VFP é melhor q o Delphi mesmo?
tenho convivido muitoi com um amigo programador de visual fox pro, e esse cara ta me enchendo tantao a cabeça que já to quase largando todo meu trabalho em delphi já e partindo pr fox pro...
mas será q é trova de programador mesmo, ou realmente fox pro supera os delphi em controle e gerenciamento á sistemas de lojas?
ele me relata q a consulta a banco de dados é muito mais rapido pq o VFP tem banco de dados nativo, e se assemelha pra um estilo win32 e agora .net do antigo clipper q fez sucesso na base DOS, e esta pronto pra encarar o .Net
Bem, alguem saberia me dizer entre delphi e VFP qm ganha? vantagens e desvantagens? ouvi dizer q o fox pro é meio limitado, mas só isso? tem mais?
vlw!
Lipsil
Melhor post
Thematrix:reloaded
04/06/2004
Eu trabalho como programador há mais desde 1990, ja programei em Basic, DBase III, Clipper, Mumps (!!!), Fox Pro (DOS), tentei VisualBasic (eca), e finalmente Delphi.
E, independente da linguagem que eu trabalhava eu sempre conseguia fazer o que me propunha...
Assim, eu não concordo muito que existe uma linguagem melhor que a outra, salvo alguma exceções
No caso do FoxPro, é o seguinte, ele foi criado para concorrer com o DBase IV e o Clipper, com grandes mudanças nos comando para interface gráfica e acesso as tabelas...
Pouco tempo depois de se tornar Visual FoxPro, criaram um tipo de banco de dados específico, com uma idéia parecida com a do Access, dessa forma se vc usar o VFP com sua base proprietária, com certeza, será mais rápido do que um Paradox ou Access pelo Delphi....
Mas, se vc for usar outro tipo de banco de dados (que na verdade eu nem sei se ele permite [!!!!]), a velocidade vai ser a mesma, pq todos estarão usando o ADO
Em relação ao desenvolvimento, eu tenho certeza que no VFP devem existir tarefas que são mais fáceis de implementar de que no Delphi, porém, o inverso também é verdadeiro!!!!
Quem vai realmente definir qual a melhor linguagem para trabalhar é vc mesmo, mas cuidado para não ficar sendo levado por qq onda, lembre-se que linguagem de programação é apenas uma ferramenta para transformar a realidade do usuário em rotinas de computador.... Preocupe-se com Análise de Sistemas, Modelagem de Dados, UML, experiências práticas, para criar sistemas realmente bons, independente da linguagem que vc usar....
Bom acho que é só isso, boa sorte!
Mais Respostas
Gandalf.nho
04/06/2004
Aroldo Zanela
04/06/2004
Além dos comentários acima, acho que tudo se resume até onde você quer chegar. O Delphi é uma ferramenta muito boa, porém, o suporte e apoio aos desenvolvedores no Brasil pela Borland é simplesmente nulo.
Se você estiver iniciando na área agora, minha sugestão é partir para ferramentas de empresas como Microsoft - Por possuir realmente um compromisso com os desenvolvedores, independente de porte ou condição financeira, você vai conseguir apoio ou Sun - Pois também investe fortemente na comunidade. Agora, em se tratando de selecionar uma ferramenta de futuro, EU ACHO que é c# ou Java, o resto é legado.
Xisto
04/06/2004
Quanto migrei do CLIPPER para DELPHI, pesquisei muito e o que me levou a minha atual conclusao:
O VFP é da Micro$oft e o VB tb, pelo que tenho visto pela rede, o filhinho querido nao é o VFP, tive medo dele ficar orfao.
Apesar do suporte Borland nao ser uma brastemp, principalmente pq muita gente nao registra sua copia original :D . A comunidade DELPHI, com foruns, componentes e coisas tais é enorme.
O delphi é atraves do KYLIX facilmente portavel para LINUX.
Agora, que fique claro nao tenho argumento para falar mal do VFP, apenas acho que estrategicamente o DELPHI é melhor.
A Historia do ´padrao DBF´ é verdadeira e fortissima. DBF = PDOX :evil:
Quanto ao Java, nao manjo nada, mas ja é projeto de estudo.
Boa Sorte, espero ter somado mais um pouquinho.
Aroldo Zanela
04/06/2004
Isto realmente é uma observação importante.
04/06/2004
Radicalizou geral!!!!!
Favr
04/06/2004
Bom, o caso é o seguinte... Lido com o [b:b61271a9fa]VFP[/b:b61271a9fa] desde a versão 3, ou seja, já faz bastante tempo.
Alguns motivos me fizeram optar pelo [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa], na época, e o maior deles foi pela compatibilidade com os bons e velhos ´DBF´s´ da vida. Pq dbfs? Bom... eu era clippeiro e tinha um monte de aplicações desenvolvidas nessa linguagem. O [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] me permitiria usar as tabelas de forma nativa em ambiente gráfico, sem contar boa parte do código que não teria que ser reescrito, apenas adaptado.
Num primeiro momento foi o que pensei e, de fato, aproveitei algumas rotinas... mas para aproveitar todo o potencial do [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa], muita coisa foi repensada e reescrita para poder fazer uso dessa maravilha que é a OOP e o [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] a implementa em todas as suas nuances.
Muita agua passou debaixo da ponte até o momento e a cada dia que passa, a raposa não deixa de me surpreender.
A interface de desenvolvimento é excelente (o intellisense do 8 é show e o do 9, nem se fala!)... o debugger só perde para o do C++, mas vc consegue alterar ponteiros de registros, brakpoints condicionais, altera conteúdo de variáveis e por aí vai. Aliado a isso vc tem toda a facilidade de uma linguagem de altíssimo nível, coisa que os C´s da vida estão longe de oferecer.
Alguem falou que a performance do [b:b61271a9fa]VFP[/b:b61271a9fa] seria igual a qualquer outra linguagem ao acessar outras bases de dados, tais como SQL... Isso até é verdade quando estamos fazendo uma query numa base de dados externa, entretanto existe uma classe chamada ´cursoradapter´, que é fornecida junto com o [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] (versão 7 em diante) que se conecta a tudo que é base de dados e as transformarm em cursores nativos do [b:b61271a9fa]VFP[/b:b61271a9fa]. A performance é quase imbatível usando-se estes cursores (já ouviram falar em Rushmore?), fora a comodidade que isso representa.
Não vou ousar aqui comparar o banco de dados nativo do [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] com um SQL server ou um Oracle... é óbvio que são grandes ferramentas e tem a sua aplicação bem definida.... mas vc vai colocar um SQL na loja da esquina? Só se for aqueles q se compra na Sta. Efigenia! O [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] permite que se desenvolvam aplicações bastante robustas com seu BD nativo e, por ser originário do Clipper, garanto aqui que grande parte das ditas corrupções de arquivo e índices se dão devido a aplicações deficientes (arquivos abertos, desbalanceamento dos indices, etc), no caso de quedas de energia ou placas de rede duvidosas. Qualquer servidor decente tem um no-break atrelado a ele e, aliado a isso, se vc utilizar o conceito de transações que o [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] também incorpora em seu BD, muito dificilmente vc encontrará corrupção nos arquivos. Falando nisso, o BD do [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] permite também que se utilize stored procedures, e temos também o VFPOLEDB que foi lançado a algum tempo para substituir o driver ODBC, que deixava um pouco a desejar. Esse driver é muito rápido e confiável, permitindo também a utilização de Stored Procedures, coisa que não acontecia com o driver ODBC.
Muitas pessoas já estão desenvolvendo aplicações onde ´misturam´ [b:b61271a9fa]VFP[/b:b61271a9fa] com .NET com ótimos resultados.
Quanto a alguem parecer ficar orfão da M$ por causa de sua estratégia de marketing, concordo.... é complicado quando uma grande corporação dita as regras, mas alguem aki sabe que a M$ e Borland são grandes parceiras? Imagine só se a M$ resolve passar a rasteira na Borland, como fez com a IBM anos atrás? Mas isso tudo é viagem... somos pequenos mortais diante dessas gigantes e vai saber o que vai na mente dos caras. O importante é conhecer a ferramenta e com elas produzir sistemas confiáveis... Na parte que me preocupa (se a M$ vai parar ou não com o [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] um dia), sei que o Ken Levy garante que teremos suporte para a versão 9 até 2015, o que não é pouco...
Dificilmente vc vai encontrar uma ferramenta onde a M$ investiu tanto em termos de atualizações e melhorias... ja estamos na versão 9 (quem quiser baixar o beta, aki vai: [url]http://msdn.microsoft.com/vfoxpro/[/url] e o VB (que parecia ser a menina dos olhos da M$) parou no 6.
Com certeza falei pouco... o [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] tem muito mais a oferecer. Temos várias classes desenvolvidas por terceiros que podem ser utilizadas gratuitamente... um grande reposítorio delas vcs encontram em [url]http://universalthread.com[/url], em [url]http://www.foxbrasil.com.br[/url] vcs poderão encontrar além de várias classes, um tutorial bastante bem elaborado e tb muita coisa em [url]www.tek-tips.com[/url].
Espero que aqueles que estão começando possam dar uma chance ao Fox e certamente irão perceber que tem em suas mãos uma grande ferramenta de desenvolvimento. Mesmo àqueles que já são filhos do VB ou do Delphi certamente irão reconhecer muitas vantagens e, saibam que as versões mais recentes do Fox incorporam recursos que foram solicitados por seus próprios usuários, mostrando que a M$ não esta nos deixando tão orfãos assim, como fez com o VB...! Afinal, quem aki é capaz de dizer que roda uma aplicação feita com o VB em VB.NET sem mudar nada? :)
[]´s
Fábio Vieira
(só mais uma coisa: não incorram no erro de achar que o [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] é uma melhoria do antigo Foxbase... esse é um estigma que ele carrega por causa do seu nome e também por causa do dialeto xBase, mas as semelhanças param aí... estamos falado de um produto de altíssimo nível e estabilidade... a M$ pode ser o que for, mas sempre o manteve nossa raposa atualizada :!: )
Cleosvaldo Jr.
04/06/2004
Eu trabalho com Visual FoxPro há mais de 8 anos, neste tempo também utilizei Delphi e Java, mas sempre tive o VFP como principal ferramenta.
Os comentários feitos pelos outros colegas são de grande relevância, principalmente no que diz respeito à habilidade que você tem em utilizar um determinada ferramenta, em dar atenção a um projeto bem elaborado, e principalmente não existir a melhor linguagem. A melhor linguagem é aquela que atende as suas necessidades da melhor maneira. Se existe mais de uma que atende, a melhor então será aquela que você mais sabe utilizar.
O VFP é uma excelente ferramenta com grande performance no tratamento de informações, manipulação de strings e possui um ótimo tempo de produtividade, pois conta com vários contrutores e assistentes nativos.
Vou tentar exclarecer algumas coisas de algumas respostas anteriores.
Na verdade o que se criou no VFP foi um Database Container (DBC), ele aumentou a potencialidade das tabelas DBF dando características existentes num SGBD, como Integridade Referencial, relacionamento persistente, Stored Procedures, além de outras características para aumentar a produtividade.
Com relação ao acesso a outros bancos de dados, isso é possível tanto com ADO quanto com alguns outros recursos da linguagem, um detalhe importante é que depois de carregados os dados você pode tratá-los de forma nativa também, aumentando assim a performance.
Quanto à fragilidade dos DBF´s ela ainda existe, mas tudo dependerá da arquitetura que você irá definir para a sua aplicação, se o seu banco de dados estiver na terceira camada, dificilmente você terá problemas com tabelas. Apesar de atualmente uma tabela DBF ter capacidade para armazenar 1 bilhão de registros ou até 2 Gb, todos nós sabemos que para clientes grandes o ideal é usar um SGBD como SQL Server/Oracle ou qualquer outro. O banco nativo é apenas mais um recurso, não significa que você é obrigado a usá-lo.
Agora dando a minha opnião particular tendo em vista que já utilizei outras linguagens como o Object Pascal e o Java, um recurso que o VFP possui e que ajuda muito é a famosa tela de comandos (famosa para quem usa VFP :) ). Trata-se de uma janelinha de texto onde você pode executar qualquer comando da linguagem em tempo de desenvolvimento, pode instanciar objetos, acessar e manipular dados. Tudo isso sem ter que compilar nem criar nada. Como se você estivesse num prompt do DOS, ou no query analiser do SQL Server.
Na realidade existem inúmeros outros recursos que eu poderia citar aqui, mas acredito ter extendido demais esta mensagem e eu considero o marketing desnecessário. Talvez o ideal seja você pedir para este seu amigo lhe mostrar pessoalmente o VFP, e pedir para que ele faça
em VFP algo que você fez em Delphi, assim você terá condições de tirar reais conclusões.
Não estou aqui para ´converter´ ninguém para outra linguagem, me cadastrei neste forum para poder passar um pouco do que é o VFP, e deixar que você tire suas conclusões. Como profissionais de TI temos que estar antenados nas tecnologias existentes. Afinal só podemos falar bem ou mal de algo que conhecemos. De qualquer forma considero o Delphi uma excelente ferramenta.
Caso esteja interessado em conhecer mais sobre o VFP vou deixar alguns links
http://www.imasters.com.br/web/conteudo/coluna_foxpro.php
http://www.foxbrasil.com.br
http://www.foxbrasil.com.br/forum
http://www.msdnbrasil.com.br/Tecnologias/visualfox/default.aspx
Um abraço,
Lmacedo
04/06/2004
Bom, acho que a indecisão do nosso amigo é entre VFP ou Delphi, ou seja, entre ferramentas de desenvolvimento, não banco de dados...
Mas de qualquer forma o VFP pode trabalhar com qualquer tipo de conexão a base de dados (nativo, ODBC, OLEDB, ADO...).
Dá até mesmo para conectar no Paradox... ecaaaaaaaa :lol:
Lmacedo
04/06/2004
Na realidade o ´FoxBase´ foi criado para isso, e já nessa primeira versão se mostrou muitas vezes mais rapido que os concorrentes...
É bom lembrar que a Microsoft copiou a tecnologia Rushmore do VFP para o Access...
Eu sei que permite ! :lol:
E é incorreto afirmar que todos usarão ADO, o VFP possui varias outras tecnologias para isso ...
Lmacedo
04/06/2004
A comunidade VFP também : www.foxbrasil.com.br
Esse negócio não foi descontinuado ? Aliás o Delphi que eu saiba também não é agora mais uma linguagem do .NET da M$ ?
Sei que a Borland está atirando para todos os lados... e um dos lados é o framework .net, criando ferramentas de desenvolvimento que trabalham com SDK por trás...
Tudo depende de como se lida com eles, se usar errado é claro que não funciona, ou seja, depende do desenvolvedor... eu pessoalmente já subistitui 2 sistemas de paradox para dbf e o cliente está satisfeitíssimo !
Lmacedo
04/06/2004
http://msdn.microsoft.com/vfoxpro/productinfo/features/default.aspx
http://msdn.microsoft.com/vfoxpro/productinfo/overview/default.aspx
Obs.: isso é da versão 8, é bom saber que a 9 já tá ai na beta...aguardem !!
:D
Gilson Vfp
04/06/2004
Pontos em que indubitavelmente o Visual Fox Pro é melhor que Delphi
- Curvar de aprendizagem e produtividade (Facilidade x Flexibilidade)
- Linguagem xBase estendida + SQL ANSI nativo + OO completo
Obs.: Neste ponto a Pascal do Delphi perde feio.
- Facilidade de trabalho com XML
- Banco de Dados nativo muito poderoso e facilidade de usar qualquer outro banco de forma transparente, inclusive pode ser feito acesso vários bancos diferentes simultaneamente (Oracle+SQL+DBC) usando o mesmo método de implementação.
- Gerador de relatório próprio interno na ferramenta.
- Componentes mais abrangentes, os seja com poucos componentes nas paleta de controles cobre-se todas as necessidades.
Conheça este caso de sucesso:
Em alguns Clientes meus tenho um sistema de vendas que utiliza uma base VFP com cerca de 80 tabelas na terceira forma normal, mas o interessante é que há tabelas com 9, 7, 6 milhões de registros, este sistema processa Vendas, Estoque, Fluxo de Caixa etc... e todos os processos rodam imediatamente, ou seja não há processo em lote ou posteriores, baixa de estoque, cancelamentos, contas a receber e fluxo de caixa são processados instantaneamente sem latência e para completar o equipamento é modesto, AMD 500 nas pontas e Pentium 800 no servidor.
Outras informações e curiosidades
- 2 Packs em 4 anos
- O sistema fica exposto a falta de energia por que as baterias do No Break são usada até cair
Em fim só procurando conhecer com quem sabe para ver os FATOS!!!
Grande Abraço,
Gilson
:D
Xanatos
04/06/2004
O Visual Data Flex tambem tem Banco Nativo e tambem é muito bom! alguem ja deu uma olhada nele? e tambem esta na versao 9 é muito rapido para desenvolvimento e tal, eu pelo menos fiz um programa teste e realmente é bem legal! mas o delphi me atende em tudo que eu preciso. Em minha cidade tem empresas ganhando muito dinheiro com Delphi 3. Entao qual a questao? VFP x Delphi, VDF x Delphi ou VB x Delphi? se voce é bom com delphi procure melhorar! se tem duvida quanto ao VFP entao faça um teste e implemente algo nele.
Jbuilder, C#,VB,VFP,VDF e tudo mais... todos tem comunidades fortes e é isso que é o bom!!! a diversidade na nossa área!
:arrow:
Nildo
04/06/2004
Tente arrumar um emprego que use VFP, com a mesma facilidade que arrumar um que use Delphi :wink:
Zunker
04/06/2004
Cada um se adapta a um sistema que fornece suas necessidades, e com isso se torna cada vez melhor.
Quem programa em VFP, se adaptou a ele. e com isso tende a aprender cada vez mais com ele até um ponto que consiga usar tudo o q o software tem a oferecer.
Mesma coisa com o Delphi.
A questão fica igual aquela propaganda do banco Bradesco, que os cara ficam falando do seu banco, e no final fica a questão que ´Vc não conheçe o meu banco´.
04/06/2004
o FoxPro foi criado, SIM, para competir com o DBase IV e Clipper, e não o FoxBase que foi criado para competir com o DBase III, tanto que são idênticos!!!!!
em 1990, eu trabalhei com uma cópia importada do FoxPro DOS durante 8 meses, em uma construtora...
Na época, ele já era um soft muito avançado, por exemplo, enquanto os programadores Clipper criavam funções para desenhar janelas, no FP bastava digitar um comando, se não me engano:
- Create Window....
Foi um dos primeiros softwares a implementar a linguagem SQL para o ambiente de desenvolvimento DBF, coisa que o Clipper nunca sonhou
era realmente fora de série, deixei de usar pq me demiti para ir para outra empresa, onde passei a desenvolver em Mumps (!!!!)
Só voltei a ver o FoxPro em sua primeira versão para Windows, uns 4 a 5 anos depois, mas não gostei muito, em relação ao VB e Delphi (na versão 2), ele era muito limitado
É interessante saber hoje que esta linguagem tem tido uma evolução constante, e por isso, algums detalhes que eu comentei refletem apenas minha experiência anterior.
Ah, o que me fez não escolher o FoxPro a despeito de tanta vantagem é que no FoxPro DOS, a execução era interpretada e no FoxPro for Windows eu tinha que levar uma DLL de +- 6MB (em 1994) para o cliente!
Então escolhi nosso bom e velho (!) amigo Delphi, que só levava o executável e o BDE..
É por isso que eu digo que a melhor linguagem é aquela que se adapta à suas necessidades (técnicas e financeiras 8)
Valeu, galera?
Vitor Rubio
04/06/2004
Se alguém souber por favor me diga!
Favr
04/06/2004
Toda e qualquer base que possuir um driver odbc vc pode acessar pelo VFP.
E o melhor de tudo é que vc pode requisitar os dados, convertendo-os num cursor e com isso ganhar uma performance de dar inveja a muitas outras ferramentas.
Veja a descrição da classe CursorAdapter, diretamente tirada do help do VFP8:
É uma mão-na-roda pois permite que vc construa um código hibrido, independente da base de dados que irá utilizar. :)
[]´s
Fábio
Vitor Rubio
04/06/2004
outra dúvida: os programas que eu tenho aqui feitos em VFP são todos locais, para pequenas empresas, qual seria a performance do VFP em aplicações Cliente-Servidor e aplicações Web? E como é feita a integração do VFP com .NET, como foi citado acima?
Grato!
Favr
04/06/2004
Achei interessante vc mencionar o recurso de auto-identação... Acontece que estou tão ´integrado´ a ele que não consigo imaginar uma ferramenta sem isso :).
Mas a coisa mais interessante e que talvez tenha sido implementado depois da experiencia que seu chefe teve com o VFP é o chamado intellisense. À medida que vc vai digitando, os métodos e propriedades de um determinado objeto podem ser escolhidos de uma lista suspensa que lhe é apresentada (claro que estou falando dos métodos e propriedades que são inerentes ao objeto em questão), ao mesmo tempo que lhe é apresentado um help contextual, com os parâmetros, etc...
Quanto a integração com o .Net, sugiro que vc ingresse no grupo www.foxbrasil.com.br, do qual faço parte. Lá vc poderá encontrar um monte de feras dispostas a ajudar em quaisquer duvidas que vc tenha com relação a isto e tudo o mais referente ao VFP. Creio que estender esse assunto aki seria desvirtuar um pouco do propósito do tópico :).
[]´s
Fábio Vieira
Vitor Rubio
04/06/2004
Rodolpho123
04/06/2004
Trabalhei em uma empresa onde utilizava um programa feito em FoxPro e o BD, *.DBF. Quanto ao programa, como os amigos mencionaram acima, isso depende de cada um, pois o que vai valer (eu acho) é a análise do sistema. Tanto o Delphi quanto ao FoxPro, é possível desenvolver ótimos e também ruins programas. Já em relação ao BD, a empresa sempre teve (e continua) problemas de corrupção de tabelas, devido as estações de trabalho não serem de boa configuração, pois o processamento dos dados são feitos nas estações onde estão sendo requisitadas, caso que não acontece em BD´s como FB,IB,MS-SQL server, Oracle, entre outros...
Trabalho com o Delphi pois ainda não encontrei limitações no mesmo, e como os meus programas são voltados aos usuários totalmente leigos em informática, o Delphi me facilita muito na otimização e peformance dos sistemas.
Favr
04/06/2004
De fato! Se vc trabalhar com os arquivos abertos na estação, algo pode acontecer e alguma coisa pode ser corrompida. Esse é um problema de qualquer aplicação monolítica.
Mas, se vc trabalhar com o banco na terceira camada, as chances disso acontecer são mínimas, pra não dizer inexistentes. Suponho que um servidor tenha um mínimo de proteção, é claro... coisa que não ocorre normalmente nas estações, onde é dificil vc ver um no-break atrelado.
Claro que nem sonho em comparar o BD do VFP com um SGBD de peso, cada um tem seu nicho (e preço) bem definidos.
O legal do BD do fox, é que ele tem praticamente tudo que um grande BD tem e, se vc construir sua aplicação direitinho, porta-la para esses BD parrudos pode ser uma tarefa quase que transparente.
[]´s
Fábio Vieira
Vitor Rubio
04/06/2004
Estou copiando os dados de uma tabela para outra, mas como
[b:b54864da03]dar um ´pack´[/b:b54864da03] nas tabelas dbf pelo delhpi? Qual a maneira mais correta de se fazer isso?
Obrigado desde já.
Aroldo Zanela
04/06/2004
A maneira mais simples é por meio do Database Desktop. Basta selecionar a tabela, reestruturar e marcar a opção ´pack´ antes de salvar. Ou ainda, utilizando o dbExplorer32 da RxLib. Pode-se também utilizar o seguinte código:
Check(DbiPackTable(Tabela.DBHandle, Tabela.Handle, nil, szDBASE, True));
Neste último caso, deve ser adicionada a unit BDE na lista de uses.
Vitor Rubio
04/06/2004
eu vi esse código já no forum, associado a outros códigos, agora..... tem diferença uma tabela dbf do Dbase e uma do FoxPro?
Grato!
Gandalf.nho
04/06/2004
Aroldo Zanela
04/06/2004
Se puder, me manda um arquivo para eu fazer alguns testes. Se não me engano, tabelas do Fox são suportadas a partir da versão 5.11 do BDE.
aroldo_zanela@hotmail.com
Alexandremarcondes
04/06/2004
Além dos comentários acima, acho que tudo se resume até onde você quer chegar. O Delphi é uma ferramenta muito boa, porém, o suporte e apoio aos desenvolvedores no Brasil pela Borland é simplesmente nulo.[/quote:dc87e861a6]
De que tipo de suporte você fala? Eu sempre que precisei tive suporte ... É claro que eles não ensinam a programar, mas a microsoft também não ...
Quando tive probelemas eles resolveram ...
Pereiramarcos
04/06/2004
Pontos em que indubitavelmente o Visual Fox Pro é melhor que Delphi
- Curvar de aprendizagem e produtividade (Facilidade x Flexibilidade)
- Linguagem xBase estendida + SQL ANSI nativo + OO completo
Obs.: Neste ponto a Pascal do Delphi perde feio.
- Facilidade de trabalho com XML
- Banco de Dados nativo muito poderoso e facilidade de usar qualquer outro banco de forma transparente, inclusive pode ser feito acesso vários bancos diferentes simultaneamente (Oracle+SQL+DBC) usando o mesmo método de implementação.
- Gerador de relatório próprio interno na ferramenta.
- Componentes mais abrangentes, os seja com poucos componentes nas paleta de controles cobre-se todas as necessidades.
Conheça este caso de sucesso:
Em alguns Clientes meus tenho um sistema de vendas que utiliza uma base VFP com cerca de 80 tabelas na terceira forma normal, mas o interessante é que há tabelas com 9, 7, 6 milhões de registros, este sistema processa Vendas, Estoque, Fluxo de Caixa etc... e todos os processos rodam imediatamente, ou seja não há processo em lote ou posteriores, baixa de estoque, cancelamentos, contas a receber e fluxo de caixa são processados instantaneamente sem latência e para completar o equipamento é modesto, AMD 500 nas pontas e Pentium 800 no servidor.
Outras informações e curiosidades
- 2 Packs em 4 anos
- O sistema fica exposto a falta de energia por que as baterias do No Break são usada até cair
Em fim só procurando conhecer com quem sabe para ver os FATOS!!!
Grande Abraço,
Gilson
:D[/quote:cfd400e52b]
esta tau curva de aprendizagem e em relação ao que ?
Ja atrablhei com VFP, e o fato de ter milhoes de registro s e nao ter processamento em lote nao quer dizer absolutamente NADA.
Pois por erro de modelagem so entram registros, ou seja com o passar do tempo pode ser que registros ja deveriam ter caido em um criterio de esvaziamento que por ventura nao deve existir.
que o VFP e uma boa ferramenta nao da pra negar mas pra criticar temos que conhecer.
o Delphi acessa qualquer Banco de dados. talvez voce nao conheca DBexpress. ADOConection.
sql ansi ? claro que nao tem slq ansi este sql e proprietario nao e comptavel seuqe com sqlserver da propria ms. tentafazer mutiplas subqueries. so se for na versao 10 que vira ? se vira?
ou sera que sera incluido no visual studio .
que historia e essa de oo, o delphi e oo desde sua versao 1
vai um desafio no teu programa com milhoes de registros migra, pra um banco de dados.
e faz em tres camadas
pra finalizar o Delphi trabalh afacilmente com o XML, na vejo problema algum.
Fox e bom mas Delphi é melhor alguem Duvida. . . . . . . . . .. . :shock:
Gilson Vfp
04/06/2004
R.: A linguagem xBase como também o SQL ANSI, são linguagens de nível mais elevado que o Pascal, Não sei se você lembra daquele velho conceito de nível de linguagem, que começa com linguagens de maquina e vai subindo, a medida que se aproxima da linguagem Humana, assim linguagem que abusam de {} ; ( ), estão longe de se aproximar a forma como o ser Humano pensa, na verdade a sintaxe do Pascal é voltada para o compilador e não para o programador, sua função e facilitar a vida do compilador. :D
- Ja atrablhei com VFP, e o fato de ter milhoes de registro s e nao ter processamento em lote nao quer dizer absolutamente NADA.
Pois por erro de modelagem so entram registros, ou seja com o passar do tempo pode ser que registros ja deveriam ter caido em um criterio de esvaziamento que por ventura nao deve existir.
R.: Taí uma assunto que saco bastante, sem falsa modéstia, modelagem de dados e processos, se conhecesse o projetos que fiz não levantaria esta hipótese, em todo caso por ai tem muita gente fazendo besteira no que tange a este assunto. :D
- que o VFP e uma boa ferramenta nao da pra negar mas pra criticar temos que conhecer.
R,: Sim é uma excelente ferramenta, já viu as novidades da versão 9 service pack 1. :D
- o Delphi acessa qualquer Banco de dados. talvez voce nao conheca DBexpress. ADOConection.
R.: Pois é né, muitos acham que o VFP só acessa DBF, o fato de ser uma ferramenta que possui Data Engine (Coisa que o .Net está tentado emita, em função das vantagens que isto proprociona), A muito tempo não uso DBF com base de dados, cerca de 8 anos, de lá para cá tenho usado com o VFP, o Oracle e o Sql Server, mais os amigos tem usado todo tipo que existe por ai, como pos exemplo Firebird, Postgree, MySQL e etc..., no mais você precisa ver com o VFP é rápido acessando estes banco, o pessoal fica de boca aberta. :D
- sql ansi ? claro que nao tem slq ansi este sql e proprietario nao e comptavel seuqe com sqlserver da propria ms. tentafazer mutiplas subqueries. so se for na versao 10 que vira ? se vira?
ou sera que sera incluido no visual studio .
R.: Se você gastar algum tempo para prender a usa-lo verá que tais operações são simplórias no VFP, tanto no processo local como remoto. :D
- que historia e essa de oo, o delphi e oo desde sua versao 1
R.: Quanto a isto não há dúvidas, mas eu acho o Deplhi, também muito legal, só o que estraga é nele é o Pascal, se tira o Pascal do Delphi e substituir pelo Xbase extendido com SQL Ansi + OO, ai vai ser o máximo. :D
- vai um desafio no teu programa com milhoes de registros migra, pra um banco de dados.
e faz em tres camadas
R.: Puxa, você pensa que o VFP parou no tempo? No VFP você tem n caminho para implementar múltiplas camadas, fala sério isto não exclusividade de nenhuma linguagem, acho que você esta ser referindo então ao Fox Pro 2.6 de 9 anos atrás, a muito tempo isto é só uma opção de desenvolvimento que o VFP proporciona. :D
- pra finalizar o Delphi trabalh afacilmente com o XML, na vejo problema algum.
R.: Sim, mais se você vier a ver e saber, como o VFP está avançado neste quesito, vais ficar surpreso, muito surpreso mesmo. :D
Fox e bom mas Delphi é melhor alguem Duvida. . . . . . . . . .. .
04/06/2004
Vitor Rubio
04/06/2004
Uma curiosidade: Tive a oportunidade de conhecer os ambientes FOx (embora eu conheci um muito antigo) e o Progresss. Ambos tem uma coisa interessante: Integração direta da linguagem e do ambiente com o banco de dados. Você pode referenciar uma tabela diretamente, co,mo se fosse uma variável. pode acessar os campos dessa tabela como se fossem propriedades de um objeto. dá pra fazer coisas do tipo, considerando uma linguagem hipotética:
banco.clientes.edit; if banco.clientes.razao = ´josé´ then banco.clientes.razao := ´mané´;
isso facilita muita coisa. É possivel fazer isso no Delphi? ou criar um expert que faça isso?
outra coisa legal também é a integração do ambiente com o shell, e o fato de ´misturar ´ comandos de shell com comandos da linguagem, ou você poder dar comandos da linguagem num shell em design-time e ele executar. Tudo isso eu vi no FoxPro e achei muito legal.
Nildo
04/06/2004
banco.clientes.edit; if banco.clientes.razao = ´josé´ then banco.clientes.razao := ´mané´;
isso facilita muita coisa. É possivel fazer isso no Delphi? ou criar um expert que faça isso?
outra coisa legal também é a integração do ambiente com o shell, e o fato de ´misturar ´ comandos de shell com comandos da linguagem, ou você poder dar comandos da linguagem num shell em design-time e ele executar. Tudo isso eu vi no FoxPro e achei muito legal.[/quote:1bda4e64e8]
Me lembro quando programa em clipper, era tudo assim! Já criava variável automaticamente para cada coluna, bem legal! E era só dar o ´!´ para executar comandos externos
Vitor Rubio
04/06/2004
Seria legal o Delphi ter alguma coisa parecida.
Outra coisa: O VFP tem um monte de ferrmnetas para edição e formatação, identação do código que o Delphi também tem, mas não vem junto com o Delphi, tem que instalar a parte. Seria legal se viesse junto.
Estou falando do DelforEx, Gexperts, Cnpack, pasdoc entre outros.
Acho que se fosse esse único detalhe, os programadores de VFP parariam de insister que VFP é melhor que Delphi hauahuahau.
Pereiramarcos
04/06/2004
o Fox os caras imploraram pra MS nao terminar com ele ele esta na versao 9.? SV 1.? é uma boa linguagem nao e ruim cara a MS tirou ele do Visual studio sabe PQ, extamanete por esta heranca do Xbase que o cara esta pregando ae diz que ten Sql Ansi, tenta fazer uma queri com multiplas subqueri.
Ansi e padrao e tai uma coisa que nao vejo ele tem um sql para atende-lo, isso foi materia de pedido para novas versoes.
Eu acho que a boa e aqule onde fazemos melhor dai a dizer que o Dlephi é ruim....... é pior e logo aqui....... e muita afalta de respeito pelo trbalho dos outros e muito pior ficaram pedindo e fazendo uma porrada de movimento para a MS nao acabar com Fox.
galera do Delphi e do Fox que me perdoe existe muita gente boa no FOX.
e no DELPHI TB..
Otimo NATAL e UM FELIZ 2006 para todos