Windows 10 com certificado Arduino

Infraestrutura

Off Topic

30/04/2015

Olá pessoal!

Uma das últimas novidades do Windows 10: [url:descricao=Windows 10 será primeiro sistema operacional com certificado Arduino]http://info.abril.com.br/noticias/ti/2015/04/windows-10-sera-primeiro-sistema-operacional-com-certificado-arduino.shtml[/url]
Desenvolvedores poderão acessar remotamente o Windows Remote Arduino e o Windows Virtual Shields, que estão disponíveis como libraries de código aberto.
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

Curtidas 0

Respostas

Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

30/04/2015

Estou por fora de algumas novidades, esse Arduino é uma placa eletronica? o que ela faz?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

30/04/2015

Também não sei muito bem o que é Evaldo, achei interessante abrir o tópico também para sanar essa dúvida/curiosidade..
Fiz uma pesquisa rápida para entender do que se trata:
Arduino, (...) é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas.

Pode ser usado para o desenvolvimento de objetos interativos independentes, ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro. Uma típica placa Arduíno é composta por um controlador, algumas linhas de E/S digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagi-la em tempo real. Ela em si não possui qualquer recurso de rede, porém é comum combinar um ou mais Arduinos deste modo, usando extensões apropriadas chamadas de shields. A interface do hospedeiro é simples, podendo ser escrita em várias linguagens. A mais popular é a Processing, mas outras que podem comunicar-se com a conexão serial são: Max/MSP, Pure Data, SuperCollider, ActionScript e Java.
fonte: [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Arduino[/url]
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

30/04/2015

Alguém já utilizou essa tecnologia?
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

30/04/2015

Pra mim ainda é misterio, falta-me leitura

é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única

GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

30/04/2015

São aqueles mini pc´s?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

30/04/2015

Também não conheço Edvaldo...
Vamos aguardar para ver se há alguém que conhece...
GOSTEI 0
William Marques

William Marques

30/04/2015

Existem vários tipos de placas arduínos, com GPS, com tela LCD, com entrada de Rede, etc, com essas placas controladoras as possibilidades são infinitas você pode montar um celular, um robo, um alarme, um sistema de monitoramento para sua casa, integrar com o raspberry pi, segue o link de uma loja, só vocês darem uma olhada nos tipos de placas que existem para entender melhor.

Robocore

Um Robô feito de Arduíno

[url:descricao=Robô Arduíno]https://www.youtube.com/watch?v=PQicXbj5Ivs[/url]

Infelizmente ainda custa um pouco caro, mas tenho curiosidade para comprar e montar um robô simples.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

30/04/2015

Mas qual o diferencial dessas placas?
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

30/04/2015

Uma placa unica que posso fazer todos esses produtos com ela, qual a linguagem que é envolvida com ela?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

30/04/2015

Achei interessante isso, ainda não tinha conhecimento...
Imagino que quem estudou robótica e inteligência artificial tenha mais conhecimento nesse assunto.

Então, quer dizer que o Windows 10 vai fornecer um recurso que vai ser bom para os desenvolvedores dessa área...
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

30/04/2015

Acho que exige-se tambem conhecimento em eletronica.
GOSTEI 0
Igor Fugimoto

Igor Fugimoto

30/04/2015

C/C++.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

30/04/2015

Estava imaginando uma linguagem como essas.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

30/04/2015

Exige conhecimento em eletronica como eu especulei?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

30/04/2015

Imagino que utilize esse conhecimentos também, Evaldo.
Depende que tipo de sistema você vai criar. por exemplo, um sistema de pesagem em uma balança automática envolve trabalhos mecânicos, elétricos e de tecnologia de informação.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

30/04/2015

Eletrônica é um pouco complicado, muitas "regras" e formulas, não lembro bem, mas tem uma parte que tem os operadores OR, AND e NOT.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

30/04/2015

As engenharias mecânica, elétrica e civil ensinam a desenvolver programas em C para aplicar os cálculos que eles precisam aprender.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/04/2015

Observando este post, hoje por curiosidade perguntei ao meu professor de Shellscript que tambem entende bem sobre placas eletronicas, ele me informou que conhecimento em eletronica, é o minimo mesmo, tem que saber mais programar!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

30/04/2015

Eu imagino que sim Roniere.
Já ajudei pessoas que estudam mecânica a construir o código para um algorítimo em C utilizando array.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/04/2015

Pelo pouco que me passaram em informações bem superficiais acho que o diferencial seria uma certa "facilidade" em trabalhar com elas.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

30/04/2015

Eu acho que depende a área de atuação e o que o profissional vai fazer.
Mas hoje, um engenheiro não faz nada sem ter um projeto em mãos, então eles fazem uso de ferramentas para essas finalidades.
Em empresas que trabalham com automação industrial, geralmente eles possuem as equipes compostas por profissionais de cada área (mecânica, civil, tecnologia de informação). Pois há leis que eles tem respeitar e os profissionais tem que receber diversos treinamentos para poder trabalhar, caso contrário a empresa pode ser multada pelo Ministério.
Por exemplo, um profissional de T.I. que trabalha com circuitos elétricos tem que ter certificação em todas as Normas Regulamentadoras (NRs) que se referem ao ramo de trabalho que ele atua.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/04/2015

Ainda tem isso, nem me dei conta dessa situação, esses profissionais tem um registro de cada área que atuam.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

30/04/2015

No caso, o que eu falei, não são registros, são treinamentos que eles têm que receber para poder realizar determinados trabalho. Com isso, eles ganham o certificado que comprova a realização do treinamento, mas ele têm que renovar ele anualmente.
Por exemplo, um profissional que trabalha acionando circuitos elétricos, obrigatoriamente tem que ter a NR10 que se refere a segurança em instalações e serviços em eletricidade.
Se a empresa não fornece esse treinamento para o profissional, o Ministério do Trabalho pode multá-la.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/04/2015

Me enganei, pensei que fosse algo exigido, o que escrevi.
GOSTEI 0
Isac Moura

Isac Moura

30/04/2015

Já ouvi falar sobre Arduino aqui na minha escola, devido a um projeto que meus amigos desenvolveram, parece ser algo muito bom.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

30/04/2015

Me enganei, pensei que fosse algo exigido, o que escrevi.

De certa forma são exigidos, porém são cobrados pela empresa e, esta, é cobrada pelo Ministério do Trabalho.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/04/2015

Mas pensei que fosse registro de função junto algum conselho ou algo parecido.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/04/2015

Já ouvi falar sobre Arduino aqui na minha escola, devido a um projeto que meus amigos desenvolveram, parece ser algo muito bom.

Qual o projeto deles?
GOSTEI 0
POSTAR