Fórum Varrer todos os componentes de um form #236458
07/06/2004
0
Estou precisando de uma rotina em que eu possa varrer (passar por todos os componentes de uma determinada classe) em um determinado form. Exemplo:
tenho 60 componentes ´shape´ dentro de um formulário além de outros componentes como labels, edits, etc. Eu queria uma rotina que passasse por todos estes componentes e se o componente fosse um shape daí eu escreveria o comando que fosse necessario. Seria um tipo de laço.
Se o componente é um shape então ....
Alguém pode me passar esses comandos ou pelo menos me dar uma idéia, pois eu não sei como me referir a um componente na instrução.
tenho 60 componentes ´shape´ dentro de um formulário além de outros componentes como labels, edits, etc. Eu queria uma rotina que passasse por todos estes componentes e se o componente fosse um shape daí eu escreveria o comando que fosse necessario. Seria um tipo de laço.
Se o componente é um shape então ....
Alguém pode me passar esses comandos ou pelo menos me dar uma idéia, pois eu não sei como me referir a um componente na instrução.
Roberto Rossi
Curtir tópico
+ 0
Responder
Post mais votado
07/06/2004
:idea: Atribua um valor ao tag dos componentes Shape ou os que voce quer!!! por ex. tag = 1
For i:=0 to componentcount -1 do
begin
if Components[i].tag = 1 then
// Faça o que voce quiser com eles!!
end;
Espero ter ajudado!!!
:lol:
begin
if Components[i].tag = 1 then
// Faça o que voce quiser com eles!!
end;
Espero ter ajudado!!!
:lol:
Xanatos
Responder
Gostei + 1
Mais Posts
07/06/2004
Xanatos
Ainda pode fazer de outra maneira!!!
begin
if (Components[i] is TShape) then
(Components[i] as TShape).Name:= Nome; // Faça o que voce quiser com eles!!
end;
:D
begin
if (Components[i] is TShape) then
(Components[i] as TShape).Name:= Nome; // Faça o que voce quiser com eles!!
end;
:D
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)