Hello web services! Um tutorial com o JWSDP
Saiba como é a criação de um web service usando o Ant e o Java Web Services Developer Pack.
Hello web services!
Um tutorial com o JWSDP
Criação de um web service usando o Ant e o Java Web Services Developer Pack
Sem dúvida, os web services têm sido ultimamente o centro de atenções no mercado de tecnologia. Já na primeira edição da Java Magazine, observamos vários depoimentos sobre esta nova técnica para a distribuição de serviços:
"Java e XML são duas tecnologias que caminham de mãos dadas desde o surgimento do XML e, portanto, o suporte a web services em Java foi algo bastante rápido"...
Bruno Souza
"O grande foco da próxima versão do J2EE são os web services" .
Júlio César Lins
"Hoje todo mundo só quer saber de web services, e não vamos fugir à regra" .
Osvaldo Doederlein
Na primeira edição apresentei conceitos gerais desta tecnologia.. Neste, tratamos alguns dos conceitos em mais detalhes e criamos um web service e um cliente simples, usando o kit de desenvolvimento de web services da Sun.
JWSDP
Basicamente, qualquer serviço distribuído existente pode ser transformado em um web service. Podemos encarar os web services como uma "casca" a ser colocada em aplicações prontas para que façam as mesmas coisas que faziam antes, só que agora usando alguns padrões de mercado como XML e HTTP.
Fica claro então a razão de os livros sobre web services trazerem como tema principal as APIs para manipulação de documentos XML. Elas formam a essência da criação de web services. No entanto, apenas estas APIs não são suficientes para a construção destes serviços. São necessárias também outras ferramentas para atender às demandas de todo o ciclo de desenvolvimento.
Foi nesse contexto que a Sun, a fim de facilitar a vida dos desenvolvedores de web services, agrupou todos os recursos necessários em um único produto e o chamou de Java Web Services Developer Pack, ou simplesmente JWSDP. Atualmente o JWSDP encontra-se na versão 1.0_01 e inclui APIs para manipulação de XML, o Tomcat (container web) e o Ant (ferramenta de automação de builds).
As APIs de Java para XML são certamente o núcleo do JWSDP. Podem ser categorizadas em dois grupos: as voltadas para o processamento de documentos XML (JAXP) e as destinadas à chamada remota de procedimentos (JAXM, JAXR e JAX-RPC):
JAXP - Java API for XML Processing. Para a manipulação de XML, estas APIs são a base de todo o JWSDP. Veja mais detalhes sobre JAXP no artigo “Processando XML em Java” de Rogério Liesenfeld (Edição 2).
JAX-RPC - Java API for XML-based RPC. Para a invocação de serviços distribuídos, com propósito semelhante ao RMI e ao CORBA, a JAX-RPC traz como novidade o XML como padrão para a invocação de métodos e procedimentos remotos.
JAXM - Java API for XML Messaging. Utilizada para a troca de mensagens XML.
JAXR - Java API for XML Registries. Com JAXR é possível realizar o registro e a descoberta de serviços em “páginas amarelas” virtuais, com consultas pelo tipo do serviço ou segmento de mercado da empresa que o disponibiliza, por exemplo.
Instalação e configuração
Apresentadas as principais APIs do JWSDP, podemos começar a preparação do ambiente. O download do JWSDP pode ser feito em:
java.sun.com/webservices/downloads/webservicespack.html
A instalação é muito simples (basta clicar em "Avançar", na maioria das vezes). Será necessário responder a algumas questões, dentre elas (possivelmente) configurações de proxy, nome de usuário e senha (não utilizados neste tutorial) e – se você tiver mais de um JDK instalado – escolha da versão a ser utilizada. Alguns passos da instalação são mostrados na Figura 1.
Será também necessário configurar algumas variáveis de ambiente com as informações específicas da sua instalação:
JAVA_HOME = <LOCAL de instalação do JDK>
JWSDP_HOME = <LOCAL de instalação do JWSDP>
Coloque também o diretório das ferramentas do JWSDP (\jwsdp\bin) no PATH do sistema. Isso conclui a instalação.
Testes iniciais
Para testar se a instalação foi realizada corretamente, inicie o Tomcat (de agora em diante, será usado c:\jwsdp ou /jwsdp para indicar o diretório de instalação do JWSDP):
"
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo