Google Plus: Adicione um plus no seu aplicativo

Veja neste artigo como aproveitar o Google Plus para tornar sua aplicação mais interessante para seus usuários

Fique por dentro
O Google+ foi lançado em 2011 e vem ganhando cada vez mais espaço no competitivo mercado de redes sociais. Sua base de usuários não para de crescer e constantemente novas funcionalidades são adicionadas, tornando-o ainda mais interessante. Adicionalmente, o Google tem integrado seus demais produtos ao G+, evitando duplicar funcionalidades.

Com base nisso, abordaremos neste artigo o Google+, uma grande opção para tornar seu aplicativo mais interessante para seus usuários. Isto pode ser alcançado através das funcionalidades providas através de sua API, como: autenticação de usuários via OAuth, obtenção de informações pessoais, busca por atividades publicadas e busca por usuários.

O dia 28 de junho de 2011 foi marcado pelo lançamento de mais uma rede social. Entretanto, não era uma rede social qualquer, pois o seu criador era o Google, a gigante da Internet. Seu lançamento foi cercado por muitas expectativas, uma vez que já tínhamos o Facebook e o Twitter, que dominavam este mercado, deixando pouco espaço para novos concorrentes. Neste cenário, a principal dúvida no mundo era: será que o Google será capaz de desbancá-los?

Embora esta pergunta ainda esteja ecoando pelos quatro cantos do mundo, o objetivo deste artigo não está em discutir o mérito se o Google+ desbancou ou é melhor do que esta ou aquela rede social. O fato é que o G+ chegou para ficar e você pode se beneficiar dos serviços prestados por ele para incrementar seu aplicativo, trazendo mais visibilidade e interesse para ele.

Ao integrar seu aplicativo ao G+, você poderá se beneficiar de um mecanismo de autenticação que dispensa seu aplicativo de requisitar ao usuário um login e senha.

Também poderá obter diversas informações particulares sobre esta pessoa, como nome completo e e-mail, evitando ter que forçar seu usuário a informa-las em seu próprio cadastro.

Adicionalmente, será possível interagir com esta pessoa, examinando suas publicações, assim como também realizar pesquisas nas bases de usuários do G+.

Embora estes serviços também sejam providos por quase todas as demais redes sociais, devemos levar em consideração a imensa base de usuários que o G+ possui, pois praticamente todos os usuários do Gmail, ou dos demais produtos do Google, ganham automaticamente um perfil no G+.

Dissecando o G+

Antes de começarmos a analisar trechos de código, é necessário esclarecer alguns poucos aspectos sobre como o G+ funciona internamente, assim como precisamos entender algumas das terminologias usadas por ele para descrever suas partes constituintes. Para isto, discutiremos, nesta seção, alguns dos seus principais componentes: atividades, círculos, perfis e momentos.

Figura 1. Exemplo de uma Atividade.

Começamos analisando a atividade (Figura 1) que é, provavelmente, o principal componente desta rede social, pois consiste basicamente de uma mensagem que alguém publica no G+. Em outras redes sociais, encontraremos este mesmo conceito com outros nomes como, por exemplo, no Twitter, onde veremos o nome tweet para descrever a mesma ideia.

O próximo componente a ser analisado é o círculo, que se trata tão somente de um grupo, um local onde agrupamos pessoas conhecidas. É possível ter quantos círculos forem necessários, por exemplo, é possível ter um círculo para agrupar somente as pessoas conhecidas do trabalho ou um círculo somente com pessoas conhecidas da faculdade.

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados