Gerenciando com o CMMI 2 - Revista Engenharia de Software Magazine 47

Nesse artigo, iniciaremos uma série de análises sobre o modelo de maturidade CMMI, começando pelo nível 2 e sua capacidade de tornar os processos gerenciados.

Do que se trata o artigo:

Nesse artigo, iniciaremos uma série de análises sobre o modelo de maturidade CMMI, começando pelo nível 2 e sua capacidade de tornar os processos gerenciados. Neste nível, analisaremos suas áreas de processo e resultados esperados, buscando um paralelo com a realidade praticada pelas empresas de software.

Em que situação o tema útil:

Esse artigo é útil para todos aqueles interessados em conhecer o modelo CMMI, iniciando pelo nível 2. Nele, mostramos em detalhes os ganhos obtidos com o atendimento ao que é proposto por cada uma das áreas de processo desse nível. O paralelo estabelecido com as práticas realizadas pelas empresas de software permitirá aos leitores compreender as vantagens do CMMI.

Resumo DevMan:

Esse artigo inicia uma série de análises sobre o modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration), começando pelo seu nível 2 de maturidade. Neste nível, o principal ganho obtido é a capacidade de implantar processos gerenciados nas organizações. Esse será o principal aspecto apresentado, fazendo-se um paralelo com as organizações que ainda não adotaram modelos de maturidade de software como o CMMI.

Muitos artigos já foram escritos sobre CMMI. Dentre eles, vários com um enfoque em apresentar e descrever este consagrado modelo de maturidade de software. Neste artigo, também apresentaremos o CMMI, porém o nosso enfoque será no nível 2, direcionado para o que realizamos diariamente nas organizações que desenvolvem software. Este enfoque busca responder às seguintes perguntas: como o nível 2 do CMMI pode auxiliar as organizações? Quais são as vantagens competitivas deste modelo?

Para isso, primeiramente iremos conhecer o modelo CMMI e, em seguida, analisarmos os processos do nível 2 de maturidade. Ao longo desta análise, faremos um paralelo com a realidade das organizações, observando as vantagens trazidas pelo modelo. Ao final, apresentaremos uma conclusão sobre o artigo.

O modelo CMMI

CMMI, sigla para Capability Maturity Model Integration, é uma coleção de modelos que contêm melhores práticas que auxiliam as organizações a aprimorarem os seus processos. Eles são desenvolvidos por membros da indústria, governo e pelo Software Engineering Institute (SEI), instituição sediada nos Estados Unidos. Dentre estes modelos, o CMMI for Development (CMMI-DEV) fornece um conjunto abrangente e integrado de diretrizes para o desenvolvimento de produtos e serviços. Ele aborda práticas que cobrem o ciclo de vida do produto, desde a sua concepção até a entrega para o cliente. Atualmente, o CMMI-DEV está em sua versão 1.3, lançada em 2010. Neste artigo, utilizaremos a sigla CMMI para referenciar o CMMI-DEV, nosso foco de interesse.

O CMMI trata da melhoria dos processos em uma organização. Ele contém os elementos essenciais de processos efetivos para uma ou mais disciplinas e descreve um caminho evolutivo de processos imaturos para processos disciplinados, maduros e com maior qualidade e eficácia. É fruto de um longo trabalho do SEI, que teve seus primeiros resultados por volta de 1988, há mais de vinte anos. Portanto, o CMMI é um modelo consolidado mundialmente, fruto de um extenso trabalho de pesquisa de boas práticas de engenharia de software, serviços e aquisições.

O CMMI utiliza o conceito de níveis para descrever um caminho evolutivo recomendado para uma organização que quer melhorar os processos que utiliza para desenvolver produtos ou serviços. Este caminho evolutivo é apresentado de duas formas: pela representação contínua e pela representação por níveis de maturidade. Na representação contínua, o foco são os “níveis de capacidade”; na representação por níveis, são os “níveis de maturidade”. Neste artigo iremos utilizar como base a representação por níveis de maturidade.

Os níveis do CMMI ganham uma denominação numérica e vão do 1 ao 5. Cada nível recebe também uma designação que informa a sua principal característica, conforme ilustrado pela Figura 1.

"

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados