Instalando aplicações no IBM WebSphere
Veja neste artigo como instalar aplicações no IBM WebSphere 7.0. Conheça os passos de instalação e saiba o que deve ou não fazer nesse processo. Entenda como salvar a instalação e revê-la em caso de falha.
Muito já foi falado, explanado acerca das tecnologias e soluções IBM. Uma empresa grande e antiga no ramo de hardware, também domina grandes vertentes do universo de fornecimento de softwares em soluções e em desenvolvimento. O seu servidor web JEE, o WebSphere, é amplamente utilizado por desenvolvedores de todo o mundo e a cada nova versão é possível observar as melhorias lançadas pela empresa para com o mesmo.
Os aplicativos JEE, estejam eles usando os recursos mais complexos do JEE como EJB, injeção de dependências, web services, ou não, precisam fazer uso dos recursos que o servidor JEE disponibiliza.
O processo de instalação e setagem da configuração em um servidor Java EE, seja ele completo como o WebSphere, JBoss, etc ou mais simples e reduzido como o Apache Tomcat, é demasiado simples. Entretanto, várias variáveis estão envolvidas nesse processo e acabam, por muitas vezes, enganando o desenvolvedor ou até mesmo aqueles que já guardam anos de experiência na ferramenta, como um gestor de configuração ou até mesmo arquitetos de software.
Neste artigo serão mostrados passos mais detalhados e explicados acerca desse processo aparentemente simples e fácil.
Nota: O artigo considera que você já tenha preparado em seu computador o ambiente de execução. Aqui serão usadas as ferramentas RSA (Rational Software Architect for WebSphere Software na sua versão 7.5.5.5 e o servidor web IBM WebSphere na versão 7.0, mas os passos podem ser seguidos facilmente para outras versões de ambas ferramentas.
Instalando um aplicativo novo no IBM WebSphere
Considere que neste passo você deverá considerar em que tipo de situação está instalando teu servidor. Existem duas formas principais. A primeira é quando se está trabalhando em um projeto de software e adiciona-se o próprio projeto ao servidor em modo IDE, ou seja, via IDE. Isso permite que o programador abstraia o passo a passo exigido pelo segundo processo de instalação, que consiste em acessar a tela de administração do servidor e realizar os procedimentos requeridos de instalação.
Para instalar um novo aplicativo pelo passo 2 (considera-se que será ignorado o passo 1 pela familiaridade com os demais servidores e IDEs) acesse o menu de administração clicando com o botão direito do mouse e selecionando “Administration > Run Administrative Console”, de tal forma a tela de administração será aberta. Nas opções exibidas selecione a opção de menu lateral “Aplicativos > Tipos de Aplicativos > Aplicativos Corporativos WebSphere”, tal como na Figura 1.
Figura 1 - Tela de aplicativos WebSphere instalados
Nessa primeira tela é possível observar as aplicações instaladas no servidor. Observe que algumas aplicações já vêm instaladas por padrão e representam objetos de gerenciamento interno do WebSphere, desde testes até aplicações de medição de carga e memória. Você pode removê-los sem nenhum problema.
Note também que na barra de opções acima você pode encontrar diversas ações possíveis de executar para com os mesmos aplicativos. Instalar, remover, atualizar uma instalação e até exportação de DDLs estão entre as opções listadas.
Obs.: Para fazer o processo de instalação você também deverá ter em mãos o arquivo .war ou .ear representando os arquivos compactados de execução do projeto web ou corporativo.
Clique em “Instalar”. A tela exibida na Figura 2 aparecerá solicitando o caminho do arquivo war/ear para instalação. Selecione o mesmo e clique em “Avançar”.
Figura 2 - Tela de solicitação do arquivo de instalação Java
Aguarde um pouco até que o upload do arquivo seja efetuado (isso pode levar alguns minutos, dependendo das configurações de memória que a sua máquina tenha). Na próxima tela você será solicitado a informar se deseja fazer uma instalação:
- Atalho - Avisa somente quando informações adicionais forem necessárias.
- Detalhado - Mostra todas as opções e os parâmetros de instalação.
Deixe a opção “Atalho” marcada, por default, e clique em “Avançar” novamente.
Na tela que surgir você verá uma sequência de três passos para finalizar o processo, podendo selecionar opções como informar o diretório de instalação do aplicativo, se deseja usar configuração binária para tal, se o seu projeto faz uso de Enterprise Beans, dentre outras. Na segunda etapa, será feito o mapeamento de módulos para os servidores especificando o uso de cluster e seus respectivos nós de atuação para a mesma aplicação, isto é, se a mesma irá atuar remotamente e de que forma esse procedimento será feito. Finalmente você será levado, na terceira etapa, à conclusão do processo verificando o resumo de tudo que foi feito anteriormente e selecionando a opção “Concluir”.
Clique na opção e aguarde até que o servidor carregue todos os módulos e finaliza a instalação. Após isso, será solicitado o clique na opção de “Salvar” para efetuar o salvamento de todas as informações.
Nota: O WebSphere usa extensivamente esse recurso de solicitar salvamento. A outra opção se refere à (re)verificação dos dados para validar se tudo está ok.
Após isso, sua aplicação estará pronta e instalada.
Dependendo de como o processo aconteça, pode ser que a mesma não seja iniciada, estado esse necessário para que a mesma possa ser utilizada pelos usuários. Se isso não acontecer automaticamente, selecione a aplicação desejada e clique em “Iniciar”. Isso forçará a mesma a entrar em estado de “Start”. Se após isso a aplicação não iniciar, então provavelmente algo de errado aconteceu à mesma e ao seu processo de instalação e o respectivo erro será exibido com um link para análise da stack trace referente ao mesmo.
Concluindo
Instalar aplicações no IBM WebSphere não é tão parecido em relação ao mesmo processo tomado para com outros servidores JEE. Existem inúmeras opções disponíveis e cada uma delas acrescenta algo a mais à aplicação e ao escopo de execução da mesma. Cabe a você como profissional que irá lidar com essa ferramenta procurar entendê-la melhor e, com o tempo e a experiência, entender os macetes de lidar com a mesma.
Leia mais sobre o IBM WebSphere 7.0
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Vídeo