Viabilidade de iniciar com Delphi atualmente
Olá, pessoal.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre se vale a pena começar a estudar Delphi atualmente para atuar profissionalmente. Como está o mercado de trabalho? Em novos projetos, as empresas estão optando por trabalhar com Delphi ou outra tecnologia como .NET lhe está substituindo?
Agradeço desde já qualquer ajuda.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre se vale a pena começar a estudar Delphi atualmente para atuar profissionalmente. Como está o mercado de trabalho? Em novos projetos, as empresas estão optando por trabalhar com Delphi ou outra tecnologia como .NET lhe está substituindo?
Agradeço desde já qualquer ajuda.
Rachel Andrade
Curtidas 0
Melhor post
Johni Marangon
07/07/2012
Olá Rachel em minha opinião temos mercado para tudo, ou seja, Delphi Java, PHP, etc...
Na região onde moro e na área que atuo o Delphi é predominante.
Porem leve em consideração as seguintes questões para tomar essa decisão.
- Salario pretendido.
- Área de atuação que pretende atuar
- Região onde pretender trabalhar.
No meu caso ensinavam Delphi na faculdade e a empresa que comecei a trabalhar usava Delphi, então não tive muitas escolhas.
Estou a mais de 4 anos programando em Delphi e nas últimas versões tivemos grandes melhorias nos recursos do Delphi, o que me motivou muito a continuar programando em Delphi, porem como dica não se prenda em apenas uma linguagem de programação, procure sempre aprender outras linguagens de programação, nesse quesito seja multi disciplinar.
Espero ter ajudado até breve.
Na região onde moro e na área que atuo o Delphi é predominante.
Porem leve em consideração as seguintes questões para tomar essa decisão.
- Salario pretendido.
- Área de atuação que pretende atuar
- Região onde pretender trabalhar.
No meu caso ensinavam Delphi na faculdade e a empresa que comecei a trabalhar usava Delphi, então não tive muitas escolhas.
Estou a mais de 4 anos programando em Delphi e nas últimas versões tivemos grandes melhorias nos recursos do Delphi, o que me motivou muito a continuar programando em Delphi, porem como dica não se prenda em apenas uma linguagem de programação, procure sempre aprender outras linguagens de programação, nesse quesito seja multi disciplinar.
Espero ter ajudado até breve.
GOSTEI 1
Mais Respostas
Gustavo Bretas
06/07/2012
Olá Rachel, complicado heim! rsrs Eu te digo uma coisa, aprender nunca é desperdício!
O mercado esta pendendo para o lado da Web, sem dúvida! As pessoas estão começando a entender que mesmo na web é possível ter segurança da informação, aí a questão de poder acessar de onde quiser fica muito mais atraente para o usuário!
Hoje eu trabalho somente com Delphi, e sinto uma necessidade muito grande de aprender outra linguagem, não para abandonar o Delphi, mas para agregar!
Então pensa bem, abraço e boa escolha!
O mercado esta pendendo para o lado da Web, sem dúvida! As pessoas estão começando a entender que mesmo na web é possível ter segurança da informação, aí a questão de poder acessar de onde quiser fica muito mais atraente para o usuário!
Hoje eu trabalho somente com Delphi, e sinto uma necessidade muito grande de aprender outra linguagem, não para abandonar o Delphi, mas para agregar!
Então pensa bem, abraço e boa escolha!
GOSTEI 0
Rachel Andrade
06/07/2012
Oi, Bretas. Obrigado pela resposta.
Na sua opinião, qual seria uma boa opção então para partir para a web? Eu programo (em nível intermediário) em C#, eu deveria então investir e, ASP.NET? Uma vez que já conheço o .NET Framework? Ou partir pra outra linguagem como PHP ou Ruby seria melhor?
Ah, aceito opinião de qualquer um que deseje e possa ajudar.
Mais uma vez, obrigado.
Na sua opinião, qual seria uma boa opção então para partir para a web? Eu programo (em nível intermediário) em C#, eu deveria então investir e, ASP.NET? Uma vez que já conheço o .NET Framework? Ou partir pra outra linguagem como PHP ou Ruby seria melhor?
Ah, aceito opinião de qualquer um que deseje e possa ajudar.
Mais uma vez, obrigado.
GOSTEI 0
Carla Batista
06/07/2012
Olá querida, bom eu fiz esta escolha, comecei a programar em Delphi tem uns dias. Meu cunhado está me ajudando a começar, ele ganha muito bem, trabalhando com Delphi. Ele diz o seguinte Quanto menos programadores Delphi no mercado, mais dinheiro eu consigo ganhar. Realmente é verdade eu estava vendo algumas vagas de estágio pra poder começar a trabalhar e realmente têm muitas. Fiquei muito surpresa com isso, pois sempre falaram o Delphi está morrendo, etc, mas o que morreu foram os programadores, foram pra outras linguagens. Isso em um ponto é ótimo pois assim como eu e você(Rachel) temos oportunidade de começar a programar sem muitos concorrentes.
Não conheço .NET, apenas o Delphi, mas eu aposto nele, acho que consigo me sustentar por um tempo programando com ele, acho não, tenho certeza, meu cunhado consegue, ele é fera de mais!
Bom é isso, espero ter te ajudado, bjs e sucesso pra ti.
Não conheço .NET, apenas o Delphi, mas eu aposto nele, acho que consigo me sustentar por um tempo programando com ele, acho não, tenho certeza, meu cunhado consegue, ele é fera de mais!
Bom é isso, espero ter te ajudado, bjs e sucesso pra ti.
GOSTEI 0
William
06/07/2012
Colega, desenvolver em Delphi é relativamente fácil e ágil principalmente aplicações que trabalham com banco de dados, com ele vc consegue desenvolver uma agenda de conatos simples rapidamente, temos várias engines de acesso (DBExpress, Zeos, ADO e etc.), exemplo para configurar o acesso a uma base de dados no SQLServer usando DBExpress, em menos de 1 minuto está pronto é só trabalhar.
Mas segue o mesmo conselho, não se prenda somente a uma linguagem, comecei com Visual Basic e depois Delphi, mas quando nasci para programação foi quando aprendi o básico de Java e C#, principalmente acesso à banco de dados. Outros conceitos importantes POO, Desgin Patern e etc.
Por mais falem que o Delphi está morrendo, acho isso muito difícil de acontecer até por causa desse dinamismo para aplicações comerciais desktop.
Mas segue o mesmo conselho, não se prenda somente a uma linguagem, comecei com Visual Basic e depois Delphi, mas quando nasci para programação foi quando aprendi o básico de Java e C#, principalmente acesso à banco de dados. Outros conceitos importantes POO, Desgin Patern e etc.
Por mais falem que o Delphi está morrendo, acho isso muito difícil de acontecer até por causa desse dinamismo para aplicações comerciais desktop.
GOSTEI 0
Rachel Andrade
06/07/2012
Gostaria de agradecer a todos que responderam, todas as contribuições foram de grande valia. Aproveitando essa discussão, gostaria de perguntar mais uma coisa: com relação ao mercado para dispositivos móveis, qual seria então a melhor opção? Investir no Delphi XE 2 para iPhone/iPad? .NET para Windows Phone? E para o Android?
Mais uma vez, obrigado.
Mais uma vez, obrigado.
GOSTEI 0
Carla Batista
06/07/2012
Olá Rachel, andei vendo esta sua dúvida.
Olha só, o que o pessoal tem usado mesmo é o Android.
Delphi XE esta muito recente ainda.
Até mais, bjs
Olha só, o que o pessoal tem usado mesmo é o Android.
Delphi XE esta muito recente ainda.
Até mais, bjs
GOSTEI 0
Rachel Andrade
06/07/2012
Oi, gente... Depois de um tempo longe, estou voltando para revisar os tópicos que deixei abertos.
Eu estudei Delphi, mas atualmente estou só com C# por causa da faculdade. Mas pretendo voltar ao Delphi em breve, pois vi um tópico onde o pessoal disse que ainda dá dinheiro :)
Então, vou pedir para alguém encerrar este tópico, para ficar organizado.
Grata a todos.
Eu estudei Delphi, mas atualmente estou só com C# por causa da faculdade. Mas pretendo voltar ao Delphi em breve, pois vi um tópico onde o pessoal disse que ainda dá dinheiro :)
Então, vou pedir para alguém encerrar este tópico, para ficar organizado.
Grata a todos.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
06/07/2012
Obrigado por se importar com a organização do fórum, Rachel.
Com relação ao Delphi, quando puder, volte a estudar, pois ainda da dinheiro sim.
Estou fechando o tópico, mas fique à vontade para abrir outros quando precisar.
Com relação ao Delphi, quando puder, volte a estudar, pois ainda da dinheiro sim.
Estou fechando o tópico, mas fique à vontade para abrir outros quando precisar.
GOSTEI 0
José
06/07/2012
Tópico concluído.
GOSTEI 0