Java na TV Digital Brasileira - Artigo Java Magazine 72

Conversamos com Carlos Fini, gerente de operações da Rede Globo e Aguinaldo Boquimpani, diretor da TQTVD, que mostrou uma aplicação interativa real

De que se trata o artigo:
Uma rápida cobertura de um dos mais importantes eventos para desenvolvedores sobre TV Digital, Java@TVDigital. Para completar, realizamos duas importantes entrevistas com pessoas que estão escrevendo parte desta história, Carlos Fini, Gerente de Operações da Rede Globo e Aguinaldo Boquimpani, diretor da TQTVD.

Para que serve:
Este artigo é interessante para os desenvolvedores que querem ficar atentos aos importantes passos que estão sendo dados na criação e implantação do padrão brasileiro de TV Digital.

Em que situação o tema é útil:
Este tema é interessante para todos que têm interesse em acompanhar a evolução da história da TV Digital no Brasil.

Java e TV Digital são assuntos interessantes para estudantes e professores no desenvolvimento de TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso), iniciação cientifica e até mesmo pós graduação, bem como para desenvolvedores Java que atuam nas áreas de jogos, publicidade e propaganda, desenvolvimento de redes sociais, e profissionais de vanguarda que têm a oportunidade de trabalhar em núcleos de pesquisa de grandes empresas ou pequenas startups.

O evento Java@TVDigital foi surpreendente, não somente pelos palestrantes nacionais e internacionais que ofereceram um excelente conteúdo e uma primeira demonstração pública de interatividade, com uma aplicação real, em uma TV real sendo transmitida por uma emissora de verdade.

Outro fator que surpreendeu foi a “qualidade” do público, com mais de 400 profissionais especializados em Java, interessados em participar da revolução que a interatividade vai causar na televisão brasileira. Uma platéia heterogênea, que além de muitos estudantes, professores e entusiastas contou também com profissionais que já trabalham com tecnologias do eco-sistema de TV Digital como LWUIT e autoria de Blu-Ray.

Foi realmente uma excelente oportunidade de interagir e conhecer esta comunidade, além dos palestrantes e outros membros do Fórum SBTVD que estavam presentes.

Contamos também com a palestra “JavaDTV – A base para aplicações interativas para TV” de Jens Pätzold, engenheiro da Sun Microsystems, arquiteto no middleware brasileiro de TV Digital. Jens também foi palestrante no JavaOne 2009, onde apresentou a palestra “New Java Digital TV Standard Goes Brazil”.

Outro palestrante internacional bastante técnico foi Tamir Shabat, também da Sun, que está envolvido com as tecnologias Java TV e LWUIT, e apresentou a palestra “Desenvolvimento Interativo de Aplicações para TV”.

Mauricio Leal, um dos mais envolvidos na organização do evento foi o anfitrião, convidando e apresentando os palestrantes, e mediando o último painel sobre “O futuro das aplicações interativas na TV”.

Java na TV Digital Brasileira"

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados