pra aprender, mas tem coisas que é dificil de engolir poxa, existem milhões de apostilas sobre delphi na net, meu isso é preguiça de ler, poxa cara, eu ja vi pergunta simples, mas essa sua foi simplismente preguiça de aprender, poxa, gente, vamos ensinar o povo a ler, e estudar a linguaguem, um programador tem q estudar a linguaguem e nao pegar tudo pronto no forum, o forum existe pra tirar duvidas, como eu ja vi aqui, mas nao dar um curso intensivo, é o q eu acho, sem querer ofender o nosso amigo, mas vamos ser menos folgados ne? vlw???
Colega,
Leia as regras de conduta para evitar problemas com os demais membros e com a moderação.
GOSTEI 0