Introdução ao framewok CSS 960 Grid

Veja neste artigo uma introdução ao framework CSS 960 Grid, conjunto de estilos (CSS) que facilitam o desenvolvimento de páginas web, organizando seu layout na forma de grid.

O que é 960 Grid?

960 Grid é um Framework CSS usado para agilizar o trabalho dos desenvolvedores para web, organizando a página como uma grid usando dimensões com base em uma largura de 960px. Existem três opções de divisão para essa grid “Grade”, que são 12, 16 e 24 colunas.

O 960 Grid busca resolver problemas relacionados à organização do layout, o que para os programadores front-end geralmente é um desafio. Esse framework facilita a organização dos elementos na tela, de forma compatível com todos os navegadores modernos.

Características da divisão colunas

Porque devemos usar?

Porque com o sistema de grid CSS, ficamos livres para personalizarmos o conteúdo de acordo com nossas necessidades. Podemos achar o sistema de grid um pouco restrito, mas, no entanto, usando o mais básico desse sistema podemos ter a garantia que o conteúdo do nosso site funcionará bem com os outros modelos encontrados na web.

Como usar

O 960 grid funciona por meio de classes especiais, que atribuirmos às divs ou a qualquer outro elemento, mas é mais comum serem utilizadas em divs. Quando criarmos uma div, o tamanho total de todos os elementos terá que ser o tamanho total da Grid. Os tamanhos da grid são:

  1. 60px
  2. 140px
  3. 220px
  4. 300px
  5. 380px
  6. 460px
  7. 540px
  8. 620px
  9. 700px
  10. 780px
  11. 860px
  12. 940px

Cada tamanho se refere a uma classe representada como grid_x, onde X é um número da lista acima, ou seja, o número de colunas que deseja usar.

Mas como o 960 Grid sabe qual a largura do suposto grid_x ? É porque cada grid_x é uma parte de um container_Y , onde Y é o número de colunas total do nosso grid, ou seja, 12, 16 ou 24 colunas. Agora vamos criar duas grids dentro de um container de 12 colunas para facilitar o entendimento dessas classes.

Listagem 1: exemplo criando container e grids

<div class=”container_12”> <!—Determinamos o tamanho do container --> <div class=”grid_12”> <p> 940px </p></div> <!—Grid ocupando todas as 12 colunas do container --> <div class=”clear”></div> <div class=”grid_6”> <p> 460px </p></div> <!—Grid ocupando 6 colunas. --> <div class=”grid_6”> <p> 460px </p></div><!—Grid ocupando 6 colunas. --> </div> < !—Termino do Container -->

Ao criarmos uma linha na grid, temos que verificar se todos os números de grid_x não ultrapassam o tamanho máximo do container_y. Isso assegura que o tamanho correto seja mantido. Duas divs com a classe grid_6 somam 12 colunas, mas você não está limitado a isso, você pode fazer assim, por exemplo: 6, 4, e 2, apenas tomando cuidado para não ultrapassar o tamanho máximo do seu container.

Algumas classes

Clear/ClearFix: Usar uma div com essa classe serve para reorganizar os elementos e fazer com que eles voltem a funcionar do seu modo normal. Isso é necessário porque às vezes mesmo fazendo tudo correto, alguns elementos podem não se comportar corretamente.

Prefix_xx: Essa classe serve para caso queiramos descartar a primeira coluna à frente de uma grid_xx, mas mantendo seu tamanho atual.

Por exemplo, podemos ter uma grid que ocupa 6 colunas e queremos que a primeira coluna fique em branco, mas não queremos que nossa grid_xx perca seu tamanho. Usamos a classe prefix_xx junto com a grid_xx da seguinte maneira:

Listagem 2: Exemplo de uso da classe Prefix_xx

<div class=” grid_5 prefix_1></div>

Suffix: Suffix é semelhante a Prefix, só que fazendo sua função ao inverso. Supondo que queiramos descartar uma coluna do final de uma grid_xx, mas manter seu tamanho original. Por exemplo, se essa grid_xx tiver 6 colunas, faríamos o seguinte.

Listagem 3: Exemplo de uso da classe Suffix

<div class=”grid_6 suffix_1”></div>

Podemos também estar utilizando as duas classes Prefix e Suffix juntas para estarmos descartando uma coluna à frente e outra atrás, procedendo da seguinte maneira:

Listagem 4: Exemplo de uso das classes Prefix e Suffix juntas

<div class=”grid_5 prefix_1 suffix_1</div>

Utilizando 960 Grid na prática

Vamos partir para a parte prática, para isso vamos acessar o site www.960.gs e clicar no botão “(Big ol` DOWNLOAD Button:)”. Assim vamos baixar o pacote do 960 Grid.


Figura 1: Download do pacote 960 Grid

Após o download ser concluído, descompacte o arquivo e a seguinte pasta aparecerá: ”nathansmith-960-Grid-System-6867f1c”. Abra essa pasta e veja que dentro dela existem subpastas. Vamos ver apenas as três pastas que vão ser mais úteis nesse momento para nosso artigo.

No nosso exemplo vamos criar um container de 12 colunas com várias divs mostrando seu posicionamento e tamanhos diferentes.

Na primeira parte do código vamos ligar os arquivos necessários para o 960 Grid funcionar.

Listagem 5: Ligando folhas de estilo do 960 Grid

<html> <head> <title>960 Grid System — Demo</title> <link rel="stylesheet" href="code/css/960.css"/> <link rel="stylesheet" href="code/css/reset.css"/> <link rel="stylesheet" href="code/css/text.css"/> <link rel="stylesheet" href="code/css/demo.css"/> <!-- Utilizada apenas como demonstração --> </head>

Agora que já compreendemos a utilidade de cada uma dessas folhas de estilos, vamos prosseguir com nosso código.

Agora as divs serão criadas usando as classes para determinar sua largura.

Listagem 6: Criando as divs

<div class="container_12">< !—Inicio do Container --> <h2> Modelo de 960 Grid 12 colunas </h2> <div class="grid_12"> <p> 940px </p> </div> <!— Grid_12 coluinas fim. --> <div class="clear"></div> <div class="grid_1"> <p> 60 </p> </div> <!—Gird_1 coluna.--> <div class="grid_11"> <p> 860 </p> </div> <!—Grid_11 colunas fim--> <div class="clear"></div> <div class="grid_2"> <p> 140 </p> </div> <!—Grid_2 colunas fim --> <div class="grid_10"> <p> 780 </p> </div> <!—Grid_10 colunas fim --> <div class="clear"></div> <div class="grid_3"> <p> 220 </p> </div> <!— Grid_3 colunas fim. --> <div class="grid_9"> <p> 700 </p> </div> <!— Grid_9 colunas fim. --> <div class="clear"></div> <div class="grid_4"> <p> 300 </p> </div> <!—Grid que ocupa 4 colunas fim . --> <div class="grid_8"> <p> 620 </p> </div> <!-- grid_8 colunas fim --> <div class="clear"></div> <div class="grid_5"> <p> 380 </p> </div> <!-- grid_5 colunas fim --> <div class="grid_7"> <p> 540 </p> </div> <!-- grid_7 colunas fim --> <div class="clear"></div> <div class="grid_6"> <p> 460 </p> </div> <!-- grid_6 colunas fim --> <div class="grid_6"> <p> 460 </p> </div> <!-- grid_6 colunas fim. --> </div> <!—Final do Container --> </body> </html>

E como resultado obtemos o seguinte:


Figura 2: Resultado do exemplo do 960 Grid com 12 colunas

Sabemos que mesmo com todas as possibilidades e flexibilidades fornecidas pelo 960 grid, ainda estamos sempre sendo colocados sobre limites e restrições. Mas ao experimentar o 960 Grid, vemos que existem inúmeras maneiras de contornar problemas com o layout que nos forçam a repensar nosso projetos.

Assim terminamos mais um artigo, espero que o tema tenha sido de agrado de todos os leitores. Seria interessante se deixassem um comentário abaixo, falando a sua opinião sobre os sistemas de grids, o que você gosta, o que você não gosta nesses tipos de sistema. Sua opinião é muito importante.

Desde já obrigado e um abraço a todos.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados