GARANTIR DESCONTO

Fórum VFP é melhor q o Delphi mesmo? #236218

04/06/2004

0

Pessoal,
tenho convivido muitoi com um amigo programador de visual fox pro, e esse cara ta me enchendo tantao a cabeça que já to quase largando todo meu trabalho em delphi já e partindo pr fox pro...

mas será q é trova de programador mesmo, ou realmente fox pro supera os delphi em controle e gerenciamento á sistemas de lojas?

ele me relata q a consulta a banco de dados é muito mais rapido pq o VFP tem banco de dados nativo, e se assemelha pra um estilo win32 e agora .net do antigo clipper q fez sucesso na base DOS, e esta pronto pra encarar o .Net

Bem, alguem saberia me dizer entre delphi e VFP qm ganha? vantagens e desvantagens? ouvi dizer q o fox pro é meio limitado, mas só isso? tem mais?

vlw!

Lipsil

Lipsil

Responder

Post mais votado

04/06/2004

Antes de qq coisa, ainda que a linguagem seja importante, muito mais importante é sua experiência e expertise na linguagem que vc trabalha, assim essa sempre vai ser a melhor linguagem para vc...
Eu trabalho como programador há mais desde 1990, ja programei em Basic, DBase III, Clipper, Mumps (!!!), Fox Pro (DOS), tentei VisualBasic (eca), e finalmente Delphi.

E, independente da linguagem que eu trabalhava eu sempre conseguia fazer o que me propunha...

Assim, eu não concordo muito que existe uma linguagem melhor que a outra, salvo alguma exceções

No caso do FoxPro, é o seguinte, ele foi criado para concorrer com o DBase IV e o Clipper, com grandes mudanças nos comando para interface gráfica e acesso as tabelas...

Pouco tempo depois de se tornar Visual FoxPro, criaram um tipo de banco de dados específico, com uma idéia parecida com a do Access, dessa forma se vc usar o VFP com sua base proprietária, com certeza, será mais rápido do que um Paradox ou Access pelo Delphi....

Mas, se vc for usar outro tipo de banco de dados (que na verdade eu nem sei se ele permite [!!!!]), a velocidade vai ser a mesma, pq todos estarão usando o ADO

Em relação ao desenvolvimento, eu tenho certeza que no VFP devem existir tarefas que são mais fáceis de implementar de que no Delphi, porém, o inverso também é verdadeiro!!!!

Quem vai realmente definir qual a melhor linguagem para trabalhar é vc mesmo, mas cuidado para não ficar sendo levado por qq onda, lembre-se que linguagem de programação é apenas uma ferramenta para transformar a realidade do usuário em rotinas de computador.... Preocupe-se com Análise de Sistemas, Modelagem de Dados, UML, experiências práticas, para criar sistemas realmente bons, independente da linguagem que vc usar....

Bom acho que é só isso, boa sorte!

Thematrix:reloaded

Responder

Gostei + 1

Mais Posts

04/06/2004

Gandalf.nho

A menos que tenham evoluído muito, os bancos de dados que usam o padrão DBF (DBase, Clipper e FoxPro) tendem a ser tão frágeis quanto o Paradox. Para aplicações em rede, procure algo melhor do que banco de dados local. Pegue um Interbase ou Firebird.

Responder

Gostei + 0

05/06/2004

Aroldo Zanela

Colega,

Além dos comentários acima, acho que tudo se resume até onde você quer chegar. O Delphi é uma ferramenta muito boa, porém, o suporte e apoio aos desenvolvedores no Brasil pela Borland é simplesmente nulo.

Se você estiver iniciando na área agora, minha sugestão é partir para ferramentas de empresas como Microsoft - Por possuir realmente um compromisso com os desenvolvedores, independente de porte ou condição financeira, você vai conseguir apoio ou Sun - Pois também investe fortemente na comunidade. Agora, em se tratando de selecionar uma ferramenta de futuro, EU ACHO que é c# ou Java, o resto é legado.

Responder

Gostei + 0

05/06/2004

Xisto

Meu amigo, questaozinha dificil esta !
Quanto migrei do CLIPPER para DELPHI, pesquisei muito e o que me levou a minha atual conclusao:
O VFP é da Micro$oft e o VB tb, pelo que tenho visto pela rede, o filhinho querido nao é o VFP, tive medo dele ficar orfao.
Apesar do suporte Borland nao ser uma brastemp, principalmente pq muita gente nao registra sua copia original :D . A comunidade DELPHI, com foruns, componentes e coisas tais é enorme.
O delphi é atraves do KYLIX facilmente portavel para LINUX.

Agora, que fique claro nao tenho argumento para falar mal do VFP, apenas acho que estrategicamente o DELPHI é melhor.

A Historia do ´padrao DBF´ é verdadeira e fortissima. DBF = PDOX :evil:

Quanto ao Java, nao manjo nada, mas ja é projeto de estudo.
Boa Sorte, espero ter somado mais um pouquinho.

Responder

Gostei + 0

05/06/2004

Aroldo Zanela

O VFP é da Micro$oft e o VB tb, pelo que tenho visto pela rede, o filhinho querido nao é o VFP, tive medo dele ficar orfao.

Isto realmente é uma observação importante.

Responder

Gostei + 0

05/06/2004

EU ACHO que é c# ou Java, o resto é legado.

Radicalizou geral!!!!!

Responder

Gostei + 0

07/06/2004

Favr

Estou me sentindo um pouco penetra aki, me desculpem, rs... Estou postando essa mensagem para tentar clarear alguns pontos s/ o [b:b61271a9fa]Visual Foxpro[/b:b61271a9fa].

Bom, o caso é o seguinte... Lido com o [b:b61271a9fa]VFP[/b:b61271a9fa] desde a versão 3, ou seja, já faz bastante tempo.
Alguns motivos me fizeram optar pelo [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa], na época, e o maior deles foi pela compatibilidade com os bons e velhos ´DBF´s´ da vida. Pq dbfs? Bom... eu era clippeiro e tinha um monte de aplicações desenvolvidas nessa linguagem. O [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] me permitiria usar as tabelas de forma nativa em ambiente gráfico, sem contar boa parte do código que não teria que ser reescrito, apenas adaptado.
Num primeiro momento foi o que pensei e, de fato, aproveitei algumas rotinas... mas para aproveitar todo o potencial do [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa], muita coisa foi repensada e reescrita para poder fazer uso dessa maravilha que é a OOP e o [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] a implementa em todas as suas nuances.
Muita agua passou debaixo da ponte até o momento e a cada dia que passa, a raposa não deixa de me surpreender.
A interface de desenvolvimento é excelente (o intellisense do 8 é show e o do 9, nem se fala!)... o debugger só perde para o do C++, mas vc consegue alterar ponteiros de registros, brakpoints condicionais, altera conteúdo de variáveis e por aí vai. Aliado a isso vc tem toda a facilidade de uma linguagem de altíssimo nível, coisa que os C´s da vida estão longe de oferecer.
Alguem falou que a performance do [b:b61271a9fa]VFP[/b:b61271a9fa] seria igual a qualquer outra linguagem ao acessar outras bases de dados, tais como SQL... Isso até é verdade quando estamos fazendo uma query numa base de dados externa, entretanto existe uma classe chamada ´cursoradapter´, que é fornecida junto com o [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] (versão 7 em diante) que se conecta a tudo que é base de dados e as transformarm em cursores nativos do [b:b61271a9fa]VFP[/b:b61271a9fa]. A performance é quase imbatível usando-se estes cursores (já ouviram falar em Rushmore?), fora a comodidade que isso representa.

Não vou ousar aqui comparar o banco de dados nativo do [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] com um SQL server ou um Oracle... é óbvio que são grandes ferramentas e tem a sua aplicação bem definida.... mas vc vai colocar um SQL na loja da esquina? Só se for aqueles q se compra na Sta. Efigenia! O [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] permite que se desenvolvam aplicações bastante robustas com seu BD nativo e, por ser originário do Clipper, garanto aqui que grande parte das ditas corrupções de arquivo e índices se dão devido a aplicações deficientes (arquivos abertos, desbalanceamento dos indices, etc), no caso de quedas de energia ou placas de rede duvidosas. Qualquer servidor decente tem um no-break atrelado a ele e, aliado a isso, se vc utilizar o conceito de transações que o [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] também incorpora em seu BD, muito dificilmente vc encontrará corrupção nos arquivos. Falando nisso, o BD do [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] permite também que se utilize stored procedures, e temos também o VFPOLEDB que foi lançado a algum tempo para substituir o driver ODBC, que deixava um pouco a desejar. Esse driver é muito rápido e confiável, permitindo também a utilização de Stored Procedures, coisa que não acontecia com o driver ODBC.

Muitas pessoas já estão desenvolvendo aplicações onde ´misturam´ [b:b61271a9fa]VFP[/b:b61271a9fa] com .NET com ótimos resultados.
Quanto a alguem parecer ficar orfão da M$ por causa de sua estratégia de marketing, concordo.... é complicado quando uma grande corporação dita as regras, mas alguem aki sabe que a M$ e Borland são grandes parceiras? Imagine só se a M$ resolve passar a rasteira na Borland, como fez com a IBM anos atrás? Mas isso tudo é viagem... somos pequenos mortais diante dessas gigantes e vai saber o que vai na mente dos caras. O importante é conhecer a ferramenta e com elas produzir sistemas confiáveis... Na parte que me preocupa (se a M$ vai parar ou não com o [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] um dia), sei que o Ken Levy garante que teremos suporte para a versão 9 até 2015, o que não é pouco...

Dificilmente vc vai encontrar uma ferramenta onde a M$ investiu tanto em termos de atualizações e melhorias... ja estamos na versão 9 (quem quiser baixar o beta, aki vai: [url]http://msdn.microsoft.com/vfoxpro/[/url] e o VB (que parecia ser a menina dos olhos da M$) parou no 6.

Com certeza falei pouco... o [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] tem muito mais a oferecer. Temos várias classes desenvolvidas por terceiros que podem ser utilizadas gratuitamente... um grande reposítorio delas vcs encontram em [url]http://universalthread.com[/url], em [url]http://www.foxbrasil.com.br[/url] vcs poderão encontrar além de várias classes, um tutorial bastante bem elaborado e tb muita coisa em [url]www.tek-tips.com[/url].

Espero que aqueles que estão começando possam dar uma chance ao Fox e certamente irão perceber que tem em suas mãos uma grande ferramenta de desenvolvimento. Mesmo àqueles que já são filhos do VB ou do Delphi certamente irão reconhecer muitas vantagens e, saibam que as versões mais recentes do Fox incorporam recursos que foram solicitados por seus próprios usuários, mostrando que a M$ não esta nos deixando tão orfãos assim, como fez com o VB...! Afinal, quem aki é capaz de dizer que roda uma aplicação feita com o VB em VB.NET sem mudar nada? :)

[]´s

Fábio Vieira

(só mais uma coisa: não incorram no erro de achar que o [b:b61271a9fa]Fox[/b:b61271a9fa] é uma melhoria do antigo Foxbase... esse é um estigma que ele carrega por causa do seu nome e também por causa do dialeto xBase, mas as semelhanças param aí... estamos falado de um produto de altíssimo nível e estabilidade... a M$ pode ser o que for, mas sempre o manteve nossa raposa atualizada :!: )

Responder

Gostei + 0

07/06/2004

Cleosvaldo Jr.

Caro amigo,
Eu trabalho com Visual FoxPro há mais de 8 anos, neste tempo também utilizei Delphi e Java, mas sempre tive o VFP como principal ferramenta.
Os comentários feitos pelos outros colegas são de grande relevância, principalmente no que diz respeito à habilidade que você tem em utilizar um determinada ferramenta, em dar atenção a um projeto bem elaborado, e principalmente não existir a melhor linguagem. A melhor linguagem é aquela que atende as suas necessidades da melhor maneira. Se existe mais de uma que atende, a melhor então será aquela que você mais sabe utilizar.

O VFP é uma excelente ferramenta com grande performance no tratamento de informações, manipulação de strings e possui um ótimo tempo de produtividade, pois conta com vários contrutores e assistentes nativos.
Vou tentar exclarecer algumas coisas de algumas respostas anteriores.

Pouco tempo depois de se tornar Visual FoxPro, criaram um tipo de banco de dados específico, com uma idéia parecida com a do Access, dessa forma se vc usar o VFP com sua base proprietária, com certeza, será mais rápido do que um Paradox ou Access pelo Delphi....

Na verdade o que se criou no VFP foi um Database Container (DBC), ele aumentou a potencialidade das tabelas DBF dando características existentes num SGBD, como Integridade Referencial, relacionamento persistente, Stored Procedures, além de outras características para aumentar a produtividade.
Com relação ao acesso a outros bancos de dados, isso é possível tanto com ADO quanto com alguns outros recursos da linguagem, um detalhe importante é que depois de carregados os dados você pode tratá-los de forma nativa também, aumentando assim a performance.
Quanto à fragilidade dos DBF´s ela ainda existe, mas tudo dependerá da arquitetura que você irá definir para a sua aplicação, se o seu banco de dados estiver na terceira camada, dificilmente você terá problemas com tabelas. Apesar de atualmente uma tabela DBF ter capacidade para armazenar 1 bilhão de registros ou até 2 Gb, todos nós sabemos que para clientes grandes o ideal é usar um SGBD como SQL Server/Oracle ou qualquer outro. O banco nativo é apenas mais um recurso, não significa que você é obrigado a usá-lo.

Agora dando a minha opnião particular tendo em vista que já utilizei outras linguagens como o Object Pascal e o Java, um recurso que o VFP possui e que ajuda muito é a famosa tela de comandos (famosa para quem usa VFP :) ). Trata-se de uma janelinha de texto onde você pode executar qualquer comando da linguagem em tempo de desenvolvimento, pode instanciar objetos, acessar e manipular dados. Tudo isso sem ter que compilar nem criar nada. Como se você estivesse num prompt do DOS, ou no query analiser do SQL Server.
Na realidade existem inúmeros outros recursos que eu poderia citar aqui, mas acredito ter extendido demais esta mensagem e eu considero o marketing desnecessário. Talvez o ideal seja você pedir para este seu amigo lhe mostrar pessoalmente o VFP, e pedir para que ele faça
em VFP algo que você fez em Delphi, assim você terá condições de tirar reais conclusões.
Não estou aqui para ´converter´ ninguém para outra linguagem, me cadastrei neste forum para poder passar um pouco do que é o VFP, e deixar que você tire suas conclusões. Como profissionais de TI temos que estar antenados nas tecnologias existentes. Afinal só podemos falar bem ou mal de algo que conhecemos. De qualquer forma considero o Delphi uma excelente ferramenta.

Caso esteja interessado em conhecer mais sobre o VFP vou deixar alguns links
http://www.imasters.com.br/web/conteudo/coluna_foxpro.php
http://www.foxbrasil.com.br
http://www.foxbrasil.com.br/forum
http://www.msdnbrasil.com.br/Tecnologias/visualfox/default.aspx

Um abraço,

Responder

Gostei + 0

08/06/2004

Lmacedo

procure algo melhor do que banco de dados local. Pegue um Interbase ou Firebird.

Bom, acho que a indecisão do nosso amigo é entre VFP ou Delphi, ou seja, entre ferramentas de desenvolvimento, não banco de dados...

Mas de qualquer forma o VFP pode trabalhar com qualquer tipo de conexão a base de dados (nativo, ODBC, OLEDB, ADO...).

Dá até mesmo para conectar no Paradox... ecaaaaaaaa :lol:

Responder

Gostei + 0

08/06/2004

Lmacedo

No caso do FoxPro, é o seguinte, ele foi criado para concorrer com o DBase IV e o Clipper

Na realidade o ´FoxBase´ foi criado para isso, e já nessa primeira versão se mostrou muitas vezes mais rapido que os concorrentes...

Pouco tempo depois de se tornar Visual FoxPro, criaram um tipo de banco de dados específico, com uma idéia parecida com a do Access

É bom lembrar que a Microsoft copiou a tecnologia Rushmore do VFP para o Access...

Mas, se vc for usar outro tipo de banco de dados (que na verdade eu nem sei se ele permite [!!!!]), a velocidade vai ser a mesma, pq todos estarão usando o ADO

Eu sei que permite ! :lol:
E é incorreto afirmar que todos usarão ADO, o VFP possui varias outras tecnologias para isso ...

Responder

Gostei + 0

08/06/2004

Lmacedo

A comunidade DELPHI, com foruns, componentes e coisas tais é enorme.

A comunidade VFP também : www.foxbrasil.com.br

O delphi é atraves do KYLIX facilmente portavel para LINUX.

Esse negócio não foi descontinuado ? Aliás o Delphi que eu saiba também não é agora mais uma linguagem do .NET da M$ ?

Sei que a Borland está atirando para todos os lados... e um dos lados é o framework .net, criando ferramentas de desenvolvimento que trabalham com SDK por trás...

A Historia do ´padrao DBF´ é verdadeira e fortissima. DBF = PDOX :evil:

Tudo depende de como se lida com eles, se usar errado é claro que não funciona, ou seja, depende do desenvolvedor... eu pessoalmente já subistitui 2 sistemas de paradox para dbf e o cliente está satisfeitíssimo !

Responder

Gostei + 0

08/06/2004

Lmacedo

Só para complementar, quem tiver curiosidade de ver os recursos que o VFP oferece, ai vai o link:

http://msdn.microsoft.com/vfoxpro/productinfo/features/default.aspx

http://msdn.microsoft.com/vfoxpro/productinfo/overview/default.aspx

Obs.: isso é da versão 8, é bom saber que a 9 já tá ai na beta...aguardem !!

:D

Responder

Gostei + 0

08/06/2004

Gilson Vfp

Pontos em que indubitavelmente o Visual Fox Pro é melhor que Delphi

- Curvar de aprendizagem e produtividade (Facilidade x Flexibilidade)
- Linguagem xBase estendida + SQL ANSI nativo + OO completo
Obs.: Neste ponto a Pascal do Delphi perde feio.
- Facilidade de trabalho com XML
- Banco de Dados nativo muito poderoso e facilidade de usar qualquer outro banco de forma transparente, inclusive pode ser feito acesso vários bancos diferentes simultaneamente (Oracle+SQL+DBC) usando o mesmo método de implementação.
- Gerador de relatório próprio interno na ferramenta.
- Componentes mais abrangentes, os seja com poucos componentes nas paleta de controles cobre-se todas as necessidades.

Conheça este caso de sucesso:

Em alguns Clientes meus tenho um sistema de vendas que utiliza uma base VFP com cerca de 80 tabelas na terceira forma normal, mas o interessante é que há tabelas com 9, 7, 6 milhões de registros, este sistema processa Vendas, Estoque, Fluxo de Caixa etc... e todos os processos rodam imediatamente, ou seja não há processo em lote ou posteriores, baixa de estoque, cancelamentos, contas a receber e fluxo de caixa são processados instantaneamente sem latência e para completar o equipamento é modesto, AMD 500 nas pontas e Pentium 800 no servidor.

Outras informações e curiosidades

- 2 Packs em 4 anos
- O sistema fica exposto a falta de energia por que as baterias do No Break são usada até cair

Em fim só procurando conhecer com quem sabe para ver os FATOS!!!

Grande Abraço,

Gilson

Responder

Gostei + 0

08/06/2004

Xanatos

Bom eu sei que a discussão aqui é entre Delphi e VFP mas algo assim ja foi discutido antes e a questao é a mesma. Acredito que conhecer outras ferramentas é algo necessário pois muitas aplicacoes se encaixam melhor em outras ferramentes como delphi, VFP, VDF, VB e outras. Outro dia entrei em um site de programação e vi um monte de linguagens dentre as quais nao conhecia muitas.

O Visual Data Flex tambem tem Banco Nativo e tambem é muito bom! alguem ja deu uma olhada nele? e tambem esta na versao 9 é muito rapido para desenvolvimento e tal, eu pelo menos fiz um programa teste e realmente é bem legal! mas o delphi me atende em tudo que eu preciso. Em minha cidade tem empresas ganhando muito dinheiro com Delphi 3. Entao qual a questao? VFP x Delphi, VDF x Delphi ou VB x Delphi? se voce é bom com delphi procure melhorar! se tem duvida quanto ao VFP entao faça um teste e implemente algo nele.

Jbuilder, C#,VB,VFP,VDF e tudo mais... todos tem comunidades fortes e é isso que é o bom!!! a diversidade na nossa área!

:arrow:

Responder

Gostei + 0

08/06/2004

Nildo

Eu acho que você só troca o Delphi por outro se o Delphi não atende suas necessidades. No meu caso é perfeito, atende à todas e muito mais.
Tente arrumar um emprego que use VFP, com a mesma facilidade que arrumar um que use Delphi :wink:

Responder

Gostei + 0

08/06/2004

Zunker

A questão não é se o Delphi ou o VFP é melhor.

Cada um se adapta a um sistema que fornece suas necessidades, e com isso se torna cada vez melhor.

Quem programa em VFP, se adaptou a ele. e com isso tende a aprender cada vez mais com ele até um ponto que consiga usar tudo o q o software tem a oferecer.

Mesma coisa com o Delphi.

A questão fica igual aquela propaganda do banco Bradesco, que os cara ficam falando do seu banco, e no final fica a questão que ´Vc não conheçe o meu banco´.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar