vincular cliente a produto
oi galera qria uma ajuda
sto fazendo um programa com banco d dados em q ao cadastra um cliente eu abra um novo formulario pra vincular exemplo o codigo cliente a sal e farinha, ai quando eu abrir o outo form movimentação vou ter um combobox, ao selecionar um cliente mostrra todos os produtos que vinculei a o cliente na tabela. ñ stou sabendo cm fazer isso no programa se puder me ajudar
sto fazendo um programa com banco d dados em q ao cadastra um cliente eu abra um novo formulario pra vincular exemplo o codigo cliente a sal e farinha, ai quando eu abrir o outo form movimentação vou ter um combobox, ao selecionar um cliente mostrra todos os produtos que vinculei a o cliente na tabela. ñ stou sabendo cm fazer isso no programa se puder me ajudar
Lu
Curtidas 0
Respostas
Marco Salles
07/06/2011
Lucynha a resposta pode varia dependendo da modelagem que vc fez na construção de sua base de
dados. Por exemplo é usal ter uma tabela de Items de Vendas (onde tem os produtos sal e farinha) que se relaciona com a tabela Vendas (onde tem todas as vendas) que se relaciona com a Tabela Clientes . Esta modelagem é apenas uma abstração , pode ser que vc tenha feita outra , mas de qualquer modo talves haja necessidade de um Sql para recuperar essas informaçoes . Porém este Sql dependerá de como vc Modelou sua
Base de Dados , alem disso dependera também de qual a tecnologia SGDB que vc esta utilizando , pois pode
varia de banco para banco .
Mas enfim , de mais detalhes a cerca do problema . Eu particlarmente arranho muito em Sql , mas eu tenho visto muitas pessoas neste forum que se safam com certa facilidade quando o assunto é SQl e tendo este detalhes acredito que irá facilita-los
dados. Por exemplo é usal ter uma tabela de Items de Vendas (onde tem os produtos sal e farinha) que se relaciona com a tabela Vendas (onde tem todas as vendas) que se relaciona com a Tabela Clientes . Esta modelagem é apenas uma abstração , pode ser que vc tenha feita outra , mas de qualquer modo talves haja necessidade de um Sql para recuperar essas informaçoes . Porém este Sql dependerá de como vc Modelou sua
Base de Dados , alem disso dependera também de qual a tecnologia SGDB que vc esta utilizando , pois pode
varia de banco para banco .
Mas enfim , de mais detalhes a cerca do problema . Eu particlarmente arranho muito em Sql , mas eu tenho visto muitas pessoas neste forum que se safam com certa facilidade quando o assunto é SQl e tendo este detalhes acredito que irá facilita-los
GOSTEI 0
Nigro
07/06/2011
Fica mais ou menos assim:
TabCli
---------
PK_CLI
Nome
FK_Prod
TabProd
-----------
PK_Prod
Descricao
Select C.PK_CLI, C.Nome, P.PK_Prod, P.Descricao
From TabCli C
Inner Join TabProd P on (P.PK_Prod = C.FK_Prod)
As nomenclaturas PK e FK, significam respectivamente Primary Key e Forein Key
GOSTEI 0
Emerson Nascimento
07/06/2011
creio que você esteja usando uma terceira tabela para fazer esse relacionamento.
+------------+
| TabCli |
+------------+
| PK_CLI |---+
| Nome | |
+------------+ |
| +-------------+
| | TabCliProd |
| +-------------+
| | PK_CliProd |
+-----<| FK_Cli |
+---<| FK_Prod |
| +-------------+
+--------------+ |
| TabProd | |
+--------------+ |
| PK_Prod |---+
| Descricao |
+--------------+
se um produto puder se relacionar com mais de um cliente, essa será a maneira mais apropriada.
mas para te ajudarmos você precisa nos dizer como está fazendo esse relacionamento.
+------------+
| TabCli |
+------------+
| PK_CLI |---+
| Nome | |
+------------+ |
| +-------------+
| | TabCliProd |
| +-------------+
| | PK_CliProd |
+-----<| FK_Cli |
+---<| FK_Prod |
| +-------------+
+--------------+ |
| TabProd | |
+--------------+ |
| PK_Prod |---+
| Descricao |
+--------------+
se um produto puder se relacionar com mais de um cliente, essa será a maneira mais apropriada.
mas para te ajudarmos você precisa nos dizer como está fazendo esse relacionamento.
GOSTEI 0
Lu
07/06/2011
+------------+
| TabCli |
+------------+
| PK_CLI |---+
| Nome | |
+------------+ |
| +-------------+
| | TabContr |
| +-------------+