Java e XML se entendem - Artigo easy Java Magazine 5

Neste artigo veremos algumas ferramentas ligadas ao desenvolvimento de soluções Java com XML, onde serão apresentados exemplos e as características da API nativa JAXP, da API JDOM e da biblioteca XStream.

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Fique por dentro
De que se trata o artigo:

Neste artigo veremos algumas ferramentas ligadas ao desenvolvimento de soluções Java com XML, onde serão apresentados exemplos e as características da API nativa JAXP, da API JDOM e da biblioteca XStream.

Para que serve:

As ferramentas ajudam a realizar operações de leitura e escrita em arquivos XML, manipulando as informações do XML de diferentes formas usando a plataforma Java.

Em que situação o tema útil:

Os arquivos XML são usados para descrever diversos tipos de dados organizando-os de forma estruturada. Muito útil para guardar informações, configurações de sistemas e bastante utilizado como meio de comunicação entre sistemas. As ferramentas apresentadas nesse artigo ajudarão você a desenvolver soluções em Java que trabalham com arquivos XML.

Resumo DevMan:

Atualmente, dificilmente conseguimos desenvolver aplicações que se comunicam com outras sem utilizar XML. Para facilitar o trabalho com arquivos neste formato, encontramos no Java diversas ferramentas, como a API JAXP, JDOM e a biblioteca XStream. Além do uso para comunicação, o XML é empregado para possibilitar muitas outras funcionalidades. Por tudo isso, neste artigo, estudaremos as principais ferramentas que o Java nos oferece para manipular XML.

Hoje em dia é bastante comum encontrar aplicações utilizando arquivos XML para auxiliar na configuração, mapeamento de dados, comunicação entre sistemas de diferentes plataformas, entre outras abordagens que o XML possibilita.

A linguagem XML (eXtensible Markup Language) quando surgiu, tinha como propósito padronizar a descrição de diversos tipos de dados, facilitando o compartilhamento de informações na internet. Atualmente os arquivos XML possuem um grande potencial para prover interoperabilidade entre sistemas, estabelecendo um meio de comunicação uniforme entre ambientes diferentes.

A plataforma Java possui diversas formas de trabalhar com XML, algumas nativas da API e outras que são encontradas em outras ferramentas e bibliotecas. Essas ferramentas buscam facilitar e flexibilizar o uso de XML com Java, como JAXB (Java Architecture for XML Binding), JAXP (Java API for XML Processing), JDOM e XStream.

Neste artigo será utilizada a API nativa JAXP, a API JDOM e a biblioteca XStream com o objetivo de apresentar como trabalhar com XML usando a plataforma Java, abordando desde a manipulação de XML com recursos nativos da plataforma, até a adoção de outras ferramentas que simplificam a manipulação de arquivos XML em sistemas construídos em Java.

Manipulando XML nativamente

A plataforma Java possui suporte nativo para trabalhar com XML desde a versão 5.0, quando utilizava a API JAXP 1.3. Atualmente, com o Java SE 6.0, o JAXP se encontra na versão 1.4. Será com esta API que iniciaremos nossos estudos sobre Java e XML.

O JAXP é baseado na utilização de parsings (tradutores), entre eles, estão a API SAX e o modelo DOM, que são tecnologias desenvolvidas para trabalhar com documentos.

O DOM (Document Object Model) é um modelo criado para interagir com documentos no padrão HTML, XHTML e XML, onde é possível acessar e alterar o conteúdo desses documentos. O DOM possibilita trabalhar em qualquer parte do documento sem precisar ler sequencialmente até o ponto desejado.

Para exemplificar melhor o funcionamento do DOM, imagine uma pessoa respondendo a uma prova. Algumas pessoas respondem uma pergunta após a outra, do início ao fim, de forma sequencial. Mas para algumas é mais interessante responder as mais fáceis primeiro, e para isso, elas pulam as mais difíceis e depois voltam, até finalizarem a prova. O DOM funciona como as pessoas que respondem a prova de forma não sequencial, diferente do SAX.

O SAX (Simple API for XML) é um parser que realiza a leitura de documentos XML de forma sequencial, uma alternativa muito popular ao DOM. Ele faz o "

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados