Varrer todos os componentes de um form
Estou precisando de uma rotina em que eu possa varrer (passar por todos os componentes de uma determinada classe) em um determinado form. Exemplo:
tenho 60 componentes ´shape´ dentro de um formulário além de outros componentes como labels, edits, etc. Eu queria uma rotina que passasse por todos estes componentes e se o componente fosse um shape daí eu escreveria o comando que fosse necessario. Seria um tipo de laço.
Se o componente é um shape então ....
Alguém pode me passar esses comandos ou pelo menos me dar uma idéia, pois eu não sei como me referir a um componente na instrução.
tenho 60 componentes ´shape´ dentro de um formulário além de outros componentes como labels, edits, etc. Eu queria uma rotina que passasse por todos estes componentes e se o componente fosse um shape daí eu escreveria o comando que fosse necessario. Seria um tipo de laço.
Se o componente é um shape então ....
Alguém pode me passar esses comandos ou pelo menos me dar uma idéia, pois eu não sei como me referir a um componente na instrução.
Roberto Rossi
Curtidas 0
Melhor post
Xanatos
07/06/2004
:idea: Atribua um valor ao tag dos componentes Shape ou os que voce quer!!! por ex. tag = 1
For i:=0 to componentcount -1 do
begin
if Components[i].tag = 1 then
// Faça o que voce quiser com eles!!
end;
Espero ter ajudado!!!
:lol:
begin
if Components[i].tag = 1 then
// Faça o que voce quiser com eles!!
end;
Espero ter ajudado!!!
:lol:
GOSTEI 1
Mais Respostas
Xanatos
07/06/2004
Ainda pode fazer de outra maneira!!!
begin
if (Components[i] is TShape) then
(Components[i] as TShape).Name:= Nome; // Faça o que voce quiser com eles!!
end;
:D
begin
if (Components[i] is TShape) then
(Components[i] as TShape).Name:= Nome; // Faça o que voce quiser com eles!!
end;
:D
GOSTEI 0