Games: Aprenda a criar jogos com Delphi

Este é o primeiro artigo de uma série que mostrará como criar um jogo simples usando Delphi. Vamos discutir a estrutura básica, alguns conceitos e tecnologias.

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Aprenda a criar jogos com Delphi

Saudações caro leitor, venho por meio deste artigo iniciar nossas discussões sobre criação de jogos com Delphi. Com certeza muitos programadores e outros profissionais da área foram e são até hoje “game maníacos” de carteirinha.

Acredito que a grande maioria dos programadores já teve algum tipo de curiosidade a respeito da criação de jogos para consoles ou para PC, sendo assim vamos desmistificar um pouco a criação desse tipo de aplicação. Alguns programadores até tentam dar os primeiros passos nesse ramo, mas por causa de projetos astronômicos ou por falta de artigos especializados, acabam desistindo logo no início.

Este é o primeiro artigo de uma série que mostrará como criar um jogo simples usando Delphi. Vamos discutir a estrutura básica, alguns conceitos e tecnologias. Nos próximos artigos vamos focar aspectos específicos de cada tela e qual o seu papel no desenrolar do jogo. Gostaria de iniciar derrubando alguns mitos sobre o assunto.

Mitos da criação de jogos

- Jogos só devem ser programados em linguagens de baixo nível como C ou C++.

Apesar de sempre ouvirmos esse comentário, ele não é verdadeiro. O Delphi oferece excelente suporte para criação de aplicações multimídia. Caso seja realmente necessário descer o nível, podemos programar em assembly dentro do Delphi, através da palavra reservada asm (que é um nível bem mais baixo do que C ou C++). Também temos componentes para acesso a ambiente 3D utilizando as tecnologias DirectX e OpenGL;

- Programar jogos requer uma equipe de muitas pessoas e muito trabalho de programação.

Você seria capaz de programar sozinho um sistema inteiro de ERP sem nenhuma base de conhecimento ou templates? Da mesma forma você não será capaz de programar sozinho um DOOM 3. Sendo assim, comece aprendendo o básico e solucionando os problemas do mundo 2D. Sugiro acompanhar a evolução dos consoles, Atari / Master / Mega / Super Nintendo e assim por diante. Depois de programar dois ou três jogos você já possuirá uma boa base de templates e soluções para os problemas mais comuns e poderá encarar projetos mais complexos, como um Mortal Kombat ou Castlevânia. Lembre-se: não dê um passo maior que a perna!

- Não há mercado para meus jogos no Brasil, além do mais a pirataria acabaria com as minhas chances de obter algum tipo de lucro.

Seja empreendedor e você encontrará seu mercado. Crie jogos rápidos para divertimento das pessoas, faça com que se identifiquem com seus jogos. Veja um exemplo: StreetChaves, que conquistou muitos fãs, o jogo não é lá essas coisas comparado com outros títulos de luta, mas só o fato de “brincar” com os personagens do Chaves já garantiu muitas horas de diversão! Tente fazer jogos promocionais para serem distribuídos em revistas, sites especializados e eventos. Encare o fato, programando jogos você praticamente não terá concorrente no mercado.

- Atualmente meu jogo precisará ser feito em um ambiente 3D utilizando DirectX ou OpenGL, o que torna o trabalho muito mais difícil.

Errado novamente. O sucesso do desenho South Park deve-se a sua animação? Deve-se à arte final dos desenhistas? Claro que não, explore a comédia, o horror, choque as pessoas, torne seus jogos interessantes em algum aspecto e acredite, ele fará sucesso de alguma maneira. Além do mais, você conhece a definição do objeto TCanvas da VCL do Delphi? “TCanvas é um espaço abstrato para desenho”, sendo assim, vamos utilizá-lo da melhor forma possível.

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