Introdução ao desenvolvimento de CSS orientado a objetos

Este artigo traz uma série de conceitos já conhecidos do mundo OO, porém voltados às folhas de estilo, além de fazer uma breve introdução ao uso do OOCSS em conjunto com o Sass.

Fique por dentro
Este artigo é útil por explorar os principais conceitos na prática acerca do desenvolvimento de código CSS orientado a objetos.

Trata-se de um paradigma novo proposto pela engenheira de software Nicole Sullivan como forma de organizar o estilo de nossas páginas com base nos tópicos da metodologia da orientação a objetos: com atributos e métodos, herança, polimorfismo, encapsulamento, etc. Veja como fazer uso de todos estes conceitos através da criação de um modelo de site de blog, além de entender como a estrutura HTML deve conversar diretamente com o seu CSS.

Alguns desenvolvedores web já devem ter se perguntado como pode uma linguagem de programação estática que é realmente mais voltada à marcação do estilo dos elementos nas páginas fazer uso de objetos e suas peculiaridades? Neste artigo, vamos conhecer a ideia do CSS orientado a objetos e ver como ele funciona.

CSS orientado a objetos, ou OOCSS, em sua essência é simplesmente escrever estilo de forma mais limpa. Não é uma linguagem diferente e totalmente nova: continuamos a usar o mesmo velho CSS que todos já conhecemos.

É apenas uma “mudança de paradigma”. O que acontece na prática é que, ao usar um CSS orientado a objetos, temos padrões um pouco mais simples e melhores práticas implementadas.

Então por que chamá-lo de orientado a objetos? A programação orientada a objetos (OOP) é um paradigma que usa "objetos" - estruturas de dados que consistem em campos de dados (os datafields) e métodos - e suas interações para projetar aplicações e programas de computador.

Se tivéssemos que dar uma definição final resumida do que é o OOCSS de fato, poderíamos dizer algo como: CSS orientado a objetos é um paradigma de codificação que usa estilos em “objetos” ou “módulos” – pedaços aninháveis de HTML que definem uma seção de uma página da web –robustos e reutilizáveis.

Isso basicamente significa que teremos um objeto padrão (uma estrutura HTML), bem como classes CSS que aplicaremos ao mesmo e que definem o design e o fluxo de como a página será visualizada pelo usuário final. Confuso? Vamos dar uma olhada na teoria disso tudo.

Teoria do OOCSS

Nicole Sullivan, engenheira de software da empresa Pivotal Software Inc., foi a pioneira dessa ideia. Ela basicamente definiu que a base do paradigma se sustenta na separação da estrutura do skin (design base), o que significa que o seu estilo de layout e seu estilo de design devem estar sempre separados.

Uma maneira muito prática de fazer isso é usar um sistema de grids; há várias opções disponíveis através de frameworks que já implementam esse tipo de estrutura por padrão (como Bootstrap, Google MDL, etc.), mas você pode criar o seu próprio se desejar.

Se você não estiver usando um sistema de grids, provavelmente terá apenas de definir a estrutura do objeto principal da sua página; e isso é o que faremos logo mais na parte prática.

Separar o container (recipiente principal) a partir do conteúdo significa que qualquer objeto (o recipiente) deve ser capaz de adaptar-se para aceitar qualquer tipo de conteúdo que seja; por exemplo, não deve ser necessário ter um título de cabeçalho (h1-h6) no topo da página, seguido por uma lista não ordenada para que a aparência do site esteja elegante. Portanto, esse mecanismo permite flexibilidade e capacidade de reutilização, o que é fundamental.

Há algumas boas razões pelas quais devemos escrever CSS de forma orientada a objetos. Um dos maiores benefícios é que o CSS será mais reutilizável.

Mas sua folha de estilos também deve tornar-se muito menor. O OOCSS deve tornar-se, sobretudo, muito mais fácil a manutenção e alteração do design de um site. Além disso, um dos grandes benefícios da orientação a objetos é a possibilidade de mudar partes do seu site, sem que isso implique no não funcionamento de outras.

Como praticar CSS orientado a objetos?

O primeiro passo é realmente se preparar para o CSS: você deve terminar o seu objeto HTML. Geralmente, o objeto terá um cabeçalho, um corpo e um rodapé, embora cabeçalho e rodapé sejam opcionais. Veja na Listagem 1 um exemplo de objeto básico que representa muito bem isto.

Listagem 1. Exemplo de template simples para páginas web. <div class="object"> <div class="head"></div> <div class="body"></div> <div class="foot"></div> </div>

Antes que você presuma que esse tipo de layout está um pouco ultrapassado, em vista da quantidade de novas tags da HTML5 que temos para estruturar tais seções, analise o código da Listagem 2 que pode perfeitamente substituir o anterior.

Listagem 2. Exemplo de template simples para páginas web. <article> <header></header> <section></section> <footer></footer> </article>

Por meio da HTML5, temos agora um objeto com significado semântico. Na verdade, este é o objeto que iremos usar para o nosso exemplo. Se vamos escrever algum CSS, vamos precisar de algo para o estilo preparado sob um modelo básico: uma página inicial de um blog e uma única página de post. Para isso, usaremos alguns elementos de estilo da HTML5 e do CSS3.

Com o objetivo de tornar o aprendizado mais fácil e rápido, vamos adaptar alguns dos conceitos do OOCSS na prática, definindo inicialmente a estrutura HTML do nosso blog e entendendo os seus respectivos componentes internos.

Para isso, precisaremos de uma estrutura de diretórios e arquivos iniciais que lidará com recursos como HTML, CSS e imagens. Portanto, em um diretório de sua preferência, crie a estrutura demonstrada na Listagem 3.

Veja que temos dois diretórios, além do raiz /oocss, que conterão os arquivos CSS e as imagens. Estas últimas você pode encontrar no arquivo de download deste artigo.

Listagem 3. Estrutura de diretórios e arquivos do projeto. oocss | index.html | post.html | +---css | style.css | texto.css | \---img bullet.png

Criando projeto de exemplo

Para iniciar nossa implementação, abra o arquivo index.html criado e insira o conteúdo da Listagem 4 no mesmo.

Vamos entender aos poucos o seu código, mas desde já é importante que o leitor compreenda como deve ser montado o esqueleto principal de todas as páginas que serão construídas sob o mesmo design e, consequentemente, farão usufruto dos benefícios do OOCSS."

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados